conecte-se conosco



São Mateus

Petrocity apresenta ferrovia para lideranças de Minas Gerais

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Mais de 400 pessoas estão sendo esperadas no seminário que a Petrocity Portos S.A. apresentará nesta terça-feira (16 de abril), em Governador Valadares, para apresentar tanto o projeto do Centro Portuário de São Mateus, a ser construído em Urussuquara, quanto a nova Estrada de Ferro Minas –Espírito Santo, que ligará Sete Lagoas (MG), ao Norte de Belo Horizonte, ao novo porto, o único da região Sudeste dentro da área de incentivos da Sudene. O evento será realizado às 18 horas, no Parque de Exposições da cidade mineira, no portão 14.

Há duas semanas, o presidente da Petrocity Portos, José Roberto Barbosa da Silva, foi a Brasília protocolar, junto ao Ministério da Infraestrutura, o pedido de concessão da nova ferrovia, em traçado a ser definido pela companhia, oferecendo uma nova opção de logística para escoamento da produção da região Central do País, bem como para a interiorização de produtos de importação.

“Pedimos a concessão enquanto aguardamos o Congresso votar a PEC do senador José Serra estabelecendo novo regime no setor ferroviário. Se a PEC passar, empreendedores interessados em construir ferrovias precisarão apenas de uma autorização. Isso significa que a ferrovia autorizada será de propriedade privada e não do Governo. É nisso também que estamos apostando, mas temos que nos antecipar no regime atual e por isso solicitamos a concessão”, disse José Roberto.

A iniciativa de apresentar os dois projetos em Governador Valadares, com o apoio da prefeitura municipal, decorrer do grande interesse que passou a ser demonstrado pelas lideranças mineiras desde que uma representação de cerca de 30 líderes, entre deputados estaduais, federais, prefeitos, vereadores e empresários, participou da solenidade de assinatura de contratos para construção do porto, em janeiro, no Palácio Anchieta – sede do Executivo do Espírito Santo.

Na ocasião, o governador Renato Casagrande (PSB) também assinou um documento de entendimento com a Petrocity e manifestou seu apoio ao projeto, ressaltando sua vantagem competitiva e sua importância para o desenvolvimento não apenas do Norte-Noroeste capixaba, mas também com forte impacto sobre o Sul da Bahia e Leste de Minas Gerais.

“O projeto do Centro Portuário de São Mateus foi desenvolvido dentro de conceitos inteligentes de movimentação, integração e transbordo de cargas, objetivando redução de custos, segurança e dinâmica no transporte de cargas. A Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo será uma ferrovia moderna, com um traçado alternativo que interligará Sete Lagoas a São Mateus. Essa plataforma logística, que unes os dois projetos com unidades de transbordo (UTACs) ao longo do trecho, garantirá a integração dos modais rodoviário e ferroviário de transporte, com o transbordo marítimo, de curto e longo percurso”, disse José Roberto.

O início da construção do porto, segundo o CEO da Petrocity, depende apenas da finalização do processo de licenciamento ambiental, que tramita no Instituto de Meio  Ambiente do Espírito Santo (IEMA). “Esta semana terminamos de entregar todas as informações complementares solicitadas pelo IEMA. Agora, não há mais nenhuma pendência de informação e aguardamos, ansiosos, a licença ambiental para que também seja expedida a licença de instalação”, disse José Roberto.

O assunto Petrocity, de acordo com Barbosa, tem monopolizado a região, como tem sido demonstrado pelos prefeitos e lideranças empresariais não apenas de São Mateus, mas também dos arredores. Na região Noroeste, a expectativa é, não apenas pelo porto, mas também pela ferrovia, para escoamento da produção de granito (o Espírito Santo hoje responde com mais de 50% da produção nacional de rochas ornamentais).

Nesta quinta-feira (11), José Roberto foi o ministrante de uma aula especial para alunos de todos os cursos de Engenharia do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes), vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo e sediado em São Mateus.


(*Série de reportagens produzidas pelo jornalista José Caldas da Costa sobre os impactos dos projetos da Petrocity na economia do Norte e Noroeste do Espírito Santo)

Comentários do Facebook

São Mateus

Bancos ficarão fechados durante o carnaval; reabertura é na quarta-feira de Cinzas

Publicado

em

Contas de consumo e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira, segundo a Febraban.

As agências bancárias ficarão fechadas durante o carnaval, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Não haverá atendimento na segunda (24) nem na terça-feira (25). Quem precisar de atendimento presencial só vai encontrar portas abertas a partir das 12h da quarta-feira de Cinzas.

As exceções serão as agências que normalmente fecham antes das 15h: para garantir um mínimo de três horas de funcionamento na quarta, elas abrirão mais cedo neste dia.

A Febraban lembra que as contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (26).

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Nos dias em que não houver expediente bancário, a entidade orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Comentários do Facebook
Continue lendo
São Mateus26 minutos atrás

Bancos ficarão fechados durante o carnaval; reabertura é na quarta-feira de Cinzas

Contas de consumo e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira,...

Nacional33 minutos atrás

IML libera corpo do miliciano Adriano da Nóbrega para sepultamento

arrow-options Reprodução / Polícia Civil Miliciano Adriano da Nóbrega morreu durante um confronto com a polícia no dia 9 de...

Mulher33 minutos atrás

“Sugar baby” tem cinco “daddies” e recebe R$ 1,7 mil por encontro

Gracie Adams, de 19 anos, está no primeiro ano da faculdade de psicologia na Universidade de Lincoln, Irlanda. Para estudar,...

Esportes46 minutos atrás

Dyun Kimura: de desconhecido a postulante a vaga olímpica

Estrear junto com a modalidade no programa olímpico já seria especial para qualquer karateca. Mas fazer isso justamente na casa...

Esportes59 minutos atrás

Novo ranking e evento-teste agitam judô paralímpico

Entre os dias 6 e 17 de março, Tóquio – a sede dos próximos Jogos Paralímpicos – recebe o evento-teste...

Política59 minutos atrás

Projeto de lei prevê oferta em braile do CDC

Tramita na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 108/2020, que determina a oferta de Código de Defesa do...

Policial59 minutos atrás

Policiais civis de Iconha prendem suspeito de homicídio no município

Policiais civis da Delegacia de Polícia (DP) de Iconha cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem de 38...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana