conecte-se conosco



Agricultura

Estudo aponta risco de pragas na importação de café pelo Brasil

Publicado

em

VITÓRIA – Estudo realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), apontou o risco de pragas ausentes no País serem contraídas em caso de importação de café da África, da Ásia e até mesmo da América do Sul.
Além das pragas que podem afetar a cafeicultura, há risco de que outras pragas que afetam a plantação de diversas variedades virem para o País em decorrência da importação do grão verde. Ao todo, oito pragas foram identificadas como risco para o País e para o Estado.
O estudo, realizado pelos pesquisadores do Incaper Romário Gava Ferrão e José Aires Ventura, foi elaborado devido à possibilidade de o Ministério da Agricultura autorizar a importação de café conilon do Vietnã e de outros países, como da Etiópia e do Peru.
O pedido de importação partiu das indústrias brasileiras de cafés torrado, moído e solúvel sob a alegação de que o mercado interno estaria com a produção baixa e que faltaria grão para atendê-lo.
“Se for autorizada a importação de café conilon da Ásia, da África ou do Peru, onde existem pragas que ainda não foram encontradas no Brasil, sem uma rigorosa análise de risco, é colocar o País em uma situação vulnerável e extremamente crítica que poderá comprometer o importante agronegócio brasileiro que é a produção cafeeira”, destacou o diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart.
Ainda foi apontada a necessidade de se realizar uma Análise de Riscos de Pragas (ARP), que tem como objetivo identificar os ricos de pragas, avaliar os riscos fitossanitários e estabelecer as medidas para impedir o risco no caso de importação. A ARP é um procedimento reconhecido pela Organização Mundial do Comércio (OMC), adotado pelos países signatários da Convenção Internacional de Proteção Vegetal (CIPV), bem como do Comitê de Sanidade Vegetal (Cosave), que reúne Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai.
O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, reforçou o posicionamento do Governo do Estado contrário à importação do Conilon. Além dos riscos fitossanitários, ele destacou que os cafeicultores do Espírito Santo atravessam há três anos a pior seca da história. “Os produtores de café, que é a principal atividade econômica do agronegócio capixaba, tiveram o custo da produção aumentado pela falta de chuva. Não faz sentido importar café para prejudicar quem sofreu nos últimos três anos. E também há estoque suficiente para a indústria. Temos mais de 4 milhões de sacas. Não há risco de desabastecimento”, destacou Octaciano Neto.
O Espírito Santo tem na cafeicultura a principal atividade agrícola, presente em todos os municípios, em aproximadamente 60 das 90 mil propriedades, que envolve mais de 400 mil pessoas e 133 mil famílias, sobretudo, pequenos produtores de base familiar.

Comentários do Facebook

Agricultura

Portfólio de Projetos Estratégicos do Mapa tem 85 resultados gerados no primeiro semestre

Publicado

em


.

O Portfólio de Projetos Estratégicos Corporativos (Portfólio de PECs) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) gerou mais de 85 resultados de janeiro até junho de 2020. O Portfólio de PECs 2019-2022 é um conjunto de 16 iniciativas definidas e planejadas pela atual gestão do Mapa, com a finalidade de responder aos principais desafios do agro no Brasil. O documento foi elaborado com a participação ativa de todas as unidades administrativas do Mapa e de suas organizações coligadas. 

A Assessoria de Gestão Estratégica do Gabinete da Ministra, por meio da sua Coordenação de Escritório de Projetos, é responsável pelo acompanhamento e monitoramento dos resultados dos PECs. “O Mapa está melhorando ainda mais a sua gestão, principalmente no tocante à gestão de projetos. Esses resultados espelham essa melhoria na prática”, avalia o coordenador-geral da AGE/GM, Paulo Sérgio Fresneda. 

O diretor do Departamento de Gestão de Riscos e gestor do PEC da Secretaria de Política Agrícola, Pedro Loyola, considera que o resultado é fruto do planejamento da equipe de projetos. “Foi possível superar as metas de Promoção do Seguro Rural e levar inovações aos agricultores com o novo aplicativo do programa que melhora a qualidade dos produtos e serviços de seguro rural”. 

Já os PECs do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentaram resultados com foco em sustentabilidade. 

“A inclusão das atividades florestais na Cédula de Produtor Rural, abre um leque de oportunidades aos agricultores e produtores rurais e às empresas florestais, os quais, por meio deste instrumento, poderão ter maior acesso a oportunidades de financiamento de suas atividades produtivas, aumentando a competitividade de seus negócios no ambiente rural e florestal”, explica o diretor e gerente funcional do PEC do SFB, Paulo Henrique Carneiro. 

A Coordenadora-Geral de Aquicultura em Águas da União, Juliana Lopes da Silva, informa que o resultado do PEC da SAP reduz em 69% o tempo de efetivação da cessão de uso e que isso é um resultado importante para o aquicultor desenvolver sua atividade de forma ágil, regularizada e segura. 

Segundo o gestor do PEC da Embrapa, Samuel Telhado, o PEC InovaEmbrapa reporta mais de 70 parcerias de inovação firmadas com o setor produtivo. “Os parceiros potencialmente investirão R$27 milhões nos projetos [de pesquisa]. Trata-se de parcerias do tipo ganha-ganha onde o setor público e privado se beneficiarão mutuamente. Fica evidente a importância da ciência e tecnologia para a sociedade”, diz. 

>> Confira aqui o hotsite do Portfólio de PECs 2019-2022 

Para mais informações a respeito dos PECs ou gestão de projetos no Mapa contate a AGE [email protected], 3218-2693.

Para conhecer o Portfólio de Projetos Estratégicos, bem como para conhecer alguns resultados já alcançados pelo Portfólio de PECs assista ao vídeo: 

Informações à Imprensa
[email protected]

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional11 minutos atrás

Cachorro leva ‘rabada’ de lagarto gigante, veja o vídeo

Reprodução Cachorro estava latindo para o réptil. Um homem registrou o momento em que um lagarto-monitor da uma “rabada” em...

Internacional26 minutos atrás

Cachorro leva ‘rabada’ de lagarto gigante, veja o vídeo

Reprodução Cachorro estava latindo para o réptil. Um homem registrou o momento em que um lagarto-monitor da uma “rabada” em...

Internacional56 minutos atrás

Coreia do Norte registra primeiro caso suspeito de Covid-19

Pixabay O país asiático dizia não ter casos da doença. Meses depois do início da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2),...

Nacional1 hora atrás

Policial atira nas costas de motociclista durante abordagem; assista

Reprodução Homem estava descendo do veículo quando foi baleado. Um policial militar atirou em um motociclista durante uma abordagem policial...

Internacional2 horas atrás

Manifestantes e policiais voltam a se enfrentar em Portland

Reprodução/Twitter Manifestantes pedem o fim da violência policial. Pelo segundo dia consecutivo, manifestantes do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras...

Esportes2 horas atrás

Ceará e Fortaleza se enfrentam em semifinal da Copa do Nordeste

. A primeira semifinal da Copa do Nordeste terá nada menos que o Clássico-Rei. Ceará e Fortaleza garantiram classificação na tarde...

Esportes2 horas atrás

Fluminense derrota Botafogo em amistoso no Nilton Santos

  . O Fluminense venceu o Botafogo no primeiro de dois amistosos entre os clubes. As partidas servem como preparação...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!