conecte-se conosco



Meio Ambiente

BPMA realiza palestra e exposição de Animais Taxidermizados na zona rural de São Mateus

Publicado

em

Nesta sexta (24) e sábado (25), a equipe de Educação Ambiental da Terceira Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizou palestras e exposição de animais taxidermizados na Escola Municipal Córrego do Milanez, Comunidade do Quilômetro 28 da Rodovia São Mateus – Nova Venécia, Zona Rural do município de São Mateus, para discentes do 6º ao 9º anos.

Durante os trabalhos, foram expostos 16 animais taxidermizados da fauna silvestre brasileira típicos daquela região para 200 discentes, assim como lhes foi explicitado suas funções e a importância de cada um deles para a qualidade de vida dos seres humanos.

Paralelamente, foi realizada palestra de educação ambiental, em que foram exibidos exemplos dos crimes ambientais mais comuns e os prejuízos correlacionados aos mesmos. Foi exemplificado, ainda, que o crime ambiental, diferente de muitos crimes comuns, influenciam negativamente na vida de todos, inclusive na dos que ainda irão nascer.

O comandante da Terceira Companhia de Polícia Ambiental, capitão Fabrício Pereira Rocha, explica que esse tipo de ação, particularmente na zona rural, onde os moradores se deparam com animais silvestres no seu dia a dia, são de extrema importância, pois, gera conhecimento que será aplicado na prevenção de possíveis crimes ambientais.

No norte do Espírito Santo, a 3ª Companhia do Batalhão de Policia Militar Ambiental está aberta às solicitações de agendamento para ONG´s, Projetos Sociais e Instituições de Ensino, durante todo o decorrer do ano, para realização de palestras e exposições de educação ambiental, que devem ser solicitadas através do correio eletrônico [email protected] ou pelo telefone (27) 3767-7611.

Denuncias de crimes ambientais devem ser feitas através do Disque Denuncia, no telefone: 181 ou www.disquedenuncia181.es.gov.br.

Comentários do Facebook

Meio Ambiente

Período de defeso do caranguejo-uçá começa no dia 10 de janeiro no ES

Publicado

em

Trata-se da fase de reprodução da espécie. Captura e comercialização ficam proibidas nestas épocas: são quatro períodos de ‘andada’ no ano.

O primeiro período de defeso da espécie Ucides cordatus, popularmente conhecido como caranguejo-uçá, começa no dia 10 de janeiro e vai até o dia 15 do mesmo mês no Espírito Santo. Com isso, está proibida a sua captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização.

Também está proibida a comercialização das partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), durante os dias de “andada”. De acordo com o calendário estabelecido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), há quatro períodos de defeso e o encerramento se dá no mês de abril.

“Durante o período de defeso, a comercialização só está permitida para o caranguejo em estoque e devidamente autorizado. Entende-se por manutenção em cativeiro o confinamento artificial do caranguejo vivo em qualquer ambiente no Estado do Espírito Santo”, explica o agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos, Anderson Ferrari.

A “andada” é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

A fiscalização se dá em cada município, mediante constatação técnica pelo órgão municipal responsável pela gestão ambiental. No município não produtor do caranguejo-uçá, deverá ser respeitado o calendário de andada na região de origem do produto, acompanhado de guia ou documento oficial para transporte e comercialização. Os infratores às regras estão sujeitos às penalidades e às sanções previstas na Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Confira os períodos do defeso do caranguejo-uçá em 2020:

  • 1º Período: de 10/01/2020 a 15/01/2020;
  • 2º Período: de 09/02/2020 a 14/02/2020;
  • 3º Período: de 09/03/2020 a 14/03/2020;
  • 4º Período: de 07/04/2020 a 12/04/2020.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional21 minutos atrás

OMS: relaxar medidas cedo pode causar nova onda de covid-19

. Países, estados e municípios que relaxam cedo demais as medidas de restrição impostas para conter o novo coronavírus podem...

Mulher21 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 1º de julho de 2020

Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente ÁRIES  O período de pesquisas,...

Internacional41 minutos atrás

EUA: casos de covid-19 dobram em junho em pelo menos 10 estados

. Os casos de infecções pelo novo coronavírus mais que dobraram em junho em pelo menos 10 estados norte-americanos, incluindo...

Esportes8 horas atrás

Douglas Lorite, do basquete 3×3: “queremos chegar bem preparados”

. O Pré-Olímpico de Basquete 3×3 (modalidade estreante no Programa Olímpico em Tóquio) vai ocorrer entre os dias 26 e 30...

Nacional8 horas atrás

Bachelet coloca Brasil entre países que “negam a realidade” sobre a Covid-19

Divulgação/ONU “Me preocupo com declarações que negam a realidade do contágio viral”, afirma Bachelet Uma série de países, incluindo o...

Esportes8 horas atrás

Cinco mesatenistas brasileiros são confirmados na Paralimpíada

. Bruna Alexandre, Cátia Oliveira, Israel Stroh, Lethícia Lacerda e Welder Knaf passam a integrar a lista que já tinha...

Estadual8 horas atrás

Donos de cachorro que faleceu 10 dias após ser adquirido devem ser ressarcidos

. Conforme o tempo de incubação da doença, a juíza concluiu que o animal já estava contaminado por vírus quando...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!