Connect with us

Educação

Começa pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

Published

on

Imagem ilustrativa | ( Reprodução )

Recebem nesta terça estudantes nascidos em janeiro e fevereiro

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começa a ser paga nesta terça-feira (26), para estudantes nascidos em janeiro e fevereiro. O incentivo, referente à matrícula, será depositado até 7 de abril, conforme o mês de nascimento do estudante.

Serão beneficiados alunos que estiverem matriculados em qualquer série do ensino médio na rede pública e com informações consolidadas e enviadas pelas redes de ensino até 8 de março.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o depósito será feito em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa em nome dos beneficiados.

Caso o estudante contemplado seja menor de idade, é preciso que o responsável legal autorize o aluno a movimentar a conta. O consentimento poderá ser feito em uma agência bancária da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem.

Ainda segundo o MEC, até o dia 14 de junho, caso ocorram eventuais correções e atualizações de informações por parte dos sistemas de ensino e das instituições federais de ensino médio, o pagamento do incentivo referente à matrícula poderá ser realizado até 1º de julho de 2024.

Além do incentivo-matrícula, o programa prevê outros três incentivos financeiro-educacionais: 

– incentivo-frequência, no valor de R$ 200 mensais, pago em oito parcelas periódicas: o estudante precisa ter frequência mínima mensal de 80% das horas letivas ou média de frequência de 80% das horas letivas no ano, até a data da coleta da informação pela rede de ensino;

– incentivo-conclusão, no valor de R$ 1 mil por ano, pago em parcela única na conta-poupança do aluno: o estudante precisa concluir a série em que está matriculado com aprovação e, quando for o caso, com participação nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), bem como nos exames aplicados pelos sistemas de avaliação externa dos entes federativos para o ensino médio;

– incentivo-Enem, no valor de R$ 200: para estudantes do 3º ano do ensino médio que se inscreverem e participarem dos dois dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), incluindo eventual reaplicação em situações excepcionais.

Os valores referentes aos incentivos de matrícula e frequência podem ser utilizados livremente pelos estudantes, conforme forem recebidos nas contas bancárias. Já o incentivo-conclusão só poderá ser utilizado pelo aluno após concluir todo o ensino médio. 

Considerando as dez parcelas de incentivo, os depósitos anuais e o adicional de R$ 200 pela participação no Enem, os valores podem chegar a R$ 9.200 por aluno, ao longo dos três do ensino médio.

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter , FacebookInstagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

Comente Abaixo
Horóscopo18 horas ago

Horóscopo do dia | previsão para os 12 signos em 22/06/2026

Os cancerianos são muito perspicazes, e sempre intuitivos, se conseguirem expressar estas características em suas profissões deverão se sair muito...

Nacional23 horas ago

O Brasil que voltou a crescer de baixo pra cima

País tem menor desemprego da história e a maioria das vagas é do CadÚnico. Em três anos, o Governo Federal...

Estadual1 dia ago

Jogo do Brasil pode render primeiro “feriado” da Copa; entenda

A classificação da Seleção Brasileira para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2026 pode provocar mudanças na...

Nacional1 dia ago

Homem é confrontado por casal após suposto boato e confusão termina em briga no Recife; veja vídeo

Um desentendimento motivado por um suposto boato sobre um relacionamento extraconjugal terminou em confusão no Recife (PE). O caso aconteceu...

Regional1 dia ago

Ciclista morre após cair em quebra-mola e ser atropelado por caminhão em Conceição da Barra

Um ciclista morreu após cair da bicicleta e ser atropelado por um caminhão na manhã deste domingo (21), no bairro...

Estadual1 dia ago

Inverno de 2026 começa com previsão de frente fria e aumento das chuvas no Espírito Santo

O inverno começou oficialmente às 5h24 deste domingo (21) e deve trazer mudanças no tempo em diversas regiões do Brasil...

Variedades1 dia ago

Ballmaxxing | Injetar fluídos no testículo pode causar disfunção erétil

Ballmaxxing é uma técnica que consiste em aumentar os testículos com fluídos. Médico alerta para riscos de disfunção erétil e...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana