conecte-se conosco



Meio Ambiente

Suzano Papel e Celulose realiza plantio do “Projeto Nascentes do Rio Mucuri”

Publicado

em

O programa pretende ampliar as ações em prol da recuperação das nascentes do Rio Mucuri

 MUCURI (BA) – A Suzano Papel e Celulose realizou o primeiro plantio do ano do “Projeto Nascentes do Rio Mucuri”. A iniciativa marca o início do projeto em 2018 e visa recuperar as nascentes do Rio Mucuri. A ação reuniu cerca de 200 pessoas e teve como principal objetivo plantar mais de 300 mudas de espécies nativas.

Estiveram presentes, autoridades do poder público local, integrantes do programa de voluntariado da Suzano Papel e Celulose e de alunos da Escola Municipal João Carlete, de Itabatã (BA).  Ao final do evento, 100 crianças receberam uma muda de espécie nativa com intuito de fomentar, desde a infância, a sustentabilidade nas comunidades.

Em 2017, o “Projeto Nascentes do Rio Mucuri” iniciou a recuperação de 15 nascentes por meio do plantio de mais de 18 mil mudas. “Nós apoiamos a sustentabilidade e conservação ambiental, além de incentivar a colaboração da comunidade local. Ao todo, mais de 300 voluntários já participaram das ações do projeto”, afirma Yugo Matsuda, gerente de Sustentabilidade da Suzano Papel e Celulose.

 

Comentários do Facebook

Meio Ambiente

Período de defeso do caranguejo-uçá começa no dia 10 de janeiro no ES

Publicado

em

Trata-se da fase de reprodução da espécie. Captura e comercialização ficam proibidas nestas épocas: são quatro períodos de ‘andada’ no ano.

O primeiro período de defeso da espécie Ucides cordatus, popularmente conhecido como caranguejo-uçá, começa no dia 10 de janeiro e vai até o dia 15 do mesmo mês no Espírito Santo. Com isso, está proibida a sua captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização.

Também está proibida a comercialização das partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), durante os dias de “andada”. De acordo com o calendário estabelecido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), há quatro períodos de defeso e o encerramento se dá no mês de abril.

“Durante o período de defeso, a comercialização só está permitida para o caranguejo em estoque e devidamente autorizado. Entende-se por manutenção em cativeiro o confinamento artificial do caranguejo vivo em qualquer ambiente no Estado do Espírito Santo”, explica o agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos, Anderson Ferrari.

A “andada” é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

A fiscalização se dá em cada município, mediante constatação técnica pelo órgão municipal responsável pela gestão ambiental. No município não produtor do caranguejo-uçá, deverá ser respeitado o calendário de andada na região de origem do produto, acompanhado de guia ou documento oficial para transporte e comercialização. Os infratores às regras estão sujeitos às penalidades e às sanções previstas na Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Confira os períodos do defeso do caranguejo-uçá em 2020:

  • 1º Período: de 10/01/2020 a 15/01/2020;
  • 2º Período: de 09/02/2020 a 14/02/2020;
  • 3º Período: de 09/03/2020 a 14/03/2020;
  • 4º Período: de 07/04/2020 a 12/04/2020.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Tecnologia3 minutos atrás

Durante pandemia, Huawei lança celular com termômetro infravermelho

Reprodução Novo celular da Huawei consegue medir temperatura Em meio à pandemia de Covid-19 , a chinesa Huawei anunciou um...

Internacional3 minutos atrás

Espanha deverá reabrir fronteiras terrestres com Portugal e França

. A ministra da Indústria e do Turismo espanhola, Reyes Maroto, disse nesta quinta-feira (4) que todas as restrições a...

Nacional11 minutos atrás

Mulher vai a suposta entrevista de emprego e é estuprada

  A vítima contou aos policiais, que o criminoso deu três tapas em seu rosto e disse que se ela...

Política13 minutos atrás

Veículos particulares poderão atuar no transporte público

. Permitir o uso de veículos particulares como vans, micro-ônibus e ônibus, utilizados para o deslocamento de passageiros para escolas...

Entretenimento17 minutos atrás

Geisy Arruda surge sem calcinha e anuncia live proibidona: “Tentação”

Influenciadora também contou sobre o lançamento do seu próximo livro Geisy Arruda postou uma foto nesta quarta-feira sem calcinha e...

Variedades23 minutos atrás

Quer retardar o envelhecimento? Coma mais proteína

  Estudos mostram que a proteína é especialmente importante para a manutenção da massa muscular Vários estudos já demonstraram que...

Regional26 minutos atrás

Homem escapa da morte no interior de Conceição da Barra

Um homem identificado pelas iniciais E dos S. C, escapou da morte na noite de quarta-feira (03), em Braço do...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!