conecte-se conosco


Meio Ambiente

Rio São Mateus vai ganhar Plano de Recurso Hídrico

Publicado

em

VITÓRIA (ES) – As bacias hidrográficas dos rios Itabapoana, Itapemirim, Novo, Itaúnas e São Mateus vão receber, neste mês, os Planos de Recursos Hídricos para seus rios e afluentes. Os documentos devem ser entregues para cada bacia no Dia Mundial da Água (22 de março).

Com informações e ações que impactam o Espírito Santo de norte a sul, os planos de bacia são instrumentos previstos na Lei das Águas (federal) e na Política Estadual de Recursos Hídricos. A elaboração acontece com a participação de toda a sociedade.

Os documentos devem compatibilizar os múltiplos usos da água dos rios e estabelecer objetivos para melhorar a qualidade e quantidade de água na bacia hidrográfica, além de apontar as melhores alternativas para a utilização do recurso e nortear o gerenciamento da água para os próximos 20 anos.

Todas as cinco bacias também vão receber um instrumento que define metas de qualidade a serem alcançadas. O dispositivo se chama “Enquadramento”. Neste processo, a sociedade indica quais usos pretende fazer das águas que compõem as bacias e escolhe os trechos dos rios a serem enquadrados de acordo com os usos pretendidos, como abastecimento público, uso industrial, irrigação, geração de energia, lazer, dentre outros.

Como são feitos?

Os Planos de Recursos Hídricos são elaborados por meio do levantamento de informações e da participação da sociedade, com a realização de oficinas. Os projetos foram desenvolvidos pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Espírito Santo (Fapes), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH’s), responsáveis pela gestão dos recursos hídricos em cada bacia.  

A elaboração dos cinco planos durou dois anos. Neste período, foi necessário diagnosticar a situação atual da água nas regiões e estudar os cenários de crescimento social e econômico, para conhecer as atuais demandas por água e prever as futuras.

As informações são levantadas com base em pesquisas acadêmicas, informações de diversas instituições, visitas aos rios, coleta de material e dados de uso da água, além de conversas com moradores e usuários do recurso hídrico.

Com o Plano de Bacia, a população passa a conhecer o cenário atual e futuro das águas dos rios ao entorno de suas casas e comércios. Os moradores também manifestam suas vontades e compreendem como é possível transformar a realidade para que haja água disponível para todos durante, pelo menos, os próximos 20 anos.

Plano Estadual de Recursos Hídricos

O Espírito Santo já possui um Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-ES), entregue em outubro de 2018. O documento estabeleceu diretrizes para a gestão das águas no Estado para os próximos 20 anos.

Os estudos concluíram que o Espírito Santo tem grande parte da disponibilidade hídrica comprometida pelas demandas atuais. O Plano mostrou ainda que o aumento da eficiência de uso de água exige a adoção de estratégias, como revisão da legislação de recursos hídricos e melhoria da gestão das águas.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Policial interrompe trânsito na BR 101 para preguiça atravessar pista
publicidade

Meio Ambiente

Polícia Ambiental apreende caranguejos-uça em São Mateus

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Uma equipe da terceira companhia de Polícia Militar Ambiental, após receberem denúncias anônimas, registradas pelo serviço Disque Denúncia 181, deteve um indivíduo e apreendeu 456 caranguejos uça, capturados de forma ilegal.

Os animais estavam acondicionados em sacos plásticos, na residência do infrator, e teriam destino, segundo as denúncias, para a região metropolitana do estado, onde seriam comercializados.

A captura e comércio de caranguejos está proibida, para a preservação da espécie em seu período de defeso, onde há a reprodução e andada dos animais.

O infrator e os animais foram encaminhados para o DPJ de São Mateus e, posteriormente, os caranguejos foram reintroduzidos ao seu habitat natural, para a preservação da espécie.

O batalhão de Policia Militar Ambiental realiza preventivos, constantemente, nas regiões de manguezais, importante bioma para reprodução de animais da fauna silvestre.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Ponte é totalmente interditada em Colatina pela Defesa Civil
Continue lendo
Nacional34 minutos atrás

Vizinho dava biscoito para estuprar menina de 10 anos

Os abusos aconteciam no quintal da casa da menor quando a mãe dela ia trabalhar. O vizinho levava biscoitos e...

Nacional38 minutos atrás

Homem joga cadeira em ladrão para proteger família durante assalto e é morto.

Família estava jantando em casa quando foi abordada por dupla armada que fez todos reféns. Sogro do homem que foi...

Esportes10 horas atrás

Com um a menos, Atlético-MG vence Flamengo e assume vice-liderança

Divulgação O jogador Cazares, do Atlético-MG, fez um dos gols no Flamengo nesta noite de sábado (18) Em uma noite...

Esportes10 horas atrás

Palmeiras domina, goleia o Santos e se isola na liderança do Brasileiro

Cesar Grego/ Ag. Palmeiras/ Divulgação Deyverson fez um dos gols do Palmeiras no jogo contra o Santos neste sábado (18)...

Nacional10 horas atrás

Simulação de evacuação em Barão de Cocais tem menos de 30% do público esperado

Divulgação/Vale Existe a previsão de que a barragem de Barão de Cocais pode se romper a qualquer momento entre os...

Nacional10 horas atrás

Acumulou! Prêmio da Mega-Sena pode pagar R$ 12 milhões na quarta-feira

iG São Paulo Para concorrer ao prêmio da Mega-Sena, é preciso escolher pelo menos seis números entre os 60 disponíveis...

Estadual10 horas atrás

Chuvas fortes causam alagamento e deixam 70 desabrigados em Vila Velha

Reprodução/Twitter Chuvas fortes na madrugada e manhã de sábado (18) causaram alagamentos e deixaram 70 desabrigados Fortes chuvas na madrugada e...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana