conecte-se conosco


Meio Ambiente

Parceria rende bons resultados no resgate de animais silvestres

Publicado

em

VITÓRIA (ES) – Animais perdidos em área urbana, debilitados por envenenamento, caça, atropelamento, armadilha, entre outras situações de perigo são recuperados e reintroduzidos na mata pelos funcionários do Parque Estadual Pedra Azul (Pepaz), em Domingos Martins. Em parceria com a Polícia Ambiental e a população, o trabalho de resgate de animais silvestres integra órgãos e parceiros para ações de fiscalização e autuações de crime ambiental.

Embora a maior parte dos animais silvestres encontrados no espaço urbano não ofereça risco para a população, uma abordagem inadequada pode deixar o bicho estressado e resultar em acidentes. O Pepaz conta com uma estrutura mínima para recebimento de fauna e conta com a ajuda da população na entrega desses animais.

Além da rotina intensa de resgate de pequenos pássaros, no Parque há registros de atendimento de diferentes espécies, como preguiça, cachorro do mato, tamanduá, coruja, gavião, tatu, lontra, gato do mato, guaxinim, ouriço-cacheiro, siriema, paca, macaco, serpentes, gambá, veado e outros.

Trabalho voluntário

Com a parceria da Polícia Ambiental muitos animais são recuperados e reintroduzidos na mata. Para os que necessitam de cuidados veterinários, o Pepaz conta com o trabalho voluntário de profissionais parceiros da região. 

Os animais silvestres são protegidos por lei, havendo necessidade de autorização do órgão ambiental – o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) – para resgate. O protocolo consiste na ida da Polícia Ambiental ao local para realizar uma remoção para área de mata ou um centro de tratamento.

Quando não é possível a reintrodução imediata, os animais são entregues aos cuidados de centros especializados localizados na Grande Vitória. Infelizmente, alguns animais vão a óbito durante o trajeto. Por isso, o Iema reforça a importância das parcerias locais com o Parque para atendimento e recuperação no local, evitando o deslocamento. 

Alguns números de atendimento:

– Gaiolas apreendidas ao mês (em média): 20 unidades
– Armadilhas apreendidas: Uma arataca no mês de março deste ano.

– Pássaros apreendidos e entregues aos cuidados do Pepaz: 20 aves em média por mês.

– Fiscalização mensal: Em média, duas vistorias para atendimento de denúncias e demandas emergenciais.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Caminhada ecológica reúne mais de 200 pessoas na praia de Guriri
publicidade

Meio Ambiente

Espírito Santo terá a primeira usina de energia limpa

Publicado

em

O Espírito Santo será pioneiro no que diz respeito a uso de energia limpa no país. O estado contará com uma usina de geração de energia através do biogás a partir do lixo das cidades. O começo do projeto está previsto para o segundo semestre deste ano e será encabeçado por uma empresa chamada Marca Ambiental.

A matéria-prima usada na usina será de mais de 1 tonelada de resíduos sólidos, que são recolhidos geralmente por dia pelas empresas que tomam conta da limpeza dos municípios de Vitória, Cariacica e Serra. De acordo com o Sindicato Estadual das Empresas de Limpeza Urbana do Espírito Santo, o projeto irá beneficiar os municípios e a população.

Primeira Usina

A expectativa para a primeira usina de biogás começar a funcionar é que atinja 5 megawatts de energia, valor que seria capaz de abastecer cerca de 20 mil moradias. A unidade será dividida em três etapas: a de captação, por uma tubulação adequada, uma usina que irá purificar o biogás e a geração de energia será por motogeradores que serão colocados no interior de contêiners, para minimizar qualquer tipo de barulho.

Para a economia do Espírito Santo, a usina irás gerar receita, imposto e claro, irá empregar várias pessoas, de forma direta ou indireta. As vantagens para essas empresas com esse tipo de usina é que a utilização do biogás é utilizar uma energia barata e limpa, consequentemente mais sustentável.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Polícia resgata 27 aves silvestres em cativeiro
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Regional16 minutos atrás

Grávida é estuprada na frente da filha no ES

Uma mulher de 32 anos, grávida, foi estuprada na frente da filha, em Aracruz, região Norte do Estado, na noite desta segunda-feira...

Tecnologia47 minutos atrás

Zenbook 14 tem desempenho rápido, mas tela fica devendo; confira nosso review

Após um tempo sem trazer os zenbooks para o Brasil, a ASUS volta a trazer a sua linha de ultrabooks...

Mulher47 minutos atrás

Avó posa com neta em ensaio fotográfico e se emociona: “Idosos precisam disso”

Ensaio sensual não tem idade, e se você tem alguma dúvida disso é porque você ainda não conheceu a Dona...

Carros e Motos48 minutos atrás

Veja 5 fatos que já sabemos sobre o novo Toyota Corolla

Há dez anos, o Toyota Corolla ultrapassava o Honda Civic no ranking de vendas dos sedãs médios, assumindo uma liderança...

Carros e Motos48 minutos atrás

Até onde vai a onda dos SUVs?

Divulgação Chevrolet Tracker vai chegar ao Brasil no ano que vem como um dos próximos lançamentos do segmento Até quem...

Carros e Motos48 minutos atrás

Nova Ranger chama Amarok para briga antes de compartilhar DNA

Sergio Quintanilha Nova Ford Ranger mudanças que caracterizam o segundo facelift da terceira geração A nova Ford Ranger chamou a...

Economia48 minutos atrás

MP que institui contribuição sindical por boleto caduca na sexta-feira

Roberto Parizotti/CUT Medida provisória (MP) que institui contribuição sindical por boleto caduca na próxima sexta-feira (28) A medida provisória (MP)...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana