conecte-se conosco


Meio Ambiente

BPMA realiza ação de Educação Ambiental em São Mateus

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Nesta quarta-feira (31), a equipe de Educação Ambiental da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), localizada na cidade de São Mateus, realizou palestras e exposição de animais taxidermizados no Centro Educacional Infantil Municipal “Brilho do Saber”.

A atividade de Educação Ambiental contou com a presença de aproximadamente 50 crianças, com faixa etária entre 02 a 05 anos, sendo abordadas várias temáticas sobre meio ambiente, animais silvestres e sua importância, uso racional da água e destinação do lixo.

Entre diversos assuntos sobre a preservação do meio ambiente, ainda foi exposto o acervo de animais silvestres taxidermizados, no qual as crianças, em sua maioria, moradores de centros urbanos, tiveram a oportunidade de conhecer animais da fauna silvestre.

A diretora do CEIM “Brilho do Saber”, a senhora Daniela Gama Soprani Breda, em sua fala à equipe de educação ambiental, parabenizou o trabalho desenvolvido com as crianças e ressaltou a importância dessas atividades nas escolas do município de São Mateus, como instrumento de conscientização ambiental.

O comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, capitão Fabrício Pereira Rocha, salientou que a educação ambiental visa, além da preservação do meio ambiente, contribuir de forma preventiva para a redução dos índices de criminalidade ambiental. Através dela são geradas informações e orientações acerca dos danos causados pelas ações danosas aos recursos naturais.

“Nossas crianças são as sementes de um futuro melhor, sempre em defesa da vida e do Meio Ambiente”, finalizou.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Prefeitura de São Mateus homenageia médicos cubanos
publicidade

Meio Ambiente

Polícia flagra venda ilegal de robalos e doa para Apae de São Mateus

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Nesta sexta-feira (15), militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreenderam 22 quilos de robalo que estavam sendo comercializados irregularmente no bairro Pedra Dágua, em São Mateus. Um homem de 28 anos foi detido.

A equipe chegou ao endereço do comércio por meio de uma rede social, onde uma mulher anunciava a venda de peixes da espécie robalo em tamanhos proibidos por lei. De posse da informação, a equipe prosseguiu ao local e constatou que J.H.N., 28 anos, realizava a venda de peixes sem tamanho mínimo para comércio.

O homem foi conduzido ao departamento policial de São Mateus e o pescado, posteriormente, foi doado para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

O comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, o capitão Fabrício Pereira Rocha, esclareceu que o Anexo II da Instrução Normativa N° 53/2005, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente, especifica o tamanho mínimo de captura de espécies marinhas e estuarinas do litoral sudeste e sul do País. No caso da espécie Robalo Peba, o tamanho mínimo é de 30 centímetros.

O oficial salientou ainda que a pesca é considerada predatória/ilegal, se um animal for capturado em período de defeso ou abaixo do tamanho permitido. O objetivo da paralisação por meio do defeso visa proteger a espécie nos pontos críticos do ciclo de vida, principalmente, durante sua reprodução e maior crescimento. Dessa forma, a atividade pesqueira consegue se manter, já que o estoque do animal se torna ecologicamente equilibrado.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Quase metade das mortes de animais no litoral de São Paulo tem relação com lixo
Continue lendo
Esportes48 minutos atrás

Jogadores ingleses repudiam racismo em vitória sobre Montenegro: “Vergonha”

A Inglaterra venceu Montenegro, por 5 a 1, nesta segunda-feira, pelas eliminatórias da Eurocopa, mas a goleada ficou marcada por...

Esportes48 minutos atrás

Especialista explica imbróglio entre Nantes e Cardiff City no caso Emiliano Sala

Divulgação Emiliano Sala morreu em acidente aéreo no Canal da Mancha No mês passado, o Nantes, da França, entrou com...

Esportes48 minutos atrás

Escalação irregular de brasileiro pode custar pontos a Ucrânia nas Eliminatórias

Reprodução/@shakhtar_brasil Escalação irregular do atacante brasileiro pode custar pontos a Ucrânia nas Eliminatórias da Euro 2020 Uma grave denúncia pode...

Nacional49 minutos atrás

Em novo recuo, MEC revoga portaria que suspendia avaliação da alfabetização

Luis Fortes/MEC – 2.1.19 Essa não é a primeira vez que o ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez volta atrás...

Nacional49 minutos atrás

Treze dias após ataques, alunos voltam a ser recebidos em escola de Suzano

Ueslei Marcelino/ABr Volta às aulas oficial na escola Raul Brasil, em Suzano, não tem data marcada; hoje, a unidade funciona...

Nacional49 minutos atrás

Após quatro dias preso na PF do Rio, Temer volta para casa, na capital paulista

Beto Barata/Divulgação Ex-presidente Temer desembarcou na capital paulista por volta das 21h15 desta segunda-feira O ex-presidente da República, Michel Temer,...

Policial1 hora atrás

Dono de loja assaltado e agredido a coronhada no centro de São Mateus

SÃO MATEUS (ES) – Em plena manhã desta segunda-feira (25) um bandido armado de revólver assaltou a loja de eletroeletrônicos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana