conecte-se conosco


Meio Ambiente

Assenor promove ação na Semana do Meio Ambiente em São Mateus

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – A Associação Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo (Assenor) lançou no último sábado (01) a nova fase do Projeto Água na Mesa, com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica no entorno da nascente do Forno Velho, na divisa dos bairros Carapina e Jaqueline, conhecida como Bica da Lilita, propriedade de Joselita dos Santos Nascimento. O evento marou o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), com participação maciça de crianças, jovens e adolescentes acompanhados por familiares. Também se fez presente o 7º Grupo de Escoteiro Agenor de Souza Lé, que realizou em São Mateus o 28º Mutirão Nacional Escoteiro em Ação Ecológica (MutECO), com o tema Escotismo: uma aventura saudável.

De acordo com a Assenor o projeto tem apoio de instituições públicas e privadas como Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, 7º Grupo Escoteiro Agenor de Souza Lé, Cáritas Diocesana, Projeto Araçá, Ufes, FVC, Comitê da Bacia do Rio Cricaré, Idaf, Incaper, Lions Clube de São Mateus, Sindicato Rural, Emflora, Suzano Papel e Celulose, Conselho de Segurança da Região dos Quilômetros, Conselho de Segurança de São Mateus, Polícia Ambiental, Crea, OAB, Coopbac, dentre outros.

O empresário Natanagildo Beltrame, o Natal, explicou que o Projeto Mata Água na Mesa veio a partir do Comitê de Meio Ambiente implantado pela Assenor e agora coroado com êxito, com a participação neste sábado das pessoas e entidades que se prontificaram em ajudar no evento de grande importância para a conscientização da preservação das matas e nascentes, como ocorreu na Bica da Lilita.

Natan foi mais além ao adiantar que o projeto tem por finalidade um trabalho de conscientização para a importância da preservação de mais de três mil nascentes no município de São Mateus. “Teve início na microbacia do Rio Preto, por ser uma das maiores e mais importantes”, explica, adiantando que já foram feitas visitas a 25 nascentes e seus proprietários, com a proposta de dar início a este trabalho realizado no sábado.

O presidente da Assenor adiantou ainda que para este mês já há pelo menos outros dois plantios de árvores, sendo um nesta quarta-feira (5) às 9 horas no Cerimonial Green Park, no Rio Preto, e numa propriedade rural no dia 22 ou 29.

Veja imagens do evento:

 

Leia mais:  Caminhão-cegonha pega fogo na BR-101, veja vídeo

Comentários do Facebook
publicidade

Meio Ambiente

Espírito Santo terá a primeira usina de energia limpa

Publicado

em

O Espírito Santo será pioneiro no que diz respeito a uso de energia limpa no país. O estado contará com uma usina de geração de energia através do biogás a partir do lixo das cidades. O começo do projeto está previsto para o segundo semestre deste ano e será encabeçado por uma empresa chamada Marca Ambiental.

A matéria-prima usada na usina será de mais de 1 tonelada de resíduos sólidos, que são recolhidos geralmente por dia pelas empresas que tomam conta da limpeza dos municípios de Vitória, Cariacica e Serra. De acordo com o Sindicato Estadual das Empresas de Limpeza Urbana do Espírito Santo, o projeto irá beneficiar os municípios e a população.

Primeira Usina

A expectativa para a primeira usina de biogás começar a funcionar é que atinja 5 megawatts de energia, valor que seria capaz de abastecer cerca de 20 mil moradias. A unidade será dividida em três etapas: a de captação, por uma tubulação adequada, uma usina que irá purificar o biogás e a geração de energia será por motogeradores que serão colocados no interior de contêiners, para minimizar qualquer tipo de barulho.

Para a economia do Espírito Santo, a usina irás gerar receita, imposto e claro, irá empregar várias pessoas, de forma direta ou indireta. As vantagens para essas empresas com esse tipo de usina é que a utilização do biogás é utilizar uma energia barata e limpa, consequentemente mais sustentável.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Reflorestar inicia ações para proteger 500 nascentes no ES
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Nacional2 minutos atrás

Mãe denuncia padrinho por estuprar as duas filhas dela de 7 e 8 anos

Acima de qualquer suspeita, como alguém da família, a frieza do algoz ainda causa estranheza à comerciante Cláudia Conceição Santos,...

Esportes21 minutos atrás

Campeão do Mundo em 2014 planeja se aposentar com apenas 33 anos

Lalo Villar/AP Jogador campeão do mundo com a Alemanha em 2014 planeja se aposentar com apenas 33 anos. Um dos...

Esportes21 minutos atrás

Egípcio é expulso da seleção após ser acusado de assédio por várias mulheres

EFE Amr Warda foi acusado de assédio por várias mulheres nas redes sociais e afastado da seleção egípcia A Copa...

Esportes21 minutos atrás

Atleta brasileira desabafa e revela por que desistiu de vaga para Tóquio 2020

Arquivo pessoal A atleta brasileira Karen Jonz, tetracampeã mundial de skate vertical A atleta brasileira Karen Jonz , tetracampeã mundial...

Esportes21 minutos atrás

Especulado no Fluminense, Buffon está próximo de voltar para a Juventus

Reprodução/Twitter O goleiro Gianluiggi Buffon em sua despedida da Juventus Mesmo especulado em outros clubes europeus, o goleiro Gianluigi Buffon...

Esportes21 minutos atrás

Capitã dos EUA, Megan Rapinoe desafia Trump: “Não vou para p… da Casa Branca”

Reprodução / Getty Megan Rapinoe se manifestou contra Donald Trump A relação de alguns atletas americanos com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...

Esportes21 minutos atrás

Jogador é anunciado como reforço de dois clubes em um intervalo de 30 minutos

Divulgação Paulinho Meireles, jogador de futsal que “acertou” com dois clubes O jogador de futsal  Paulinho Meireles , jovem ala...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana