conecte-se conosco



Meio Ambiente

Assenor promove ação na Semana do Meio Ambiente em São Mateus

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – A Associação Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo (Assenor) lançou no último sábado (01) a nova fase do Projeto Água na Mesa, com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica no entorno da nascente do Forno Velho, na divisa dos bairros Carapina e Jaqueline, conhecida como Bica da Lilita, propriedade de Joselita dos Santos Nascimento. O evento marou o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), com participação maciça de crianças, jovens e adolescentes acompanhados por familiares. Também se fez presente o 7º Grupo de Escoteiro Agenor de Souza Lé, que realizou em São Mateus o 28º Mutirão Nacional Escoteiro em Ação Ecológica (MutECO), com o tema Escotismo: uma aventura saudável.

De acordo com a Assenor o projeto tem apoio de instituições públicas e privadas como Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, 7º Grupo Escoteiro Agenor de Souza Lé, Cáritas Diocesana, Projeto Araçá, Ufes, FVC, Comitê da Bacia do Rio Cricaré, Idaf, Incaper, Lions Clube de São Mateus, Sindicato Rural, Emflora, Suzano Papel e Celulose, Conselho de Segurança da Região dos Quilômetros, Conselho de Segurança de São Mateus, Polícia Ambiental, Crea, OAB, Coopbac, dentre outros.

O empresário Natanagildo Beltrame, o Natal, explicou que o Projeto Mata Água na Mesa veio a partir do Comitê de Meio Ambiente implantado pela Assenor e agora coroado com êxito, com a participação neste sábado das pessoas e entidades que se prontificaram em ajudar no evento de grande importância para a conscientização da preservação das matas e nascentes, como ocorreu na Bica da Lilita.

Natan foi mais além ao adiantar que o projeto tem por finalidade um trabalho de conscientização para a importância da preservação de mais de três mil nascentes no município de São Mateus. “Teve início na microbacia do Rio Preto, por ser uma das maiores e mais importantes”, explica, adiantando que já foram feitas visitas a 25 nascentes e seus proprietários, com a proposta de dar início a este trabalho realizado no sábado.

O presidente da Assenor adiantou ainda que para este mês já há pelo menos outros dois plantios de árvores, sendo um nesta quarta-feira (5) às 9 horas no Cerimonial Green Park, no Rio Preto, e numa propriedade rural no dia 22 ou 29.

Veja imagens do evento:

 

Comentários do Facebook

Meio Ambiente

Poluição de plástico em oceanos pode triplicar até 2040, segundo estudo

Publicado

em

Pesquisa oferece soluções para reduzir poluição em mais de 80%

A quantidade de resíduo plástico fluindo para os oceanos e matando a vida marinha pode triplicar nos próximos 20 anos, a menos que empresas e governos consigam diminuir drasticamente a poluição provocada pelo produto, mostrou estudo publicado nessa quinta-feira (23).

O consumo de plástico descartável aumentou durante a pandemia do novo coronavírus, de acordo com a organização não governamental (ONG) Associação Internacional de Resíduos Sólidos. Máscaras e luvas de látex estão indo parar em praias remotas da Ásia todos os dias. Aterros sanitários de todo o mundo estão recebendo quantidades recordes de embalagens de comida e de outros tipos de produtos entregues em domicílio.

A nova pesquisa, produzida por cientistas e especialistas da indústria para o The Pew Charitable Trusts e a Systemiq, oferece soluções que poderiam cortar em mais de 80% o volume projetado de plástico nos oceanos.

O roteiro para conter a crise desenfreada de resíduo plástico lançado nos oceanos é um dos mais detalhados já apresentados em estudo. No entanto, se nenhuma ação for tomada, a quantidade de plástico seguindo para os mares a cada ano aumentará de 11 milhões de toneladas para 29 milhões, deixando um acúmulo de 600 milhões de toneladas à deriva nos oceanos até 2040 – peso equivalente a 3 milhões de baleias-azuis, segundo o estudo publicado no periódico científico Science.

“A poluição plástica é algo que afeta a todos. Não é algo do tipo ‘o problema é seu, não meu’. Não é problema de um país. É problema de todos”, disse Winnie Lau, gerente-sênior do Pew e coautora do estudo. “Vai piorar se não fizermos nada”.

A quantidade de resíduo plástico produzido anualmente vem aumentando rapidamente desde 1950. Em 2017, ela estava em 348 milhões de toneladas, e deve voltar a dobrar até 2040, estima o documento.


(*Agência Brasil)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional6 minutos atrás

Sobrinho de Pablo Escobar acha R$ 100 mil escondidos em parede

BBC Pablo Escobar foi morto pela polícia em 1993 O sobrinho do narcotraficante Pablo Escobar, Nicolás Escobar, encontrou milhões de...

Política6 minutos atrás

Bolsonaro diz que já tem candidatos em São Paulo, Santos e Manaus

Reprodução/Youtube Jair Bolsonaro durante live nesta quinta-feira (24) ao lado ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles O presidente Jair Bolsonaro...

Saúde21 minutos atrás

Covid-19: Brasil tem 139 mil mortes e 4,65 milhões de casos acumulados

. O número de pessoas que se infectaram com o novo coronavírus desde o início da pandemia subiu para 4.657.702....

Entretenimento36 minutos atrás

Edu Guedes lembra quando chorou pela grávida de Taubaté: “Zoado até hoje”

Reprodução “Ela enganou todo mundo, mas só o Edu que aparece chorando. Eu não vou perder minha essência por causa...

Internacional36 minutos atrás

Mais de 50 caranguejos gigantes invadem churrasco de família; assista

    Reprodução / Daily Mail Austrália – Em busca de comida, os crustáceos invadiram churrasco de família Na Austrália...

Economia51 minutos atrás

Auxílio de mil dólares: Bolsonaro diz que arredondou o valor no discurso na ONU

Reprodução YouTube/Jair Bolsonaro Presidente chamou de ‘esquerdalha’ a imprensa e a população que questionou o valor citado na conferência das...

Nacional51 minutos atrás

Michelle Bolsonaro denuncia supostas calúnias contra ela nas redes sociais

Carolina Antunes/PR Primeira-dama Michelle Bolsonaro A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, mulher de Jair Bolsonaro (sem partido), foi ouvida, na tarde desta...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!