conecte-se conosco


Meio Ambiente

Alunos de Conceição da Barra aprendem sobre educação ambiental com o BPMA

Publicado

em

Nesta quinta-feira (16), a equipe de educação ambiental da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizou palestra e exposição para um grupo de 46 estudantes da Escola Polo Municipal de Ensino Fundamental Antônio Brunelli, em Conceição da Barra.

A ação foi realizada em conjunto com a ONG “Ekobé” na base administrativa da Floresta Nacional do Rio Preto (Flona do Rio Preto), unidade de conservação de Conceição da Barra.

Foram expostos 16 animais empalhados da fauna silvestre brasileira que são encontrados na região. Os militares explicaram suas funções e a importância para a qualidade de vida dos seres humanos.

Os alunos participaram de um passeio ecológico por uma trilha no interior da unidade de conservação e tiveram contato com a natureza, aprendendo sobre a importância das florestas e dos amimais que nela habitam.

A administração da Flona do Rio Preto destruiu 554 gaiolas e viveiros que foram apreendidos pela 3ª Companhia Ambiental durante as operações realizadas no 1º trimestre de 2019. Os pássaros encontrados nas gaiolas foram encaminhados à Flona para a reabilitação e posterior soltura na natureza.

O comandante da 3ª Companhia Ambiental, capitão Fabrício Pereira Rocha, informa que a subunidade está aberta às solicitações por parte de ONGs, projetos sociais e instituições de ensino para realizar palestras e exposições de educação ambiental. O agendamento pode ser feito através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (27) 3767-7611.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Polícia flagra pássaros silvestres presos em gaiolas em pousada de Barra Nova
publicidade

Meio Ambiente

Período de defeso do caranguejo-uçá começa no dia 10 de janeiro no ES

Publicado

em

Trata-se da fase de reprodução da espécie. Captura e comercialização ficam proibidas nestas épocas: são quatro períodos de ‘andada’ no ano.

O primeiro período de defeso da espécie Ucides cordatus, popularmente conhecido como caranguejo-uçá, começa no dia 10 de janeiro e vai até o dia 15 do mesmo mês no Espírito Santo. Com isso, está proibida a sua captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização.

Também está proibida a comercialização das partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), durante os dias de “andada”. De acordo com o calendário estabelecido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), há quatro períodos de defeso e o encerramento se dá no mês de abril.

“Durante o período de defeso, a comercialização só está permitida para o caranguejo em estoque e devidamente autorizado. Entende-se por manutenção em cativeiro o confinamento artificial do caranguejo vivo em qualquer ambiente no Estado do Espírito Santo”, explica o agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos, Anderson Ferrari.

A “andada” é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

A fiscalização se dá em cada município, mediante constatação técnica pelo órgão municipal responsável pela gestão ambiental. No município não produtor do caranguejo-uçá, deverá ser respeitado o calendário de andada na região de origem do produto, acompanhado de guia ou documento oficial para transporte e comercialização. Os infratores às regras estão sujeitos às penalidades e às sanções previstas na Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Confira os períodos do defeso do caranguejo-uçá em 2020:

  • 1º Período: de 10/01/2020 a 15/01/2020;
  • 2º Período: de 09/02/2020 a 14/02/2020;
  • 3º Período: de 09/03/2020 a 14/03/2020;
  • 4º Período: de 07/04/2020 a 12/04/2020.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Seis pessoas detidas por escavação irregular e desmate em Conceição da Barra
Continue lendo
Mulher6 minutos atrás

Nutrição e bronzeado: quais alimentos ajudam a cuidar da pele no verão?

O verão, marcado por altas temperaturas e sol intenso, é uma estação que exige cuidados com a pele. Para proteger...

Mulher19 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 26 de janeiro de 2020

arrow-options Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente Leia também: Horóscopo Chinês: o...

Carros e Motos19 minutos atrás

Guardiola já danificou seus carros em R$ 2,5 mi na Inglaterra

arrow-options Reprodução/Twitter O treinador espanhol do Manchester City Pep Guardiola que já teria gasto R$ 2,5 mi para reparar sua...

Economia40 minutos atrás

Perfil paulistano: veja as profissões com mais oportunidades em São Paulo

arrow-options Marcelo Camargo/ABr São Paulo é a terra das oportunidades para profissionais como vendedores e analista de sistemas A cidade...

Tecnologia40 minutos atrás

Assim como futebol americano, EUA quer criar liga de Fortnite nas escolas

arrow-options Divulgação/Epic Games Fortnite se torna esporte em escolas norte-americanas A startup PlayVS fez um contrato de parceria com a...

Tecnologia2 horas atrás

LGPD passa a valer em agosto: lei irá mesmo proteger nossos dados?

arrow-options Marcello Casal Jr/Agência Brasil Maioria das empresas não tem como atender à Lei de Proteção de Dados Chegou a...

Nacional7 horas atrás

Vale distribuirá a acionistas mais que dobro do gasto com indenizações

arrow-options Lucas Hallel Ascom/Funai Indígenas Pataxó Hã-hã-hãe vivem na aldeia Naõ Xohã, às margens do rio Paraopeba, em Brumadinho Para...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana