Connect with us

Contas em dia

Mais de 76 mil capixabas deixam inadimplência em janeiro

Published

on

Cliente paga com cartão de crédito. Imagem ilustrativa | Divulgação
Índice de famílias que estão no vermelho caiu para 33,9% no estado, um recuo de 1,8% em relação a dezembro de 2025

O Espírito Santo começou 2026 com queda na inadimplência e retirou 76,9 mil capixabas da condição de negativados. Em janeiro, o índice de famílias no vermelho ficou em 33,9%, recuo de 1,8 ponto percentual em relação a dezembro de 2025 (35,7%).

Os dados são do Connect Fecomércio-ES, com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A redução foi puxada principalmente pelas famílias com renda de até 10 salários mínimos (R$ 16.210), cuja inadimplência caiu de 40,1% para 38%. A estimativa é que cerca de 73,9 mil capixabas desse grupo tenham deixado a inadimplência em janeiro.

Entre as famílias com renda superior a 10 salários mínimos, a taxa recuou de 11% para 10,5%, permanecendo abaixo da média nacional dessa faixa (14,8%).

O índice estadual segue próximo ao registrado em janeiro de 2025 (33,5%) e à média de 2025 (33,8%). Para o coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, o cenário ainda exige cautela.

“O resultado é positivo, mas não significa que o problema esteja superado. A redução da inadimplência representa um alívio para milhares de famílias, especialmente as de menor renda. No entanto, seguimos em um patamar elevado e acima da média brasileira, o que mostra que o ambiente de crédito continua pressionado”, explicou.


Dívidas e capacidade de pagamento

Segundo dados do Serasa Experian analisados no relatório, o tíquete médio da dívida no Espírito Santo foi de R$ 1.499,10 em janeiro. O número médio de dívidas por capixaba inadimplente se aproximou de quatro no mês.

Houve também melhora na capacidade de pagamento das famílias com renda de até 10 salários mínimos. O percentual das que afirmam conseguir quitar as dívidas em atraso no próximo mês subiu de 13,3% em dezembro para 15% em janeiro.

Outro sinal positivo foi o aumento da participação das dívidas em atraso por até 30 dias. Entre as famílias de menor renda, o índice avançou para 15,7%. Já entre as de maior renda, houve alta mais expressiva, chegando a 33,3%.

“O aumento das dívidas com atraso de até 30 dias é positivo porque mostra que mais famílias estão conseguindo regularizar suas contas rapidamente, antes de entrar em inadimplência plena”, avaliou Spalenza.


Cartão de crédito lidera

O cartão de crédito segue como a principal modalidade de endividamento das famílias capixabas: 99,4% das famílias de maior renda e 91,6% das de menor renda declararam utilizar essa forma de crédito.

Entre as famílias de menor renda, também se destacam carnês e crédito pessoal, geralmente ligados ao consumo imediato e a juros mais elevados.

Já entre as famílias de maior renda, predominam financiamentos imobiliários e de veículos, associados à aquisição de bens duráveis.

No geral, 89,5% das famílias capixabas possuem algum tipo de dívida a pagar.

A pesquisa completa está disponível no site do Connect Fecomércio-ES.


📲 Curtiu essa notícia? Siga o FA NOTÍCIAS
No Twitter, Facebook e Instagram.
Entre nos grupos  WhatsApp e Telegram!
Venha participar do nosso canal de notícias no WhatsApp

Comente Abaixo
Horóscopo8 minutos ago

Horóscopo do dia | previsão para os 12 signos em 21/02/2026

Os piscianos se entregam demais aos outros e a seus projetos, têm necessidade de um lugar calmo e privado onde...

Estadual3 horas ago

Governo do Estado amplia investimentos em Vila Pavão com obras, equipamentos e novos repasses

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço estiveram, nesta sexta-feira (20), no município de Vila Pavão,...

Estadual4 horas ago

Nova Venécia recebe investimentos do Governo do Estado em infraestrutura, educação e desenvolvimento social

Nova Venécia está recebendo um pacote de investimentos do Governo do Estado nas áreas de infraestrutura rural e urbana, educação,...

Polícia Federal5 horas ago

PF e PRF apreendem cerca de 54 kg de pasta base de cocaína na Via Dutra/RJ

Rio de Janeiro/RJ. Nesta sexta-feira (20/2), a Polícia Federal prendeu em flagrante o motorista de um caminhão que transportava um...

Internacional5 horas ago

Ex-participante do Ídolos é preso suspeito de matar esposa

Caleb Flynn, que participou do programa Ídolos nos EUA, foi detido em Ohio após a polícia encontrar o corpo da...

Entretenimento5 horas ago

Thaila Ayala e Renato Góes curtem temporada em Paris: ‘É lindeza demais’

Thaila Ayala e Renato Góes aproveitaram uma viagem romântica para Paris, na França. Nesta sexta-feira (20), a atriz abriu um...

Estadual6 horas ago

Penitenciária Agrícola do Espírito Santo retoma projeto de equoterapia após recesso

Após período de recesso, a Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) retomou as atividades do projeto de Equoterapia, desenvolvido em...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana