Connect with us

Estadual

Junho começa com frente fria no ES; veja a previsão para o mês

Published

on

Reprodução: Internet

Levantamento do portal Climatempo indica que Estado vai enfrentar dias com queda de temperaturas e chuvas frequentes

Junho será marcado por passagens de frentes frias que vão trazer chuvas e quedas nas temperaturas no Espírito Santo.  As previsões são da meteorologista Josélia Pegorin, do portal Climatempo. Apesar de o inverno começar oficialmente em 21 de junho, a sensação de frio continua dando o ar da graça antes; assim como foi em maio. 

“A primeira quinzena de junho terá duas frentes frias que vão manter o Espírito Santo com muitas nuvens e chuva frequente. A chuva deve ocorrer em todo o estado”, aponta a especialista.

LEIA MAIS: Mais de 3,8 milhões deixam de receber auxílio emergencial

Com o avanço do mês, o frio não dará trégua. Isso porque, na segunda quinzena, uma outra frente fria forte avança pela Região Sudeste e traz uma massa de ar frio intensa, que volta a derrubar as temperaturas. 

“Há previsão de mais massas de frio de origem polar chegando ao Espírito Santo em julho que vão deixar vários dias frios”, complementa.

Josélia explica que o Espírito Santo é um estado que nem sempre é influenciado por frentes frias que chegam ao Sudeste do Brasil. “Mas recebe influência de eventuais circulações marítimas e da entrada de áreas de instabilidade que crescem no mar, que podem provocar chuva por vários dias, mas em geral de fraca a moderada intensidade. Às vezes, chove pouco, mas várias áreas do estado ficam com muitas nuvens”, explica.

Não haverá grandes volumes de chuva em junho no território capixaba. “Historicamente os volumes médios de chuva em junho no ES são bem menores do que no meses de verão e variam de 20 mm a 70 mm. Para Vitória, a média de chuva para junho é de 70mm”, pontua, esclarecendo que os números foram calculados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Previsão de chuva no ES no primeiro dia de junho, diz Incaper

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), junho já começa com chuva. Nesta quarta-feira (01), o tempo segue instável na metade Norte do Estado. 

Há previsão de chuva rápida, em alguns momentos do dia, na regiões Norte, Nordeste e Noroeste. Chove rápido, entre a madrugada e manhã, na região das Três Santas (Santa Leopoldina, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá) e na Grande Vitória, com aberturas de nuvens no decorrer do dia. 

LEIA MAIS: Chuvas diminuem e temperaturas devem subir no ES nos próximos dias

Não há previsão de chuva na região Sul e demais partes da Serrana. As temperaturas terão pequeno declínio no Espírito Santo.

Na Grande Vitória, chuva rápida entre madrugada/manhã, com aberturas de nuvens no decorrer do dia. Em Vitória, mínima de 20 °C e máxima de 27 °C.

Na Região Sul, incluindo Cachoeiro de Itapemirim e Alegre, sol entre poucas nuvens. Não chove. Nas áreas menos elevadas, temperatura mínima de 17 °C e máxima de 30 °C.

Na Região Serrana, chuva rápida entre madrugada/manhã, na região de Santa Teresa, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, com aberturas de nuvens no decorrer do dia. Nas áreas menos elevadas, temperatura mínima de 17 °C e máxima de 28 °C. Nas áreas altas, mínima de 13 °C e máxima de 24 °C.

Na Região Norte, onde está Linhares e Conceição da Barra, muitas nuvens e aberturas de sol. Chove rápido, em alguns momentos do dia. Temperatura mínima de 21 °C e máxima de 29 °C.

No Noroeste, muitas nuvens e aberturas de sol. Chove rápido também em alguns momentos do dia. Nas áreas menos elevadas, temperatura mínima de 21 °C e máxima de 29 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 18 °C e máxima de 27 °C.

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter e  Instagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.


(*Folha Vitória)

Comente Abaixo
Economia48 segundos ago

Ao menos 18 estados e o DF reduzem ICMS sobre combustíveis

FreePik Os combustíveis têm parcela significativa de seu preço composto por impostos federais e estaduais, como o ICMS Até amanhã...

Entretenimento1 minuto ago

Criança invade palco em show de Juliette no São João de Caruaru; veja

Reprodução/YouTube – 03.07.2022 Juliette com criança no show de São João de Caruaru Nova rainha dos baixinhos na área? Neste...

Saúde26 minutos ago

SP vacina contra covid-19 e gripe em parques e na Avenida Paulista

Para ampliar a cobertura vacinal da população da cidade, a prefeitura de São Paulo disponibiliza hoje (3) seis locais para a vacinação:...

Entretenimento26 minutos ago

Ricky Martin recebe ordem de restrição por violência doméstica

Reprodução/Instagram – 03.07.2022 Cantor Ricky Martin Ricky Martin se tornou alvo de uma ordem de restrição após ser acusado de...

Sem categoria28 minutos ago

Mirella resolve fazer topless na sacada de sua casa e é flagrada: “OnlyFans grátis”

Se você realmente chegou a cogitar que Mirella não iria dar o que falar em seu Instagram na madrugada deste sábado (02),...

Política31 minutos ago

Crivella diz ter colocado ‘nome à disposição’ para o governo do Rio

Fernando Frazão/Agência Brasil Crivella admite concorrer ao governo do Rio O ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos) , em entrevista...

Saúde31 minutos ago

Distrito Federal tem primeiro caso de varíola dos macacos

O Distrito Federal (DF) registrou o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox). De acordo com comunicado divulgado ontem (2) pela Secretaria...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana