Connect with us

Política

Deputado quer mutirão permanente de saúde para reduzir filas no ES

Published

on

Com o objetivo de reduzir filas, acelerar atendimentos e garantir acesso igualitário aos serviços de saúde, o deputado estadual Zé Preto apresentou a Indicação 29/2026 ao governo do Espírito Santo solicitando a criação e manutenção de mutirões permanentes de consultas especializadas, exames diagnósticos e cirurgias eletivas em todo o território capixaba.

A proposta busca enfrentar um dos principais desafios da saúde pública: a longa espera por atendimentos especializados, exames e procedimentos cirúrgicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o parlamentar, a demora no atendimento agrava doenças inicialmente simples, compromete a qualidade de vida dos pacientes e aumenta a procura por serviços de urgência e emergência, contribuindo para a superlotação das unidades de pronto atendimento. Além disso, as filas prolongadas geram impactos psicológicos e financeiros para milhares de famílias.

“Os mutirões de saúde são altamente eficazes. Entre os benefícios estão a redução rápida da demanda reprimida, a otimização do uso de equipamentos e equipes médicas, a agilidade nos diagnósticos e tratamentos e o fortalecimento da rede pública de saúde”, expõe o parlamentar no texto da proposta.

Para Zé Preto, a medida é urgente e essencial para assegurar que crianças, adultos e idosos não aguardem meses ou até anos por procedimentos que podem ser realizados de forma mais rápida e organizada.

A matéria sugere a realização de mutirões mensais ou bimestrais de consultas em especialidades com maior demanda, como cardiologia, ortopedia, ginecologia, oftalmologia, dermatologia e pediatria. Também está prevista a ampliação da oferta de exames diagnósticos, incluindo ultrassonografia, mamografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, endoscopia, ressonância magnética (por meio de convênios) e exames laboratoriais.

Outro ponto é a realização de mutirões de cirurgias eletivas, priorizando procedimentos com maior fila de espera, como cirurgias de catarata, hérnia, vasectomia, laqueadura, retirada de cistos, correções ortopédicas simples, cirurgias ginecológicas e pequenas cirurgias ambulatoriais.

O texto também sugere parcerias com hospitais, clínicas credenciadas e consórcios de saúde, além da formação de forças-tarefa com profissionais da área, por meio de contratações temporárias ou pagamento de horas extras regulamentadas, sem comprometer o atendimento de rotina.

A Indicação Parlamentar 29/2026 foi aprovada pelo Plenário no dia 3 de fevereiro e encaminhada ao Poder Executivo.

Fonte: POLÍTICA ES

Comente Abaixo
Horóscopo1 hora ago

Horóscopo do dia | previsão para os 12 signos em 21/02/2026

Os piscianos se entregam demais aos outros e a seus projetos, têm necessidade de um lugar calmo e privado onde...

Estadual4 horas ago

Governo do Estado amplia investimentos em Vila Pavão com obras, equipamentos e novos repasses

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço estiveram, nesta sexta-feira (20), no município de Vila Pavão,...

Estadual5 horas ago

Nova Venécia recebe investimentos do Governo do Estado em infraestrutura, educação e desenvolvimento social

Nova Venécia está recebendo um pacote de investimentos do Governo do Estado nas áreas de infraestrutura rural e urbana, educação,...

Polícia Federal6 horas ago

PF e PRF apreendem cerca de 54 kg de pasta base de cocaína na Via Dutra/RJ

Rio de Janeiro/RJ. Nesta sexta-feira (20/2), a Polícia Federal prendeu em flagrante o motorista de um caminhão que transportava um...

Internacional6 horas ago

Ex-participante do Ídolos é preso suspeito de matar esposa

Caleb Flynn, que participou do programa Ídolos nos EUA, foi detido em Ohio após a polícia encontrar o corpo da...

Entretenimento6 horas ago

Thaila Ayala e Renato Góes curtem temporada em Paris: ‘É lindeza demais’

Thaila Ayala e Renato Góes aproveitaram uma viagem romântica para Paris, na França. Nesta sexta-feira (20), a atriz abriu um...

Estadual7 horas ago

Penitenciária Agrícola do Espírito Santo retoma projeto de equoterapia após recesso

Após período de recesso, a Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) retomou as atividades do projeto de Equoterapia, desenvolvido em...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana