HEAD BODY
Connect with us

Destaque

Curso de Arquitetura da FVC inova e firma convênio com a SECULT

Published

on

A parceria consiste na documentação dos casarios tombados no Porto e o mapeamento de toda área histórica.
SÃO MATEUS – Trinta e quatro casas tombadas pelo patrimônio histórico do Espírito Santo estão sendo estudadas e mapeadas por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), com o acompanhamento e coordenação da Secretaria Estadual de Cultura (SECULT).
O projeto, que consiste no cadastramento de todos os imóveis tombados do Porto é parte do convênio firmado recentemente entre a SECULT. A coordenadora do curso, Patrícia Madeira, explica que os acadêmicos têm realizado trabalhos de iniciação científica e que o comprometimento do curso em valorizar a cidade, destacando a arquitetura local, resultou na assinatura do convênio. “Dentro de um projeto chamado ‘Ciclo Histórico’, que tem o objetivo de apresentar aos alunos os cinco Sítios Históricos do Espírito Santo (Itapina – Colatina, Mimoso do Sul, Santa Leopoldina, Muqui e Porto – São Mateus), realizamos aulas frequentemente no Porto, incentivando cada futuro arquiteto a conhecer  a beleza local. Além disso, uma vez por semana, oito alunos vão ao Porto colher dados para a produção de um documento de todo patrimônio histórico tombado”, salientou.
Com esses dados, o município conseguirá a regularização fundiária dos imóveis tombados e ainda um documento arquitetônico de cada casario, o que segundo Patrícia, é de extrema relevância. “O objetivo é produzir um documento de todo patrimônio histórico tombado, hoje não há esse registro arquitetônico. Com esses documentos em mãos, a prefeitura poderá por exemplo, recorrer a recursos para revitalização e restauração, além de regularizar o uso dos espaços por empresas e pessoas. Se pega fogo em um casario daquele, como será feita a reconstituição de como era se não há documento arquitetônico com as características do imóvel?”, argumentou.
Todo esse trabalho desenvolvido pelo curso faz parte do quadro de atividades complementares, que deve somar 300 horas ao final do curso. Patrícia adiantou que quase metade já foi concluída e que a expectativa é ultrapassar a meta. “Realizamos muitas atividades com os alunos. Queremos oferecer a eles além de conhecimento, experiência, que contribuirá para a formação do arquitetos que serão”, ressaltou.
Dentre outras atividades que integram o calendário do curso está, por exemplo, Semana de Tecnologia da Arquitetura, que permite que os alunos conheçam diferentes e inovadoras opções do mundo da arquitetura. A última contou com a participação de donos de lojas de móveis, revestimentos, tinta e automação. Para a próxima edição do evento, está sendo programado um tema sobre sustentabilidade na obra.
_DSC9898Outra atividade que inovou a maneira de recomeçar as aulas e que faz parte do calendário é a Semana Máxima de Arquitetura, que de acordo com a coordenadora, tem o objetivo de atrair os estudantes logo no início dos semestres. A primeira edição, realizada em agosto, ofereceu aos alunos capacitação para trabalhar com clientes de baixa renda. “Oferecemos um curso de produção de tinta à base de terra e que tem durabilidade igual ou superior à tinta comercial, isso é legal de trabalhar com o aluno. Um pessoa que vai trabalhar com baixa renda precisa ofertar a ele produtos de menor custo e com benefícios duráveis”.
Para 2017, a coordenação já planeja uma viagem para Petrópolis (RJ), com o objetivo de conhecer a arquitetura da cidade histórica, através do projeto Caminhar, que também já visitou a cidade de Outro Preto (MG). Ainda dentro do projeto Ciclo Histórico, os alunos de arquitetura já passaram por Muqui e pelo Centro Histórico de Vitória. Outra atividade ofertada foi o curso de fotografia com celular. “O olho do arquiteto precisa estar atento mas é preciso também saber fazer o registro fotográfico”, explicou Patrícia.
Formação de Arquitetos
O curso de arquitetura da FVC é recente. A primeira turma se forma no final do primeiro semestre de 2019. São quatro turmas no total, com 105 alunos. A coordenação do curso é de Patrícia Madeira, arquiteta formada pela UFES, com curso técnico em  edificações, mestrado profissional de tecnologia ambiental e 18 anos de experiência no mercado. Patrícia fala empolgada sobre o curso e o que sonha. “A arquitetura não é só a sala de aula, é conhecer o mundo, saber o que está acontecendo ao redor, ser atual, aprender coisas que podem agregar ao conhecimento. Se eu pudesse levaria eles para a Europa, mas infelizmente não é possível. Por isso oferecemos aos alunos aulas de laboratório com passeio eletrônico pelos museus do mundo, conhecendo todos os tipos de arquitetura”, contou. Sobre os sonhos? A coordenadora tem o objetivo de realizar dois grandes eventos da arquitetura em São Mateus: a Casa Cor e o Morar Mais.
Para quem deseja conhecer o curso ou ingressar na faculdade, Patrícia afirma que além de conhecimento, o candidato vai encontrar muito amor pela profissão. “O arquiteto entra na casa das pessoas e trabalha com sonhos. O nosso comprometimento é mostrar que não é só dinheiro”.
E são muitas as possibilidades de atuação. Um arquiteto pode atuar em 21 diferentes áreas, como paisagista, designer, projetista, urbanista, consultor, etc.
Serviço:
Curso de Arquitetura da FVC
Novas turmas: 2017/01
Duração: 05 anos
Mais informações: secretaria na faculdade ou pelo site
Telefone FVC:
 
 

Comente Abaixo
Esportes5 horas ago

Vasco e Flamengo empatam em clássico movimentado

Em um clássico carioca eletrizante, Vasco e Flamengo empataram em 0 a 0 neste sábado, no Maracanã, em partida válida...

Esportes5 horas ago

Corinthians vence o Sport de virada com dois gols de Memphis Depay no Brasileirão

Após duas derrotas consecutivas, o Corinthians reencontrou o caminho da vitória no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, 19 de abril de...

Entretenimento8 horas ago

Larissa Manoela curte sábado em cachoeira de sua mansão: ‘Sem sair de casa’

Larissa Manoela curtiu um banho de cachoeira na tarde deste sábado (19), no quintal de sua casa e compartilhou o...

Entretenimento9 horas ago

Angélica se diverte com Eva em parques da Flórida: ‘Do jeitinho que a gente gosta’

Angélica viajou para os Estados Unidos e, durante sua passagem pela Flórida, passeou com a filha, Eva, de 12 anos,...

Polícia Federal9 horas ago

PF apreende 44 celulares no aeroporto de AL

Maceió/AL. A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (17/4), a apreensão de 44 telefones celulares com indícios de descaminho no aeroporto Internacional...

Nacional10 horas ago

VÍDEO | Lutador morre uma semana após sofrer nocaute em evento amador de boxe

Lucas Lazarini, de 28 anos, estava internado até essa sexta-feira (18/4), quando morreu por complicações do golpe O boxeador Lucas...

Nacional10 horas ago

Incêndio em lancha deixa 10 feridos em Maragogi; criança está entre vítimas

A causa do incêndio ainda não foi identificada e a polícia investiga o caso Dez pessoas ficaram feridas, três delas...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana