Connect with us

Destaque

Curso de Arquitetura da FVC inova e firma convênio com a SECULT

Published

on

A parceria consiste na documentação dos casarios tombados no Porto e o mapeamento de toda área histórica.
SÃO MATEUS – Trinta e quatro casas tombadas pelo patrimônio histórico do Espírito Santo estão sendo estudadas e mapeadas por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), com o acompanhamento e coordenação da Secretaria Estadual de Cultura (SECULT).
O projeto, que consiste no cadastramento de todos os imóveis tombados do Porto é parte do convênio firmado recentemente entre a SECULT. A coordenadora do curso, Patrícia Madeira, explica que os acadêmicos têm realizado trabalhos de iniciação científica e que o comprometimento do curso em valorizar a cidade, destacando a arquitetura local, resultou na assinatura do convênio. “Dentro de um projeto chamado ‘Ciclo Histórico’, que tem o objetivo de apresentar aos alunos os cinco Sítios Históricos do Espírito Santo (Itapina – Colatina, Mimoso do Sul, Santa Leopoldina, Muqui e Porto – São Mateus), realizamos aulas frequentemente no Porto, incentivando cada futuro arquiteto a conhecer  a beleza local. Além disso, uma vez por semana, oito alunos vão ao Porto colher dados para a produção de um documento de todo patrimônio histórico tombado”, salientou.
Com esses dados, o município conseguirá a regularização fundiária dos imóveis tombados e ainda um documento arquitetônico de cada casario, o que segundo Patrícia, é de extrema relevância. “O objetivo é produzir um documento de todo patrimônio histórico tombado, hoje não há esse registro arquitetônico. Com esses documentos em mãos, a prefeitura poderá por exemplo, recorrer a recursos para revitalização e restauração, além de regularizar o uso dos espaços por empresas e pessoas. Se pega fogo em um casario daquele, como será feita a reconstituição de como era se não há documento arquitetônico com as características do imóvel?”, argumentou.
Todo esse trabalho desenvolvido pelo curso faz parte do quadro de atividades complementares, que deve somar 300 horas ao final do curso. Patrícia adiantou que quase metade já foi concluída e que a expectativa é ultrapassar a meta. “Realizamos muitas atividades com os alunos. Queremos oferecer a eles além de conhecimento, experiência, que contribuirá para a formação do arquitetos que serão”, ressaltou.
Dentre outras atividades que integram o calendário do curso está, por exemplo, Semana de Tecnologia da Arquitetura, que permite que os alunos conheçam diferentes e inovadoras opções do mundo da arquitetura. A última contou com a participação de donos de lojas de móveis, revestimentos, tinta e automação. Para a próxima edição do evento, está sendo programado um tema sobre sustentabilidade na obra.
_DSC9898Outra atividade que inovou a maneira de recomeçar as aulas e que faz parte do calendário é a Semana Máxima de Arquitetura, que de acordo com a coordenadora, tem o objetivo de atrair os estudantes logo no início dos semestres. A primeira edição, realizada em agosto, ofereceu aos alunos capacitação para trabalhar com clientes de baixa renda. “Oferecemos um curso de produção de tinta à base de terra e que tem durabilidade igual ou superior à tinta comercial, isso é legal de trabalhar com o aluno. Um pessoa que vai trabalhar com baixa renda precisa ofertar a ele produtos de menor custo e com benefícios duráveis”.
Para 2017, a coordenação já planeja uma viagem para Petrópolis (RJ), com o objetivo de conhecer a arquitetura da cidade histórica, através do projeto Caminhar, que também já visitou a cidade de Outro Preto (MG). Ainda dentro do projeto Ciclo Histórico, os alunos de arquitetura já passaram por Muqui e pelo Centro Histórico de Vitória. Outra atividade ofertada foi o curso de fotografia com celular. “O olho do arquiteto precisa estar atento mas é preciso também saber fazer o registro fotográfico”, explicou Patrícia.
Formação de Arquitetos
O curso de arquitetura da FVC é recente. A primeira turma se forma no final do primeiro semestre de 2019. São quatro turmas no total, com 105 alunos. A coordenação do curso é de Patrícia Madeira, arquiteta formada pela UFES, com curso técnico em  edificações, mestrado profissional de tecnologia ambiental e 18 anos de experiência no mercado. Patrícia fala empolgada sobre o curso e o que sonha. “A arquitetura não é só a sala de aula, é conhecer o mundo, saber o que está acontecendo ao redor, ser atual, aprender coisas que podem agregar ao conhecimento. Se eu pudesse levaria eles para a Europa, mas infelizmente não é possível. Por isso oferecemos aos alunos aulas de laboratório com passeio eletrônico pelos museus do mundo, conhecendo todos os tipos de arquitetura”, contou. Sobre os sonhos? A coordenadora tem o objetivo de realizar dois grandes eventos da arquitetura em São Mateus: a Casa Cor e o Morar Mais.
Para quem deseja conhecer o curso ou ingressar na faculdade, Patrícia afirma que além de conhecimento, o candidato vai encontrar muito amor pela profissão. “O arquiteto entra na casa das pessoas e trabalha com sonhos. O nosso comprometimento é mostrar que não é só dinheiro”.
E são muitas as possibilidades de atuação. Um arquiteto pode atuar em 21 diferentes áreas, como paisagista, designer, projetista, urbanista, consultor, etc.
Serviço:
Curso de Arquitetura da FVC
Novas turmas: 2017/01
Duração: 05 anos
Mais informações: secretaria na faculdade ou pelo site
Telefone FVC:
 
 

Comente Abaixo
Política4 minutos ago

Ataque às instituições eleitorais ofendem a Constituição, diz Fachin

Abdias Pinheiro/SECOM/TSE Edson Fachin Nesta segunda-feira (8), o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Edson Fachin, disse que os...

Nacional4 minutos ago

Em UPA de presídio, Bruno Krupp apresenta quadro estável

Divulgação Bruno Kropp está internado em UPA localizada no Complexo de Gericinó, em Bangu Transferido para a Unidade de Pronto-Atendimento...

Nacional4 minutos ago

Ampliação do Projeto Faixa Azul é liberada pelo SENATRAN

A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET – foi autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) a realizar o...

Política4 minutos ago

Deputado destaca iniciativa para inclusão de PcD

Em discurso na sessão plenária desta segunda (8) o deputado Doutor Hércules (Patri) destacou a importância da contratação pelo Tribunal...

Política4 minutos ago

Eduardo Cunha usa decisão de Arthur Lira para ser candidato

Wilson Dias/ Agência Brasil Cunha teve o mandato cassado em 2016 Entre os argumentos usados para recuperar seus direitos políticos,...

Internacional4 minutos ago

Vulcão Cumbre Vieja: vegetação volta a nascer na região de La Palma

Reprodução: Redes Sociais Vegetação do Cumbre Vieja A vegetação da ilha de La Palma voltou a crescer após oito meses...

Economia4 minutos ago

STF mantém despejos e desocupações proibidos até o fim de outubro

STF / Divulgação Supremo Tribunal Federal Por nove votos a dois, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana