Connect with us

Política

Estado poderá ter regras para entregas em condomínios

Published

on

Estabelecer normas aos serviços de entrega em condomínios residenciais ou comerciais, com intermédio de prestadores de serviços. Esse é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 854/2025, apresentado pelo deputado Sergio Meneguelli (Republicanos).

Na justificativa do texto, o autor ressalta que o “equilíbrio entre o direito do consumidor, a dignidade do entregador e a segurança dos condomínios” deve ser a base para a regulamentação do serviço.

O texto proíbe o cliente ou consumidor de exigir que o trabalhador da entrega adentre nos espaços de uso comum do condomínio ou suba até a porta da unidade habitacional ou comercial. A encomenda deve ser deixada e retirada na portaria ou em uma área específica designada pela administração do condomínio, seguindo as regras internas de segurança.

O serviço de entrega é realizado em domicílio, condomínios residenciais, salas comerciais e outros edifícios, após pedido do cliente por meio de plataformas digitais, ou vinculado a empresas e prestadores autônomos.

O projeto também propõe que as plataformas notifiquem, de maneira fixa e explícita, sobre a não exigência de entrega na sua porta por parte dos profissionais, para orientar e esclarecer os consumidores, cabendo às empresas de aplicativo, que possuem vínculo com os entregadores, informar prévia e expressamente as regras do serviço.

“A ausência de norma específica tem ocasionado situações constrangedoras e abusivas, nas quais entregadores são compelidos a circular em áreas internas, subir a andares e acessar unidades, expondo-se a riscos físicos, constrangimentos e, em muitos casos, a tratamento desrespeitoso”, justifica Meneguelli.

O parlamentar cita que o acesso indiscriminado de prestadores de serviço compromete a segurança dos moradores e que a adoção de um local definido pelo condomínio para a entrega, como a portaria, é uma medida simples e eficaz. Caso venha a se tornar lei, os condomínios deverão informar aos moradores sobre a obrigatoriedade do cumprimento da legislação.

A exceção é para casos de pessoas com mobilidade reduzida e idosos, que poderão receber a entrega na porta, uma vez acordado com o entregador, sem custo adicional para o consumidor. Em caso de recusa injustificada do prestador de serviço em realizar a entrega à unidade do cliente, são previstas multa ao aplicativo contratante e suspensão temporária do cadastro do entregador no aplicativo.

Por fim, o autor argumenta que “a proposta harmoniza interesses, reforça a cultura de respeito aos trabalhadores de aplicativos, valoriza a segurança coletiva e previne conflitos cotidianos entre moradores, entregadores e administrações condominiais”.

O projeto ainda deve ser analisado, antes de ser votado em plenário, pelas comissões parlamentares de Justiça, de Defesa dos Direitos Humanos, de Segurança, de Defesa do Consumidor e de Finanças.

Acompanhe o andamento do PL 854/2025

Fonte: POLÍTICA ES

Comente Abaixo
Horóscopo1 hora ago

Horóscopo do dia | previsão para os 12 signos em 21/02/2026

Os piscianos se entregam demais aos outros e a seus projetos, têm necessidade de um lugar calmo e privado onde...

Estadual4 horas ago

Governo do Estado amplia investimentos em Vila Pavão com obras, equipamentos e novos repasses

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço estiveram, nesta sexta-feira (20), no município de Vila Pavão,...

Estadual5 horas ago

Nova Venécia recebe investimentos do Governo do Estado em infraestrutura, educação e desenvolvimento social

Nova Venécia está recebendo um pacote de investimentos do Governo do Estado nas áreas de infraestrutura rural e urbana, educação,...

Polícia Federal6 horas ago

PF e PRF apreendem cerca de 54 kg de pasta base de cocaína na Via Dutra/RJ

Rio de Janeiro/RJ. Nesta sexta-feira (20/2), a Polícia Federal prendeu em flagrante o motorista de um caminhão que transportava um...

Internacional6 horas ago

Ex-participante do Ídolos é preso suspeito de matar esposa

Caleb Flynn, que participou do programa Ídolos nos EUA, foi detido em Ohio após a polícia encontrar o corpo da...

Entretenimento6 horas ago

Thaila Ayala e Renato Góes curtem temporada em Paris: ‘É lindeza demais’

Thaila Ayala e Renato Góes aproveitaram uma viagem romântica para Paris, na França. Nesta sexta-feira (20), a atriz abriu um...

Estadual7 horas ago

Penitenciária Agrícola do Espírito Santo retoma projeto de equoterapia após recesso

Após período de recesso, a Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) retomou as atividades do projeto de Equoterapia, desenvolvido em...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana