conecte-se conosco



Regional

Pescador tem casa destruída por mar em Povoação

Publicado

em

Na semana passada, a Defesa Civil foi ao local avaliar a estrutura do imóvel e orientou que a família deixe o imóvel. Mesmo destruída, ele e a família continuam morando na casa.

O mar está destruindo a casa de um pescador no distrito de Povoação, no litoral de Linhares. A destruição começou no último mês. Na semana passada, a Defesa Civil foi ao local avaliar a estrutura do imóvel e orientou que a família deixe a residência.

Há três meses, o fenômeno vem se acentuando na praia de Povoação e a erosão que a maré tem causado no local preocupa os moradores. Um deles é a casa do pescador Simião Barbosa dos Santos ainda não tinha sido atingida.
No último mês, as ondas destruíram a base da casa, as paredes racharam e foram levadas pelo mar, a sala e o banheiro não existem mais. A parte da residência que ainda está de pé é usada por ele que, apesar de sentir medo, alega não ter para onde ir.
“A gente dorme preocupado com essa zoada do mar, porque ele pode agitar de uma hora para outra e começar a bater na parede. Ele já comeu por baixo da base da casa e qualquer coisa pode cair mais um pedaço. O medo é derrubar uma parede e o telhado cair em cima da gente. Mas eu não tenho para onde ir, então eu vou ficar aqui”, relata o aposentado.
O morador contou que a Defesa Civil esteve no imóvel na última semana para fazer uma vistoria e elaborar um relatório. Esse documento vai definir se a casa será interditada ou não.
“Eu não sei o que vai acontecer. Estou lutando e não tive apoio de ninguém. Eu tenho um terreno em uma ilha no rio, mas que não tenho condição de construir uma casa lá agora”, explicou Simião.
Defesa Civil
A Defesa Civil do município disse que a família foi orientada a não permanecer no local porque o imóvel tem risco de desabar.
O relatório de vistoria foi finalizado e deve ser retirado pelo morador na sede do órgão. Com esse documento em mãos, o aposentado pode requerer o aluguel social na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, que vai analisar se ele tem o perfil para receber o auxílio.

(*G1)

Comentários do Facebook

Regional

Polícia Militar Ambiental flagra desmate de 25 hectares no interior de Nova Venécia

Publicado

em

Nesta segunda-feira (06), policiais militares da Terceira Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) se deslocaram até a comunidade do Córrego do Poção, no interior de Nova Venécia, após receberem uma denúncia anônima encaminhada pelo Serviço Disque Denúncia 181, dando conta de que naquela localidade estaria em andamento um desmate de vegetação nativa (Mata Atlântica) de grandes proporções.

Ao chegarem ao local, os agentes confirmaram a veracidade das informações e efetuaram a prisão de B.S., 65 anos, gerente da propriedade fiscalizada, que informou à equipe policial que o desmate tinha como objetivo a ampliação de área para cultivo de café.

Na ação, foram ainda apreendidas duas máquinas de esteira e cinco metros cúbicos de madeira nativa. O total da área de Mata Atlântica degradada mensurada pela Polícia Ambiental foi de 25 hectares, o que equivale a 250 mil metros quadrados. B.S. foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Nova Venécia para prestar esclarecimentos acerca do desmate.

Segundo o comandante da Terceira Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, capitão Fabrício Pereira Rocha, a Mata Atlântica é uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade e hoje é considerada um dos biomas mais ameaçados do planeta, contando com apenas 8,5% de suas florestas originais, conforme dados do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF). “É com preocupação que nos deparamos com as situações de desmate e queimadas de vegetação nativa, em particular da Mata Atlântica, visto que é o lar de grande variedade de plantas e animais, muitos deles ameaçados de extinção, além de ser o abrigo de várias populações tradicionais e ela garante o abastecimento de água para mais de 100 milhões de pessoas”, ressalta o oficial.

O capitão Fabrício ressalta que a Polícia Ambiental tem intensificando as ações de combate aos crimes ambientais nos remanescentes de Mata Atlântica por meio das operações Força e Presença realizadas no interior e arredores das Unidades de Conservação e também por meio de operações conjuntas com os demais órgãos de segurança e proteção ambiental.

A Polícia Ambiental alerta a comunidade de que a pena para quem destruir ou danificar vegetação primária ou secundária, em estágio avançado ou médio de regeneração, do Bioma Mata Atlântica, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção é de detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, conforme a Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

A população pode ajudar a polícia ambiental a proteger o meio ambiente e a combater os crimes ambientais. Ao ter qualquer informação sobre crimes ambientais, o cidadão deve ligar para o telefone 181 (Serviço Disque Denúncia) ou acessar o site www.disquedenuncia181.es.gov.br. Não é necessário se identificar.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional12 minutos atrás

Saída dos Estados Unidos da OMS ocorrerá em julho de 2021

. Os Estados Unidos (EUA) deixarão a Organização Mundial da Saúde (OMS) em julho de 2021, anunciou a Organização das...

Nacional2 horas atrás

Temperaturas sobem e clima fica seco em São Paulo

Reprodução Redes Sociais/msonohara Clima seco em São Paulo Tempo volta a esquentar e sem previsão de chuva durante todo o dia marcam...

Esportes7 horas atrás

Covid 19: CT Paralímpico de São Paulo reabre com atletas da natação

. Depois de 111 dias fechado, o Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo voltou a receber atividades na tarde...

Nacional7 horas atrás

Jornalistas que entrevistaram Bolsonaro serão afastados por emissoras

Reprodução/TV Brasil Jair Bolsonaro em entrevista no Palácio do Planalto As emissoras Empresa Brasil de Comunicação (EBC), CNN Brasil e...

Nacional7 horas atrás

Caixa deve prorrogar suspensão de prestações da casa própria por mais 2 meses

Medida vale para financiamentos com recursos do FGTS e da poupança; Famílias mais pobres do Minha Casa Minha Vida são...

Nacional8 horas atrás

Dias Toffoli critica “ódio e intolerância” e deseja melhoras a Bolsonaro

Plenário da Câmara / FLICKR / Reprodução Toffoli enviou mensagem de apoio a Bolsonaro, que está com a Covid-19 Na...

Nacional8 horas atrás

Sete traficantes são presos após mãe de usuário fazer denúncia

    Polícia Civill/Divulgação Foram apreendidos maconha, crack e cocaína, além de R$ 3,5 mil em dinheiro, celulares e um...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!