Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
conecte-se conosco


Cidades

São Mateus é destaque como município mais violento do Norte do ES

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – O município de São Mateus, no Norte do Estado, aparece em destaque como o mais violento, com elevado índice de homicídios, atrás apenas do município da Serra na Grande Vitória. Esse é o resultado de um levantamento de 2016, mas que não difere tanto dos momentos atuais, como denunciou na sessão da última terça-feira na Câmara de Vereadores, o vice-presidente do Legislativo Jorge Recla de Jesus (PTB).

Já prevendo essa repercussão negativa para o município de São Mateus que se insere nas estatísticas não apenas no índice de homicídios como também assaltos, muitos deles na zona rural como frisou o vereador Paulo Chagas (PT) na mesma sessão, o líder do Governo, vereador Francisco Amaro anunciou a vida a São Mateus no próximo dia 29, do comandante geral da Polícia Militar coronel Nylton Rodrigues para explicar possíveis ações para minimizar a   situação. O Encontro será no gabinete do prefeito Daniel Santana Barbosa.

Mas independente da vinda do comandante geral a São Mateus, o presidente da Câmara Carlos Alberto Gomes Alves (PSB) quer antes convidar o comandante do 13º Batalhão tenente-coronel Menegatti para ir à Câmara explicar as ações imediatas que estão sendo desenvolvidas no município.

ESTATÍSTICA

Na estatística que destaca São Mateus entre as cidades mais violentas, um detalhe chama a atenção: poucos foram os investimentos desde 2016 até agora, principalmente no aspecto humano. Vale lembrar que o efetivo da PM de São Mateus atende ainda os municípios de Jaguaré, Conceição da Barra e Pedro Canário. “Mas não podemos negar o esforço da PM em combater a violência no município”, observou o vereador Jozail do Bombeiro.

Mas as estatísticas se refere apenas a São Mateus e Serra, sendo que o município serrano está à frente. As duas cidades tiveram, respectivamente, índices de 59.9 e 56.9 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, o que está bem acima da média nacional de 30.3. Os dados são do Atlas da Violência 2018 – Políticas Públicas e Retratos dos Municípios Brasileiros, do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). 

Segundo o relatório, metade dos homicídios registrados em 2016 ocorreu em apenas 123 cidades brasileiras. Juntos, esses municípios representam apenas 2,2% do total. Apesar de pequenos, os números são superiores aos de 2015, quando 109 localidades respondiam por metade das mortes violentas no país. Fato que, para os pesquisadores, indica a propagação da criminalidade para cidades menores, processo que vem sendo observado por especialistas desde meados dos anos 2000.

A constatação que a pesquisa teve em nível se aplica à realidade capixaba em que a violência tem crescido em cidades interioranas. Além de São Mateus, também estão entre os municípios mais violentos Linhares (norte do Estado), com índice de 36.6 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, seguido por Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), com 30.4, e Colatina (noroeste do Estado), com 28.3. Na Grande Vitória, por sua vez, depois de Serra estão Cariacica (48.1), Guarapari (40.3), Vila Velha (38.8) e Vitória (23.1). 

 Armas de Fogo 

O Espírito Santo, apesar de ter apresentado uma redução no número de homicídios do ano de 2015 para 2016, passando de 1.450 para 1.270, a proporção dos assassinatos por armas de fogo cresceu no mesmo período, de 75.5% para 76.2%. Esse crescimento ao longo do período de 2006 a 2016 foi ainda maior, de 3.8%.

De acordo com o Atlas da Violência 2018, entre 1980 e 2016, cerca de 910 mil pessoas foram mortas com o uso de armas de fogo no Brasil. No começo dos anos 1980, para cada 100 pessoas assassinadas, cerca de 40 eram vítimas de armas de fogo. A partir do grave processo de estagnação econômica que ocorreu no começo dos anos 1980, justamente no momento em que houve uma profunda transição de uma sociedade majoritariamente agrária para uma urbana, as tensões sociais aumentaram, sem que o Estado brasileiro conseguisse responder aos novos desafios impostos e, efetivamente, provesse boas condições de segurança pública para a população. Nesse contexto, o País atingiu um índice de mortes por armas de fogo de 71,1% em 2003, o mesmo índice observado ainda em 2016.

 “O enfoque no controle responsável e na retirada de armas de fogo de circulação nas cidades deve, portanto, ser objetivo prioritário das políticas de segurança pública”, aponta o relatório.


Municípios capixabas mais violentos

(Índice de homicídios por cada grupo de 100 mil habitantes)

 Serra – 59.9

São Mateus – 56.9

Cariacica – 48.1

Guarapari – 40.3

Vila Velha – 38.8

Linhares – 36.6

Cachoeiro de Itapemirim – 30.4

Colatina – 28.3

Vitória – 23.1


13º Batalhão registra redução de 20% na taxa de homicídios

SÃO MATEUS (ES) – O 13º Batalhão da Polícia Militar, que envolve os municípios de São Mateus, Conceição da Barra, Pedro Canário e Jaguaré, registrou a detenção de 493 pessoas de janeiro a abril. Esses dados foram divulgados para a imprensa pelo próprio Batalhão e registra uma redução de 20% de homicídio em relação ao mesmo período de 2017.

De acordo com a PM, os números apresentados pelo tenente-coronel Giuliano Menegatti, mostra que houve um aumento significativo nos números de operações preventivas e repressivas implantadas pelo atual comando da unidade.

“As ações refletem nos índices positivos da redução da criminalidade, no êxito de apreensões de armas de fogo e munições, em grande quantidade de drogas, veículos recuperados e cumprimentos de mandados, colaborando para retirada das ruas de vários criminosos. Os atos foram elogiados pela população local” – sustenta.

Conforme o relatório de produtividade, além de redução de 20% em homicídios, o comparativo com janeiro a abril de 2017 tem redução de 26% de roubo de veículos e de 8% dos roubos a pessoa. O Batalhão de São Mateus registra no período o aumento de 137% das operações policiais e 1.000% em visitas tranquilizadoras de violência doméstica.

Nos primeiros quatro meses de 2018, a PM apreendeu R$ 12.391, 60 armas, recuperou 71 veículos e cumpriu 27 mandados judiciais. Em relação a drogas, os números de apreensão são os seguintes: maconha – 14,954 quilos, 299 buchas e 22 papelotes; crack – 1.083 quilos, 886 pedras e 22 papelotes; cocaína – 90 papelotes, 100 gramas e 67 pinos.


Vereador Jorginho clama por ação do Estado 
contra aumento da criminalidade

SÃO MATEUS (ES) – A instabilidade na segurança pública na cidade de São Mateus, gerada pela onda crescente de assaltos, roubos e furtos, muitos desses crimes praticados em plena luz do dia, repercutiu na Câmara Municipal.

Leia mais:  Caminhão pipa da Prefeitura de Linhares parte ao meio

Utilizando a tribuna do Legislativo para se manifestar, o vereador Jorge Luiz Recla, Jorginho Cabeção (PTB), foi taxativo: “A cidade tem vivido momentos em que estamos reféns da bandidagem”, desabafou.

Recla definiu seu discurso como um pedido de socorro ao governo de Paulo Hartung para investir na segurança, como forma de combater a criminalidade que está provocando medo nos moradores de diversos bairros, citando exemplos recentes da ação de marginais em Guriri e em bairros da periferia.

As ocorrências vão desde assaltos a mão armada até arrombamentos de residências e furtos de veículos, vitimando famílias e deixando a população com receio de sair de casa.

“O bem material nós podemos repor, mas a vida, como é que fica? Será que o secretário de segurança pública do nosso estado vai esperar tirar a vida de um trabalhador, de um pai de família para fazer um movimento contra estes bandidos” indagou Recla.

O vereador fez um apelo a Paulo Hartung e ao secretário de Estado de Segurança Pública do Espírito Santo, Coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, que olhe com carinho para esta questão. Além de intensificar as operações policiais nos pontos mais críticos, Jorginho pediu mais investimento no efetivo.

“Socorra, governador, a nossa cidade, socorra a Polícia Militar que também está refém desses bandidos. Porque ela não tem condições digna de trabalho. Nem a Polícia Civil nem a PM. E não tem viatura suficiente para atender todas as demandas necessárias” afirmou.

O vereador fez questão de destacar que é papel do Estado, dar segurança ao cidadão capixaba e que cabe a ele dar segurança também aos policiais que vão para a rua, colocando a vida em risco.

Leia mais:  Caminhão tomba e bloqueia parcialmente o tráfego na BR-101 Norte

“Não é possível que bandido vai ficar fazendo e acontecendo e as nossas autoridades, que podem estar resolvendo esta situação, de braços cruzados”, concluiu.

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Carreta sai da pista, tomba e deixa uma pessoa morta na BR 259 em João Neiva

Publicado

em

JOÃO NEIVA (ES) – Uma carreta saiu na pista na tarde deste sábado(02), na BR 259, próximo ao bairro Cavalinho, em João Neiva. O carona que estava na carreta, morreu ainda no local do acidente.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta de 15h15 deste sábado(02).O motorista da carreta, de 59 anos, sofreu lesões leves e não precisou ser hospitalizado.

Equipes do Corpo de Bombeiros, PRF estiveram no local. A pista não precisou ser interditada. O nome da vítima, não foi informado pela PRF.


(*Tribuna on line)

Leia mais:  Caminhão tomba e bloqueia parcialmente o tráfego na BR-101 Norte
Continue lendo
Esportes22 minutos atrás

Em vitória do Lakers, LeBron James alcança mais uma marca histórica na NBA

AFP LeBron James bate novo recorde no Los Angeles Lakers A notícia parece repetitiva, mas esse é o efeito de...

Economia35 minutos atrás

O coaching passo a passo: entenda como usá-lo

No  texto anterior falamos de como um processo de coaching pode apresentar novos horizontes para você e sua carreira. Neste...

Agricultura59 minutos atrás

México habilita novas plantas para exportação de carne de aves

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu comunicado nesta semana sobre a habilitação de 26 novos estabelecimentos para...

Agricultura59 minutos atrás

Ministério da Agricultura publica normas para comercialização de produtos hortícolas

Os comerciantes terão prazo de seis meses para se adaptar às novas exigências.  Todos os produtos hortícolas comercializados no país,...

Sem categoria1 hora atrás

PRF registra 34 acidentes e duas mortes durante feriado prolongado no ES

VITÓRIA (ES) – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou neste domingo (18), a Operação Proclamação da República nas rodovias federais...

Polícia Federal2 horas atrás

PF realiza erradicação de cerca de 125 mil pés de maconha em Pernambuco

Recife/PE – A Polícia Federal promoveu, entre 30 de outubro e 13 de novembro, ações de identificação e consequente erradicação...

Agricultura2 horas atrás

SOJA/CEPEA: Com vendedores retraídos, negociações ficam limitadas

Cepea, 19/11/2018 – Considerando-se que as negociações antecipadas desta temporada estão mais adiantadas que as dos últimos dois anos, vendedores...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana