conecte-se conosco



Destaque

Rede Cuidar: 742 procedimentos realizados na primeira semana

Publicado

em

NOVA VENÉCIA (ES) – Cento e cinco pacientes atendidos e 742 procedimentos realizados, entre consultas e exames. Esse é o balanço da primeira semana de atendimentos da Rede Cuidar, em Nova Venécia, região Norte do Estado, que trabalhou apenas com pacientes mulheres com indicação de mamografia. Foram atendidas pacientes de Mucurici, Ponto Belo, Boa Esperança, Pinheiros, Jaguaré, Vila Pavão, Montanha e Ecoporanga.
A unidade vai funcionar de forma gradativa, até conseguir atingir a capacidade total, que será de 90 pacientes por dia. Os dados são da gerente da unidade, Gilmara Sossai, que avalia como positivos os atendimentos neste primeiro momento de prestação de serviços da Rede Cuidar. Segundo ela, os atendimentos ao longo da semana foram concentrados em mulheres com indicação de mamografia, para que fossem feitos os ajustes necessários no sistema e nas escalas dos funcionários e dar dinamismo ao atendimento. A partir da próxima segunda-feira (25), a unidade já irá receber pacientes para todas as especialidades disponibilizadas no local.
“Fizemos alguns ajustes para dinamizar o processo de atendimento. Também começamos a definir os horários de entrada e saída das equipes e ajustamos com as prefeituras os horários de chegada dos pacientes. No primeiro dia, identificamos algumas pessoas que chegaram em busca de atendimento ambulatorial, e explicamos que esse não era o foco do nosso atendimento, orientando essas pessoas sobre a dinâmica do atendimento. Agora a população já entende que trata-se de atendimento especializado”, disse Gilmara.
No local, os pacientes estão recebendo atendimentos com nutricionista, educador físico, psicólogo, enfermeiro, farmacêutico, e realizando exames especializados como mamografia, entre outros. Para alguns pacientes ainda há a necessidade de passar por um assistente social.
Nova Venécia
A Rede Cuidar em Nova Venécia tem capacidade para ofertar até 244 mil procedimentos por ano, entre consultas e exames especializados. Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde do seu município. Após avaliação, de acordo com a sua necessidade, será encaminhado para a Rede Cuidar.
A Unidade vai garantir a integralidade da atenção aos usuários por meio da linha de cuidado materno infantil, doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e oncologia (diagnóstico). Serão ofertadas consultas em angiologia, cardiologia, proctologia, oftalmologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, mastologia, oncologia, ginecologia, urologia, neurologia, ​nefrologia e pediatria. A Rede Cuidar também contará com uma equipe multiprofissional: nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, técnico de enfermagem, educador físico, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. Ao todo, 46 profissionais irão atuar no local.
Entre os ​exames especializados estão os de imagem (raio-x simples e contrastado; ultrassonografia obstétrica e ultrassonografia em geral; ecocardiografiafetal/criança/adulto; arteriografia/aortografia; ecodoppler (vascular); mamografia; tomografia computadorizada; cintilografia e ressonância magnética, exames cardiológicos (eletrocardiograma, teste ergométrico e holter 24 horas), exames de oftalmologia (retnografia; mapeamento de retina; tonometria e fundoscopia), exames de otorrinolaringologia (audiometria e Potencial Evocado Auditivo (BERA), exames ginecológicos (colposcopia; conização e punção aspirativa de mama para biópsia), e ainda endoscopias esofagogastroduodenoscopia/ colonoscopia/ retosigmóidoscopia/ videolaringoscopia) e biópsias em geral, além de exames laboratoriais e bioquímicos.
A Região Norte de Saúde engloba os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão. A Unidade será gerenciada pelo Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM Norte).
 Rede Cuidar 
Todas as regiões do Estado terão uma unidade da Rede Cuidar. São cinco, no total. Além de Nova Venécia, os municípios que receberão as unidades são Santa Teresa, Linhares, Guaçuí e Domingos Martins.
Com a implantação das cinco unidades, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.
Para a implantação de cada unidade foram investidos aproximadamente R$ 5,3 milhões em obras e equipamentos, com recursos do BNDES.
 
Dados – atendimentos em Nova Venécia
18/09 – 12 pacientes / 72 procedimentos
19/09 – 29 pacientes / 200 procedimentos
20/09 – 17 pacientes / 120 procedimentos
21/09 – 27 pacientes / 190 procedimentos
22/09 – 20 pacientes / 160 procedimentos
Foram atendidas pacientes de Mucurici, Ponto Belo, Boa Esperança, Pinheiros, Jaguaré, Vila Pavão, Montanha e Ecoporanga.

Comentários do Facebook

Destaque

Menina revela ter sido estuprada pelo pai após se queixar de ‘dor na barriga’

Publicado

em

De acordo com a mãe da vítima, criança relatou que o pai a violentou dentro do banheiro da residência. Caso é investigado pela Delegacia da Mulher de Guarujá.

A Polícia Civil investiga um caso de estupro de uma menina de 10 anos em Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo depoimento da mãe aos policiais, a violência sexual contra a filha foi cometida em casa pelo pai da criança, de 30 anos, enquanto ela acompanhava um familiar hospitalizado. O suspeito ainda não foi localizado.

O crime ocorreu na residência em que a vítima vive com os pais e irmãos, localizada no bairro Aldeia, no Distrito de Vicente de Carvalho. Conforme relatado pela mãe da criança no boletim de ocorrência registrado pelos policiais, ela mantinha uma união estável com o homem, com quem tem quatro filhos.

A mãe relatou que, no início da tarde, saiu de casa para ficar como acompanhante de um familiar no hospital, deixando os filhos com o marido. De acordo com ela, por volta das 19h30 retornou à sua residência.

Ao chegar em casa, ela foi alertada pelo filho de 4 anos que o pai teria violentado a irmã. Ao conversar com a filha, a menina relatou que, durante a tarde, o pai, no banheiro da casa, havia tirado as suas roupas e a estuprado. A criança também se queixou de estar com dores na barriga devido a violência sexual.

A mãe afirmou aos policiais que levou a filha às pressas ao Pronto Socorro de Vicente de Carvalho e depois da criança ser atendida foi direto a delegacia, acompanhada de uma conselheira tutelar. Após relatar o caso, a vítima foi encaminhada para exame de corpo de delito.

O boletim de ocorrência foi registrado como estupro de vulnerável na Delegacia Sede de Guarujá. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso está sob segredo de Justiça e agora é investigado por meio de inquérito policial pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade.


(*G1)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Mulher10 minutos atrás

Harry e Meghan Markle pechincham e compram mansão de R$ 80 milhões

O príncipe Harry e sua esposa Meghan Markle estão de casa nova. O casal comprou uma mansão nos Estados Unidos...

Saúde10 minutos atrás

Pazuello diz que falta de medicamento contra covid-19 será resolvida

. O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, reconheceu nesta quinta-feira (13) que faltaram medicamentos nos hospitais brasileiros para combate...

Entretenimento10 minutos atrás

Joelma é diagnosticada com a Covid-19, saiba detalhes

A cantora Joelma testou positivo para o novo coronavírus. Segundo a equipe da artista, o diagnóstico veio após a realização...

Esportes10 minutos atrás

Perez testa negativo para covid-19 e é liberado para GP da Espanha

. O piloto Sérgio Perez está liberado para o Grande Prêmio da Espanha, sexta etapa do Mundial de Fórmula 1 de 2020, neste domingo (16),...

Saúde25 minutos atrás

Pazuello diz que vacina de Oxford é a melhor opção para o Brasil

. O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quinta-feira (13) que a melhor opção de vacina, até agora, é...

Nacional40 minutos atrás

Estudante picado por naja é indiciado por tráfico de animais e maus-tratos

Pedro Krambeck / Redes sociais Pedro foi picado por uma naja no dia 7 de julho. Nesta quinta-feira (13), a...

Economia40 minutos atrás

PF desarticula chácara no interior de SP que era “central de fraudes” no auxílio

Divulgação/Polícia Militar Chácara no interior de São Paulo era usada como “central de fraudes” no auxílio emergencial A Polícia Federal...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!