conecte-se conosco



Meio Ambiente

Polícia Ambiental apreende caranguejos-uça em São Mateus

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Uma equipe da terceira companhia de Polícia Militar Ambiental, após receberem denúncias anônimas, registradas pelo serviço Disque Denúncia 181, deteve um indivíduo e apreendeu 456 caranguejos uça, capturados de forma ilegal.

Os animais estavam acondicionados em sacos plásticos, na residência do infrator, e teriam destino, segundo as denúncias, para a região metropolitana do estado, onde seriam comercializados.

A captura e comércio de caranguejos está proibida, para a preservação da espécie em seu período de defeso, onde há a reprodução e andada dos animais.

O infrator e os animais foram encaminhados para o DPJ de São Mateus e, posteriormente, os caranguejos foram reintroduzidos ao seu habitat natural, para a preservação da espécie.

O batalhão de Policia Militar Ambiental realiza preventivos, constantemente, nas regiões de manguezais, importante bioma para reprodução de animais da fauna silvestre.

Comentários do Facebook

Meio Ambiente

Período de defeso do caranguejo-uçá começa no dia 10 de janeiro no ES

Publicado

em

Trata-se da fase de reprodução da espécie. Captura e comercialização ficam proibidas nestas épocas: são quatro períodos de ‘andada’ no ano.

O primeiro período de defeso da espécie Ucides cordatus, popularmente conhecido como caranguejo-uçá, começa no dia 10 de janeiro e vai até o dia 15 do mesmo mês no Espírito Santo. Com isso, está proibida a sua captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização.

Também está proibida a comercialização das partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), durante os dias de “andada”. De acordo com o calendário estabelecido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), há quatro períodos de defeso e o encerramento se dá no mês de abril.

“Durante o período de defeso, a comercialização só está permitida para o caranguejo em estoque e devidamente autorizado. Entende-se por manutenção em cativeiro o confinamento artificial do caranguejo vivo em qualquer ambiente no Estado do Espírito Santo”, explica o agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos, Anderson Ferrari.

A “andada” é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

A fiscalização se dá em cada município, mediante constatação técnica pelo órgão municipal responsável pela gestão ambiental. No município não produtor do caranguejo-uçá, deverá ser respeitado o calendário de andada na região de origem do produto, acompanhado de guia ou documento oficial para transporte e comercialização. Os infratores às regras estão sujeitos às penalidades e às sanções previstas na Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Confira os períodos do defeso do caranguejo-uçá em 2020:

  • 1º Período: de 10/01/2020 a 15/01/2020;
  • 2º Período: de 09/02/2020 a 14/02/2020;
  • 3º Período: de 09/03/2020 a 14/03/2020;
  • 4º Período: de 07/04/2020 a 12/04/2020.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde30 minutos atrás

Todos detentos do semiaberto de MG devem ir para prisão domiciliar

. A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu ontem (2), por unanimidade, que todos os presos dos...

Internacional31 minutos atrás

EUA preveem 100 milhões de doses de vacina contra Covid-19 no início de 2021

Agência Brasil O médico conselheiro da Casa Branca, Anthony Fauci Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças...

Entretenimento31 minutos atrás

Lea Michele se pronuncia após atriz de “Glee” a acusar de racismo

A atriz Lea Michele resolveu se pronunciar após Samantha Ware revelar nas redes sociais que  a artista transformou a vida...

Política36 minutos atrás

Bolsonaro volta a criticar isolamento: “Não posso resolver tudo sozinho”

Nesta quarta-feira (03), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que não pode resolver o isolmento adotado pelos governadores para...

Polícia Federal40 minutos atrás

PF extradita uruguaio suspeito de homicídio

. Uruguaiana/RS – A Polícia Federal extraditou na manhã da terça-feira (2/6) um foragido das autoridades uruguaias acusado de homicídio...

Polícia Federal40 minutos atrás

Polícia Federal confirma a nomeação de novo Superintendente no Paraná

. Brasília/DF – A Polícia Federal informa a alteração do Superintendente Regional no Estado do Paraná, deixando o cargo o...

Polícia Federal41 minutos atrás

PF desarticula organização criminosa dedicada à extração e comercialização ilegal de madeira

. Porto Velho/RO – A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (3/6) a denominada OPERAÇÃO NINAMETSA, visando a desarticulação da organização...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!