
SÃO MATEUS (ES) – Mariana, uma menina de castigo que precisa usar a imaginação para criar suas brincadeiras interpretada pela multifacetada artista Déia Carpanedo finaliza a sexta temporada do espetáculo infantil “Embrincando”, nos dias 01 e 02 de junho na Arena Cultural no Sítio Histórico Porto de São Mateus. Concebida pela Cia. Urucum, a peça conta com o patrocínio do Edital de Circulação da Secult. A entrada para o espetáculo é franca.
Em “Embrincando”, uma menina de castigo interpretado por Déia Carpanedo cria brincadeiras e personagens interagindo com os espaços, objetos e músicas, inventando e vivendo suas próprias fantasias. Interrompida a todo momento por uma voz que dá ordens e broncas, Mariana abstrai e sempre cria formas de jogar e tornar seu castigo um momento de diversão e aprendizado
As crianças se jogam nos 50 minutos de duração de “Embrincando.” O espetáculo é composto por uma narrativa que prende os pequenos através da história de Marina em seu castigo e se desdobra em brincadeiras, interação com o público e atos musicais conduzidos pela personagem criada e interpretada por Carpanedo.
A peça é pontuada por sete canções originais, compostas especialmente para o espetáculo por Deyvid Martins e Plínio do Carmo e do músico e professor Marcus Neves, da Universidade Federal do Espírito Santo, que dirigiu a produção musical e a sonoplastia.
Produção e circulação
Produzido a partir de uma pesquisa realizada pela Cia Urucum e artistas convidados em escolas públicas da Grande Vitória, o espetáculo foi planejado inicialmente para “caber” tanto no palco de teatros, quanto em escolas, com praticamente toda a estrutura oferecida pelo palco. A estreia foi dia 19 de maio em Anchieta, passando por Patrimonio da Penha dia 26 de maio e finalizando aqui em São Mateus no dia 02 de junho com o Patrocínio do Edital de Circulação da SECULT/2016.
“Embrincando” conta com a direção de produção, coreografia e interpretação de Déia Carpanedo. A direção artística foi realizada pela atriz, diretora teatral e produtora Márcia Gáudio e a direção coreográfica foi feita por Miriam Druwe. O músico e professor universitário Marcus Neves assina a direção musical, a sonoplastia e a difusão. O figurino e a cenografia são assinados pela Urucum. Nieve Mattos assina a dramaturgia do espetáculo. A produção Local será dirigida por Marcelo Oliveira da Belas Artes Projetos Culturais e a ONG Zoe.
A Cia Urucum foi criada em 2007. O desenvolvimento de suas pesquisas e de sua linha estética sempre se deu na inventividade de formas de atuação e da necessidade de troca com outros artistas, seja da área, seja de outras.
“Embrincando” foi produzida com recursos da Lei Bananeira de Cultura e Arte 2013, Edital para Residência de Grupo de Dança 2013/ SECULT, Mais Cultura nas Escolas 2013, Edital Prêmio Funarte de Dança Klaus Vianna/2013 e, para a circulação atual, o Edital de Circulação da SECULT 2016.
SERVIÇO:
Espetáculo “Embrincando”(Cia. Urucum)
Local: Arena Cultural – Casa da Cultura Largo do Chafariz, Sítio Histórico Porto de São Mateus
- 01 de junho – Ensaio Aberto 20h e roda de conversa com artistas locais às 21h
- 02 de Junho em São Mateus litoral norte do estado
às 09h e 15h