Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
conecte-se conosco


Geral

Festival Gastronômico de Linhares tem início nesta quarta-feira (01)

Publicado

em

O evento será realizado neste mês de agosto e vai reunir os principais atores da gastronomia local; setor é responsável por 1 mil empregos diretos.

LINHARES (ES) – Comida boa. Começa hoje (01) em Linhares a primeira edição do Festival de Cultura e Gastronomia do município. O evento que segue até o dia 19 de agosto vai contar com a participação de 16 estabelecimentos que criaram pratos especiais para o festival com preços que variam entre R$ 15 e R$ 35. O objetivo é incrementar o movimento nos restaurantes do município neste mês de agosto em que Linhares comemora 218 anos de fundação. O evento é um compromisso do Plano de Governo do prefeito Guerino Zanon e é realizado em parceria com a Câmara Setorial Gastronômica de Linhares (Caseg).

O festival tem ainda o objetivo de fortalecer a economia e os setores produtivos ligados ao segmento, como a rede hoteleira e o turismo de negócios, e insere oficialmente Linhares no calendário de eventos das secretarias de Turismo do Espírito Santo e do Governo Federal. O setor gastronômico geral 1 mil empregos diretos no Município e representa quase 5% da economia capixaba. O festival será realizado em duas etapas: de 1º. a 16 será promovido o Circuito Gastronômico nos 16 estabelecimentos participantes, já a segunda fase, acontece de 17 a 19, em formato festival na Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, no centro da cidade, com expectativa de reunir 5 mil pessoas por dia.

Paralelo ao festival, também serão realizados cursos, palestras e workshops, fomentando a prática do empreendedorismo aos funcionários e empresários do ramo. O evento não tem caráter competitivo e a organização produz um guia gastronômico com todos os 16 estabelecimentos participantes do evento que será entregue em hotéis, aos taxistas e outros atores que fomentam o trade turístico em toda a região.

Leia mais:  Bandidos levam mais de 6 mil reais em assalto

O prefeito de Linhares Guerino Zanon acredita no setor como atividade alavancadora do desenvolvimento econômico, social e cultural. Para ele, o Festival de Cultura e Gastronomia vai divulgar valores regionais, favorecer intercâmbios, qualificar mão de obra local e estimular práticas sustentáveis, valorizando a cadeia produtiva do município e da região. “Quando apoiamos um setor que gera empregos e renda, promovemos desenvolvimento econômico e social, além de estimularmos a autoestima da cidade”, destacou.

De acordo com Guerino, o movimento gastronômico também valoriza a história e o futuro da agricultura familiar. “Este festival nos traz mais mesa, mais sabor e mais agregação em torno da nossa culinária, que é parte da nossa história”, declarou. Ele pontuou que Linhares é um dos poucos municípios do Espírito Santo que conta com uma política específica para estimular e fortalecer a permanência do homem no campo por meio da agricultura familiar alinhado ao Plano Agro Municipal.

Segundo Adelson Cassioli, um dos diretores da Caseg, o evento é aberto para todos os públicos, principalmente para aqueles que apreciam uma boa culinária regada à música, cultura e arte, além de agregar valor ao setor gastronômico. “O festival será uma grande promoção e valorização da nossa atividade, apresentado em um mês relevante, que é o de aniversário de Linhares. O legado é a criação do mapa da gastronomia local. Estamos com enorme expectativa, inclusive o de expandir o turismo em Linhares e toda a região. Nosso setor hoje representa quase 5% da economia capixaba e temos a expectativa de grande movimentação na rede hoteleira e principalmente nos restaurantes e similares”, destaca.

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Linhares (CDL), Jhullia Maria Americo Schvambach, elogiou a disposição da Prefeitura de Linhares em fomentar a economia do Município por meio do festival gastronômico. Para ela, ao investir no turismo gastronômico, o poder público demonstra otimismo na capacidade do município de gerar renda em meio à crise. “Ficamos muito felizes em ter o apoio do prefeito Guerino Zanon de uma forma incondicional para que possamos juntar a cultura e o turismo como forma de melhorar o desempenho econômico do Município, sobretudo o comércio. Estamos muito felizes com a parceria”, ressaltou.

Leia mais:  Jovem é morto com seis tiros no balneário de Guriri

O 1º. Festival de Cultura e Gastronomia de Linhares é uma promoção da Câmara Setorial Gastronômica de Linhares e da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. A organização é uma parceria com a Liga Capixaba de Entretenimento e a CDL Linhares.


Os estabelecimentos participantes por ordem de fotos:

1) Conceição Grill – Costelão do Rei

2) Cantinho do Beiçola – Arroz de Bacalhau

3) Bisi’s Bar & Restaurante – Picanha Fatiada com Pão de Alho

4) Boka’s Lanches – Cheese Bacon Calabresa

5) Pizzaria Carla Guedes – Fettuccine ao Molho Alfredo

6) Doc Burger – Doc Costela

7) Restaurante Irajá Linhares – Bobó de Camarão

8) Restaurante João de Barro – Chiclete de Camarão

9) La Biroska – Delícia de Aipim com Camarão

10) Lá Rústico – Trio La Rústico

11) Lindoar Grill – Carré da Zezé

12) Marilda Brasil – Bolinho de Costela

13) Meat Burger – New York Style

14) Seletto Botequim – Junto e Misturado

15) Sr. Orégano – Nhonque com Ragú de Linguiça Toscana ao vinho tinto

16) Sushilin – Camarão no Coco

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estadual

Aneel aprova aumento nas contas de luz para consumidores do Espírito Santo e de Santa Catarina

Publicado

em

BRASÍLIA (DF) – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nessa segunda-feira (13) o reajuste nas tarifas da empresa Luz e Força Santa Maria, que atende a 11 municípios no Espírito Santo. Os reajuste médio será de 14,32% e começa a valer a partir de 22 de agosto.

Para os consumidores residenciais, atendidos na baixa tensão, o efeito médio será de 14,1%. Já para os consumidores atendidos na alta tensão, o efeito médio será de 15,10%.

Além da Luz e Força Santa Maria, a Aneel aprovou também o aumento nas conta de luz da Celesc Distribuição. A empresa foi autorizada a aplicar aumento tarifário médio de 13,86%. O reajuste terá efeito médio de 15,05% para os consumidores em alta tensão e de 13,15% para os de baixa tensão.

A Ceslesc atende a cerca de 2,9 milhões de consumidores em Santa Catarina. As novas tarifas serão aplicadas a partir de 22 de agosto.

Leia mais:  ANTT anuncia instalação de balança móvel na BR 101
Continue lendo
Nacional7 minutos atrás

Reta final: Haddad tem encontros ecumênicos e Bolsonaro recebe visitas em casa

iG Arte Agenda de Haddad e Bolsonaro para o dia de hoje deve ser repleta de encontros; candidato do PSL...

Entretenimento29 minutos atrás

Carta sobre fim de Fátima Bernardes e William Bonner emociona apresentadora

Rafael Magalhães , escritor e administrador da página “Precisava Escrever”, do Instagram , publicou uma carta abert parabenizando Fátima Bernardes...

Entretenimento29 minutos atrás

No ar em “Jesus”, Rodrigo Andrade afirma que papel ajudou seu “olhar espiritual”

Filho de artista circense e neto de cantor, Rodrigo Andrade, que está no ar em “Jesus”, na  Record TV ,...

Internacional30 minutos atrás

Reta final: Haddad tem encontros ecumênicos e Bolsonaro recebe visitas em casa

iG Arte Agenda de Haddad e Bolsonaro para o dia de hoje deve ser repleta de encontros; candidato do PSL...

Mulher30 minutos atrás

Corrimento vaginal muda com uma IST? Como isso afeta o sexo? Delas responde

Quando uma pessoa contrai uma IST (Infecção Sexualmente transmissível), sua vida pode mudar de diferentes formas. Uma leitora do Delas...

Polícia Federal54 minutos atrás

Operação Rota do Ouro investiga mercado ilegal de ouro em Tocantins

Palmas/TO – A Polícia Federal deflagrou nessa manhã (23) a Operação Rota do Ouro, com o objetivo de desarticular suposto...

Esportes54 minutos atrás

LeBron vai de herói a vilão e tem seu pior início de temporada na NBA em 14 anos

NBA Photo Erro de LeBron James custou vitória do Los Angeles Lakers na NBA; já são três derrotas em três...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana