Connect with us

Cidades

Enem pode ser adiado para alunos que fariam exame em escolas ocupadas

Published

on

BRASÍLIA – A 10 dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais de mil escolas e institutos federais em todo o país estão ocupados em protesto. Desses, 182 são locais de prova do exame, de acordo o Ministério da Educação e balanço divulgado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
A diretora de gestão e planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eunice Santos, diz que o MEC está monitorando as escolas ocupadas. Ela diz, ainda, que o dia 31 de outubro é o prazo final que o Ministério da Educação deu para os estudantes deixarem os centros de ensino ocupados. Caso o pedido não seja atendido, o Enem será cancelado nessas escolas. Em outros locais, o Enem será realizado normalmente.
A diretora explica ainda que os alunos que estiverem as provas marcadas em escolas ocupadas devem fazer o exame outro dia.
“Nós não temos condições de fazermos transferência, neste momento, de locais de prova. Aquelas escolas que eventualmente estejam ocupadas dia 31, o Enem terá que ser suspenso para esse grupo de alunos. E aí haverá uma nova data. Nós não temos como fazer essa substituição faltando 10 dias úteis para o exame.”
Os alunos que ocupam a escola são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Os estudantes também rejeitam a reforma do ensino médio, enviada ao Congresso. A presidente da Ubes, Camila Lanes, diz que não há uma orientação da entidade sobre o Enem.
“Quem decide é a ocupação. A Ubes tem auxiliado e acompanhado a luta com os estduantes, mas há autonomia para decidir se vai desocupar ou não. Tanto é que neste momento várias escolas estão sendo desocupadas porque os estudantes é que decidiram.”
A estudante Rosiene Alves, de 20 anos, vai fazer a prova do Enem pela segunda vez. Ela conta que está preocupada com o movimento de ocupações de escolas, já que pode acabar tendo que fazer o exame em outra data.
“Com a ocupação dessas escolas, muitas pessoas vão ficar sem fazer a prova. É ruim porque a gente estuda um tempão e, quando chega nessa etapa, vem uma notícia dessas.”
O Enem será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro.

Comente Abaixo
Mulher16 minutos ago

Flacidez pós-parto: veja como combater

Redação EdiCase Flacidez pós-parto: veja como combater Será que meu corpo vai voltar ao normal? Essa é uma pergunta frequente...

Internacional46 minutos ago

Funcionário de aeroporto rouba mala com rastreador digital e é preso

Divulgação/Apple Funcionário de aeroporto roubou mala que tinha rastreador digital da Apple O funcionário de uma companhia aérea foi preso...

Saúde46 minutos ago

Anvisa aprova fim da obrigatoriedade de máscaras em aviões

Depois de mais de dois anos, as máscaras deixarão de ser exigidas nos aviões e nos aeroportos. Por unanimidade, a...

Política46 minutos ago

Presidente do TSE: Moraes tem reunião com representantes dos 27 TREs

Abdias Pinheiro/SECOM/TSE Ministro Alexandre de Moraes em reunião com os presidentes dos TREs Em seu primeiro ato como presidente do...

Política46 minutos ago

PGR faz pedido a Moraes sobre inquérito contra Bolsonaro

Reprodução/Flickr Ministro Alexandre de Moraes Nesta quarta-feira (17), a Procuradoria-Geral da República solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Política46 minutos ago

Desfile de 7 de setembro não será realizado nas ruas do Rio – diz Paes

Reprodução O prefeito do Rio, Eduardo Paes O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), informou que o desfile cívico de...

Polícia Federal51 minutos ago

Polícia Federal prende estrangeiro procurado por furtos e fraudes, em Salvador/BA

Salvador/BA – Na manhã desta quarta-feira (17/08), a Polícia Federal, com apoio da Representação da Interpol na Bahia, cumpriu mandado...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana