HEAD BODY
Connect with us

Cidades

Enem pode ser adiado para alunos que fariam exame em escolas ocupadas

Published

on

BRASÍLIA – A 10 dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais de mil escolas e institutos federais em todo o país estão ocupados em protesto. Desses, 182 são locais de prova do exame, de acordo o Ministério da Educação e balanço divulgado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
A diretora de gestão e planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eunice Santos, diz que o MEC está monitorando as escolas ocupadas. Ela diz, ainda, que o dia 31 de outubro é o prazo final que o Ministério da Educação deu para os estudantes deixarem os centros de ensino ocupados. Caso o pedido não seja atendido, o Enem será cancelado nessas escolas. Em outros locais, o Enem será realizado normalmente.
A diretora explica ainda que os alunos que estiverem as provas marcadas em escolas ocupadas devem fazer o exame outro dia.
“Nós não temos condições de fazermos transferência, neste momento, de locais de prova. Aquelas escolas que eventualmente estejam ocupadas dia 31, o Enem terá que ser suspenso para esse grupo de alunos. E aí haverá uma nova data. Nós não temos como fazer essa substituição faltando 10 dias úteis para o exame.”
Os alunos que ocupam a escola são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Os estudantes também rejeitam a reforma do ensino médio, enviada ao Congresso. A presidente da Ubes, Camila Lanes, diz que não há uma orientação da entidade sobre o Enem.
“Quem decide é a ocupação. A Ubes tem auxiliado e acompanhado a luta com os estduantes, mas há autonomia para decidir se vai desocupar ou não. Tanto é que neste momento várias escolas estão sendo desocupadas porque os estudantes é que decidiram.”
A estudante Rosiene Alves, de 20 anos, vai fazer a prova do Enem pela segunda vez. Ela conta que está preocupada com o movimento de ocupações de escolas, já que pode acabar tendo que fazer o exame em outra data.
“Com a ocupação dessas escolas, muitas pessoas vão ficar sem fazer a prova. É ruim porque a gente estuda um tempão e, quando chega nessa etapa, vem uma notícia dessas.”
O Enem será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro.

Comente Abaixo
Polícia Federal57 minutos ago

PF, IBAMA e FUNAI deflagram operação contra garimpo ilegal em áreas de povos indígenas isolados

Tabatinga/AM. A Polícia Federal, O IBAMA e a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari da FUNAI realizam entre os...

Agricultura57 minutos ago

EUA acusam Brasil de práticas comerciais desleais e planejam ofensiva no agro

O governo dos Estados Unidos elevou o tom contra o Brasil neste domingo (27.04), em meio ao aumento das tensões...

Agricultura2 horas ago

Feicorte quer repetir o sucesso como maior feira de gado de corte da América Latina

Presidente Prudente (560 km da capital, São Paulo) se prepara para sediar, entre os dias 17 e 21 de junho,...

Esportes3 horas ago

Cuiabá vence e esta na segunda colocação da Série B do Brasileiro

Em uma noite de domingo (27) vibrante na Arena Pantanal, o Cuiabá Esporte Clube superou a Ferroviária-SP por 1 a...

Polícia Federal3 horas ago

PF com apoio da CEF e da PMMG prende três por fraude em agências da Caixa em BH

Belo Horizonte. A Polícia Federal, em ação conjunta com a Segurança da Caixa Econômica Federal (CEF) e a Polícia Militar...

Polícia Federal13 horas ago

PF apreende cerca de 170 kg de cocaína, na Rodovia Presidente Dutra

Rio de Janeiro/RJ. Na tarde deste domingo (27/4), a Polícia Federal prendeu em flagrante um caminhoneiro que transportava aproximadamente 170...

Esportes13 horas ago

Cássio brilha, Cruzeiro vence e afunda Vasco no Brasileirão

Em um jogo disputado no Parque do Sabiá, o Cruzeiro venceu o Vasco da Gama por 1 a 0, em...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana