conecte-se conosco


Meio Ambiente

Descoberto desmatamento em zona rural de Mantenópolis

Publicado

em

MANTENÓPOLIS (ES) – Na tarde desta quarta-feira (10), policiais da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) constataram o desmatamento em uma Área de Preservação Permanente (APP) localizada no Córrego do Capim, zona rural do município de Mantenópolis.

No local os militares encontraram diversas irregularidades como a escavação de um poço na margem do Córrego do Capim, danificando uma área de aproximadamente 0,18 hectares.

Também foi flagrado o corte de árvores nativas isoladas em meio à vegetação em APP, danificando uma área aproximada de 0,19 hectares. Outra árvore nativa, o angico, estava cortada em forma de pranchas, totalizando um volume aproximado de 2,35 m³ de madeira.

Na beira da estrada os militares encontraram madeira nativa processada em forma de caibros com 0,24 m³ e pranchas com 1,2 m³. Por toda a propriedade os policiais constataram restos de madeira queimada.

O responsável pela área informou não possui autorização do órgão ambiental competente para exercer atividades de processamento de madeira. Por conta disso, foram tipificados crimes nos artigos 46 paragrafo único, artigo 48 e artigo 60 da lei 9605/98. O homem denunciado assinou um Termo Circunstanciado comprometendo-se a apresentar à autoridade competente quando solicitado.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Bandidos atiram contra carro de família em Rio Bananal
publicidade

Meio Ambiente

Parceria rende bons resultados no resgate de animais silvestres

Publicado

em

VITÓRIA (ES) – Animais perdidos em área urbana, debilitados por envenenamento, caça, atropelamento, armadilha, entre outras situações de perigo são recuperados e reintroduzidos na mata pelos funcionários do Parque Estadual Pedra Azul (Pepaz), em Domingos Martins. Em parceria com a Polícia Ambiental e a população, o trabalho de resgate de animais silvestres integra órgãos e parceiros para ações de fiscalização e autuações de crime ambiental.

Embora a maior parte dos animais silvestres encontrados no espaço urbano não ofereça risco para a população, uma abordagem inadequada pode deixar o bicho estressado e resultar em acidentes. O Pepaz conta com uma estrutura mínima para recebimento de fauna e conta com a ajuda da população na entrega desses animais.

Além da rotina intensa de resgate de pequenos pássaros, no Parque há registros de atendimento de diferentes espécies, como preguiça, cachorro do mato, tamanduá, coruja, gavião, tatu, lontra, gato do mato, guaxinim, ouriço-cacheiro, siriema, paca, macaco, serpentes, gambá, veado e outros.

Trabalho voluntário

Com a parceria da Polícia Ambiental muitos animais são recuperados e reintroduzidos na mata. Para os que necessitam de cuidados veterinários, o Pepaz conta com o trabalho voluntário de profissionais parceiros da região. 

Os animais silvestres são protegidos por lei, havendo necessidade de autorização do órgão ambiental – o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) – para resgate. O protocolo consiste na ida da Polícia Ambiental ao local para realizar uma remoção para área de mata ou um centro de tratamento.

Quando não é possível a reintrodução imediata, os animais são entregues aos cuidados de centros especializados localizados na Grande Vitória. Infelizmente, alguns animais vão a óbito durante o trajeto. Por isso, o Iema reforça a importância das parcerias locais com o Parque para atendimento e recuperação no local, evitando o deslocamento. 

Alguns números de atendimento:

– Gaiolas apreendidas ao mês (em média): 20 unidades
– Armadilhas apreendidas: Uma arataca no mês de março deste ano.

– Pássaros apreendidos e entregues aos cuidados do Pepaz: 20 aves em média por mês.

– Fiscalização mensal: Em média, duas vistorias para atendimento de denúncias e demandas emergenciais.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Pai atira contra o próprio filho após briga em Colatina
Continue lendo
Regional48 minutos atrás

Bandidos baleados em assalto a posto de Gasolina

 BARRA S. FRANCISCO (ES) – Policias do 11º BPM, foram acionados na noite desta quinta-feira (18), por volta das 20h30min,...

Estadual55 minutos atrás

Morador de rua é morto a socos e chutes no ES

Um morador em situação de rua, que foi identificado apenas pelo nome de Helder, foi morto na madrugada desta sexta-feira...

Esportes1 hora atrás

Luan no Palmeiras? Verdão pode ceder Lucas Limas para contratar ídolo do Grêmio

Divulgação Ídolo do Grêmio, Luan pode ser o novo reforço do Palmeiras O elenco estrelado do Palmeiras pode ganhar mais...

Economia1 hora atrás

AGU tenta recuperar mais de R$ 2 bilhões em fraudes no INSS

Agência Brasil AGU tenta recuperar mais de R$ 2 bilhões em fraudes no INSS A Advocacia-Geral da União (AGU) está...

Nacional2 horas atrás

Enterro de catador que foi morto pelo exército será nesta sexta-feira (19)

Reginaldo Pimenta/Agência O Dia Família de Luciano Macedo pretende processar o Exército O enterro do catador de material reciclável Luciano...

Mulher2 horas atrás

7 receitas veganas para colocar em prática no almoço de Páscoa

É tradição em muitos lares brasileiros reunir a família para desfrutar de um almoço nos feriados, e um deles é...

Nacional3 horas atrás

Rússia diz que Relatório Mueller não prova interferência nas eleições americanas

Divulgação/White House Donald Trump não conspirou com a Rússia para vencer eleições, diz investigação O Kremlin disse na sexta-feira que...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana