conecte-se conosco


Meio Ambiente

Cata do caranguejo uçá está proibida até o fim do ano

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – O defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) começa nesta segunda-feira (01), a partir de quando estarão proibidos o transporte, a captura, a manutenção em cativeiro, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização do crustáceo. A proibição vai até o dia 30 de novembro para machos e fêmeas. De 01 a 31 de dezembro o defeso será apenas para as fêmeas.

Para conscientizar a população sobre a importância de respeitar esse período, as equipes de fiscalização e educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) estão nas ruas conversando com moradores e comerciantes.

Esta semana, foram feitas abordagens em bares e restaurantes de Bicanga, Carapebus, Manguinhos e Jacaraípe. Foram feitas, ainda, entrega de panfletos da campanha nas praias e distribuição de cartazes educativos em escolas.

O Sindbares recebeu material para divulgação entre seus associados. Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) também está nas feiras livres do município para abordar e conscientizar os moradores.

Durante o defeso, é proibido catar caranguejos, porque é nesta época que eles passam pelo processo de muda, trocam a carapaça e se tornam presas fáceis.

Fiscalização

Durante os períodos de proibição, a Fiscalização Ambiental da Serra verifica mangues, peixarias e estabelecimentos comerciais que vendem o crustáceo. Se o caranguejo for apreendido vivo, ele será devolvido ao mangue. Os infratores serão enquadrados na lei nº 9.605, de fevereiro de 1998, e no decreto nº 3.179/99.

A população pode contribuir para que os infratores sejam flagrados. Os telefones para denúncias são (27) 99951-2321, 3291-7435 e 0800-2839780.

Calendário do defeso do caranguejo-uçá
1° de outubro a 30 de novembro – para caranguejos machos e fêmeas
1° a 31 de dezembro – apenas para caranguejos fêmeas

Comentários do Facebook
Leia mais:  Mais de 400 unidades de lança perfume são apreendidos em São Mateus
publicidade

Meio Ambiente

Período de defeso do caranguejo-uçá começa no dia 10 de janeiro no ES

Publicado

em

Trata-se da fase de reprodução da espécie. Captura e comercialização ficam proibidas nestas épocas: são quatro períodos de ‘andada’ no ano.

O primeiro período de defeso da espécie Ucides cordatus, popularmente conhecido como caranguejo-uçá, começa no dia 10 de janeiro e vai até o dia 15 do mesmo mês no Espírito Santo. Com isso, está proibida a sua captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização.

Também está proibida a comercialização das partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), durante os dias de “andada”. De acordo com o calendário estabelecido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), há quatro períodos de defeso e o encerramento se dá no mês de abril.

“Durante o período de defeso, a comercialização só está permitida para o caranguejo em estoque e devidamente autorizado. Entende-se por manutenção em cativeiro o confinamento artificial do caranguejo vivo em qualquer ambiente no Estado do Espírito Santo”, explica o agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos, Anderson Ferrari.

A “andada” é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

A fiscalização se dá em cada município, mediante constatação técnica pelo órgão municipal responsável pela gestão ambiental. No município não produtor do caranguejo-uçá, deverá ser respeitado o calendário de andada na região de origem do produto, acompanhado de guia ou documento oficial para transporte e comercialização. Os infratores às regras estão sujeitos às penalidades e às sanções previstas na Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Confira os períodos do defeso do caranguejo-uçá em 2020:

  • 1º Período: de 10/01/2020 a 15/01/2020;
  • 2º Período: de 09/02/2020 a 14/02/2020;
  • 3º Período: de 09/03/2020 a 14/03/2020;
  • 4º Período: de 07/04/2020 a 12/04/2020.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Homem brinca com cobra, é picado e morre na Bahia
Continue lendo
Esportes23 minutos atrás

Copa Santiago: Nacional e Alianza Lima ficam no empate

Nacional (Uruguai) e Alianza Lima (Peru) empataram neste domingo (19) em 1 a 1 em jogo válido pelo grupo B...

Internacional1 hora atrás

Brasil trabalha com paraguaios na recaptura de presos fugitivos

Após a fuga de 75 prisioneiros da Penitenciária Pedro Juan Caballero, no Paraguai, o ministro da Justiça e Segurança Pública,...

Tecnologia2 horas atrás

Para proteger usuários, entidades cobram fim de apps pré-instalados no Android

Um grupo de mais de 50 organizações enviou uma carta ao diretor executivo do conglomerado Alphabet, Sundar Pichai, cobrando o...

Nacional2 horas atrás

Dinheiro desviado de Angola teria financiado empreendimentos de luxo na Paraíba

“Eles não economizaram aqui”, afirma, solícita, uma das vendedoras dos 130 apartamentos do Solar Tambaú, empreendimento imobiliário de luxo à...

Esportes3 horas atrás

Juventude e Palmeiras empatam na Copa Santiago

Em jogo válido pela quarta rodada do grupo B da 32ª edição da Copa Santiago de Futebol Juvenil, o Juventude...

Esportes3 horas atrás

João Gomes é ouro na Champions Series de natação

O brasileiro João Gomes Júnior conquistou neste domingo (19) a medalha de ouro da prova dos 50 metros estilo peito...

Economia3 horas atrás

Dá para viver? Desvalorizado, salário mínimo é insuficiente para brasileiros

Foto: Reprodução/Internet O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estima que cerca de 49 milhões de brasileiros têm...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana