conecte-se conosco



Meio Ambiente

Cata do caranguejo uçá está proibida até o fim do ano

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – O defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) começa nesta segunda-feira (01), a partir de quando estarão proibidos o transporte, a captura, a manutenção em cativeiro, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização do crustáceo. A proibição vai até o dia 30 de novembro para machos e fêmeas. De 01 a 31 de dezembro o defeso será apenas para as fêmeas.

Para conscientizar a população sobre a importância de respeitar esse período, as equipes de fiscalização e educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) estão nas ruas conversando com moradores e comerciantes.

Esta semana, foram feitas abordagens em bares e restaurantes de Bicanga, Carapebus, Manguinhos e Jacaraípe. Foram feitas, ainda, entrega de panfletos da campanha nas praias e distribuição de cartazes educativos em escolas.

O Sindbares recebeu material para divulgação entre seus associados. Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) também está nas feiras livres do município para abordar e conscientizar os moradores.

Durante o defeso, é proibido catar caranguejos, porque é nesta época que eles passam pelo processo de muda, trocam a carapaça e se tornam presas fáceis.

Fiscalização

Durante os períodos de proibição, a Fiscalização Ambiental da Serra verifica mangues, peixarias e estabelecimentos comerciais que vendem o crustáceo. Se o caranguejo for apreendido vivo, ele será devolvido ao mangue. Os infratores serão enquadrados na lei nº 9.605, de fevereiro de 1998, e no decreto nº 3.179/99.

A população pode contribuir para que os infratores sejam flagrados. Os telefones para denúncias são (27) 99951-2321, 3291-7435 e 0800-2839780.

Calendário do defeso do caranguejo-uçá
1° de outubro a 30 de novembro – para caranguejos machos e fêmeas
1° a 31 de dezembro – apenas para caranguejos fêmeas

Comentários do Facebook

Meio Ambiente

Período de defeso do caranguejo-uçá começa no dia 10 de janeiro no ES

Publicado

em

Trata-se da fase de reprodução da espécie. Captura e comercialização ficam proibidas nestas épocas: são quatro períodos de ‘andada’ no ano.

O primeiro período de defeso da espécie Ucides cordatus, popularmente conhecido como caranguejo-uçá, começa no dia 10 de janeiro e vai até o dia 15 do mesmo mês no Espírito Santo. Com isso, está proibida a sua captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização.

Também está proibida a comercialização das partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), durante os dias de “andada”. De acordo com o calendário estabelecido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), há quatro períodos de defeso e o encerramento se dá no mês de abril.

“Durante o período de defeso, a comercialização só está permitida para o caranguejo em estoque e devidamente autorizado. Entende-se por manutenção em cativeiro o confinamento artificial do caranguejo vivo em qualquer ambiente no Estado do Espírito Santo”, explica o agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos, Anderson Ferrari.

A “andada” é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

A fiscalização se dá em cada município, mediante constatação técnica pelo órgão municipal responsável pela gestão ambiental. No município não produtor do caranguejo-uçá, deverá ser respeitado o calendário de andada na região de origem do produto, acompanhado de guia ou documento oficial para transporte e comercialização. Os infratores às regras estão sujeitos às penalidades e às sanções previstas na Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Confira os períodos do defeso do caranguejo-uçá em 2020:

  • 1º Período: de 10/01/2020 a 15/01/2020;
  • 2º Período: de 09/02/2020 a 14/02/2020;
  • 3º Período: de 09/03/2020 a 14/03/2020;
  • 4º Período: de 07/04/2020 a 12/04/2020.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Variedades6 minutos atrás

Procura por divórcio no Brasil aumenta devido a isolamento social por Covid-19

Advogada explica como proceder judicialmente em caso de separação durante a quarentena De acordo o Google Brasil, entre os dias...

Estadual7 minutos atrás

Novo documento reúne medidas econômicas para enfrentamento à Covid-19

. Uma cartilha, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), reúne as principais medidas econômicas emergenciais adotadas por diferentes órgãos do...

Economia8 minutos atrás

Caixa repassou R$ 76,6 bilhões em auxílio nas duas parcelas

Reprodução Youtube Caixa Econômica Federal Balanço divulgado pela Caixa nesta sexta-feira (29) Nesta sexta-feira (29), durante coletiva com autoridades da...

Carros e Motos8 minutos atrás

Renault e Nissan revelam novidades para futuros compactos no Brasil

Divulgação Apresentação da Aliança Renault-Nissan e Mitsubishi revela o que está por vir Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi explicou com mais detalhes como...

Policial8 minutos atrás

Munições e drogas são apreendidas pela PM na Serra

. Ações realizadas por policiais militares do 6º Batalhão durante a noite de quinta (28) e manhã de sexta-feira (29), resultaram...

Internacional18 minutos atrás

Policial que asfixiou homem negro é preso nos Estados Unidos

Corey A. Deangelys / Twitter / Reprodução Imagens do homem imobilizado por policial viralizaram na internet O policial Derek Chauvin,...

Nacional23 minutos atrás

Saiba do que as empresas precisam para reabrir em São Paulo

O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (29) os protocolos necessários para que o setor privado viabilize a abertura de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!