Connect with us

Política

Abril Laranja: campanha busca educar contra maus-tratos aos animais

Published

on

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) deu início, nesta segunda-feira (6), à campanha Abril Laranja, dedicada à conscientização e ao combate à crueldade contra os animais. A abertura foi marcada pelo acendimento simbólico da iluminação do prédio do Legislativo na cor laranja, chamando a atenção da população para a causa.

A mobilização na Casa é conduzida pela Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais e pela CPI de Combate aos Maus-Tratos Contra os Animais, ambas presididas pela deputada Janete de Sá (PSB). A iniciativa integra um movimento nacional de conscientização sobre a importância da proteção animal.

Segundo a parlamentar, o mês será marcado por diversas ações educativas, distribuição de materiais informativos e articulações para o aprimoramento da legislação. “Estamos realizando uma mobilização nacional para acender as Assembleias Legislativas com a cor laranja, chamando a atenção da população para o combate à crueldade contra os animais. Também vamos promover ações educativas e discutir o endurecimento das penas em casos de maus-tratos”, afirmou.

Janete destacou ainda que, apesar de considerar a legislação atual consistente, é necessário avançar na aplicação das normas e no fortalecimento da fiscalização. “O problema maior está na conscientização e no cumprimento da lei. Precisamos garantir que as normas sejam aplicadas e que haja fiscalização efetiva, inclusive com a atuação dos municípios”, pontuou.

O vice-presidente da Comissão, deputado Alexandre Xambinho (Podemos), reforçou a importância da campanha como instrumento de conscientização social. “A Assembleia Legislativa faz mais um movimento importante ao aderir ao Abril Laranja, alertando a população sobre os cuidados com os animais, incentivando denúncias e promovendo campanhas educativas e de adoção”, disse.

Ele também defendeu o avanço da legislação em nível nacional. “Precisamos evoluir ainda mais nas leis para ampliar as punições contra quem pratica maus-tratos, garantindo mais proteção aos animais em todo o país”, acrescentou.

Durante a solenidade, a procuradora de Justiça e coordenadora da Coordenadoria de Proteção e Defesa da Fauna do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Edwiges Dias, foi homenageada com a entrega de um certificado em reconhecimento à atuação na causa animal.

Ela destacou a importância do aprimoramento das leis, especialmente em relação aos animais silvestres. “A legislação avançou, principalmente com o aumento das penas para crimes contra animais domésticos, mas ainda precisa ser aperfeiçoada, sobretudo no que diz respeito aos animais silvestres, onde ainda há brechas como a possibilidade de transação penal”, explicou.

A procuradora também reforçou o papel da sociedade na fiscalização e denúncia de irregularidades. “Maus-tratos não se resumem à agressão física. Incluem abandono, negligência, falta de alimento, de água e de condições adequadas. A população deve denunciar e também cobrar do poder público a implementação de políticas públicas voltadas à proteção animal”, destacou.

Combate aos maus-tratos

A campanha Abril Laranja busca alertar a população sobre práticas que configuram maus-tratos, como abandono, agressão física, privação de água e alimento, manutenção de animais em correntes curtas, falta de higiene e ausência de abrigo adequado.

A legislação brasileira prevê punições para esses crimes. A chamada Lei Sansão (14.064/2020) aumentou a pena para maus-tratos contra cães e gatos, podendo chegar a até cinco anos de reclusão.

Como denunciar

Casos de maus-tratos podem ser denunciados pelos seguintes canais:

  • Polícia Militar: 190
  • Disque Denúncia: 181
  • Delegacias da Polícia Civil, inclusive especializadas
  • Ministério Público
  • Ibama (Linha Verde): 0800 061 8080

Para formalizar a denúncia, é importante apresentar um relato detalhado, com endereço completo, características dos animais e, se possível, informações sobre o responsável.

A campanha segue ao longo de todo o mês de abril, com o objetivo de ampliar a conscientização e incentivar a proteção de cães, gatos e outras espécies em todo o Estado.

Fonte: POLÍTICA ES

Comente Abaixo
Nacional1 dia ago

Descentralização implantada na gestão de Tyago Hoffmann amplia acesso e transforma vidas em São Gabriel da Palha

A entrega de óculos realizada em São Gabriel da Palha reforça os resultados de uma política pública que aproximou os...

Variedades2 dias ago

Jovens trocam sexo casual por encontros mais profundos, diz pesquisa

O sexo casual parece estar em declínio, já que jovens têm rejeitado a prática em favor de relações e encontros...

São Mateus2 dias ago

Adolescente de 17 anos é morto a tiros por dupla de moto em São Mateus

Crime aconteceu na tarde desta quinta-feira (25), no bairro Pedra D’Água; suspeitos fugiram de moto e ainda não foram localizados...

São Mateus3 dias ago

Assenor inaugura sede e celebra inclusão de São Mateus no Parklog ES

 A Associação Empresarial do Litoral Norte Capixaba (ASSENOR) viveu, na noite desta segunda-feira (23), um dos momentos mais marcantes de...

São Mateus4 dias ago

Motociclista de 65 anos morre após colisão envolvendo carro e caminhão em São Mateus

Acidente aconteceu na ES-381, na zona rural do município; motorista do carro foi ouvido e liberado pela Polícia Civil Um...

São Mateus5 dias ago

Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado garante instalação de totens de segurança em São Mateus

 Município receberá quatro equipamentos com reconhecimento facial, leitura de placas e botão de emergência integrado ao Ciodes A Prefeitura de...

São Mateus5 dias ago

Ex-comandante do 13º BPM assume Secretaria Municipal de Defesa Social em São Mateus

Coronel da reserva da PMES, Jefson Coelho Correia acumula mais de 30 anos de experiência na segurança pública e gestão...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana