Connect with us

Cidades

Sama Jovem realiza Batalha City no balneário de Guriri

Published

on

SÃO MATEUS – Através do Movimento Sama Jovem, que promove a união de jovens, grupos artísticos, artistas e parceiros, a galera poderá desfrutar de um fim de semana repleto de cultura e arte, com a realização do ‘Battle City’ (Batalha City), na Praça da Ilha de Guriri. O evento que terá programação vasta, entre eles workshops ministrados por convidados de Brasília, Minas Gerais, Goiânia e Vitória, tem atração principal as apresentações de danças no sábado (12), a partir das 16:00 horas.
O Batalha Cityé um intercâmbio de cidades que surgiu em 2010 entre os municípios de Linhares e São Mateus. Ele que tem praticamente a mesma idade do Movimento Sama Jovem, tem propõe a realização de atividades dinâmicas entre grupos de danças de várias cidades do Espírito Santo.
David Lopes, conhecido como Pyu Lopes, conta que em 2013 o Batalha City virou projeto ao ser contemplado pelo edital da valorização da cultura Hip Hop, da Secretaria de Cultura (Secult) do Estado, e com os recursos conquistados,o projeto ganha ‘status’ de programa cultural jovem.
“Dentro da cultura Hip Hop tem o break, e existiam as batalhas de danças dentro de modalidades no evento. Este evento que já é tradicional no município, é realizado todo mês de novembro, está focado na cultura das danças urbanas e tende a trabalhar as políticas públicas da juventude, aos movimentos sócio-culturais. Então, além de um evento de dança,  ele traz também o objetivo de multiplicar as ações  e transformar as vidas das pessoas em relação às atividades sócio-culturais. A cada ano observamos que cada grupo participante soma ao nosso currículo como grupo” – explica.
Através de todo currículo histórico cultural do intercambio de cidades, em 2015 o Battle City conquistou o seu maior prêmio, onde foi contemplado pelo Edital Prêmio Funarte de Dança Klauus Vianna- MINC – Ministério da Cultura, e entra de vez no Mapa Nacional de Produção Cultural na Área de Dança.
“Então, este ano realizaremos uma produção especial que reunirá reunirá breakres de todo território nacional na ilha de Guriri” – diz Pyu.
Uma média de 1.500 pessoas envolvidas diretamente com as Danças, Grafitti, DJ e MC’s, comparecerão ao evento cultural. Todo o evento será custeado pela Fundação Macional de Artes – Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.
FB_IMG_1478256115109SAMA JOVEM
O Movimento Sama Jovem tem como objetivos estudar, orientar e promover os grupos e artistas valorizando a arte urbana, tradicional, regional e nacional, sem descriminação territorial, racista, partidária, religiosa, entre outros aspectos relevantes.
Ele monta uma união artística e de simpatizantes para fazer um catálogo público de utilidade municipal, estadual e nacional, da arte e artistas em favor principalmente de São Mateus.
O movimento busca dentro do município parcerias que de forma positiva queiram atuar na cultura, educação, esporte, lazer e arte que o movimento prática.
 
 
 
 
 

Comente Abaixo
Regional59 minutos ago

Pastor e esposa de São Gabriel da Palha morrem em acidente na Bahia

Casal, que morava em São Gabriel da Palha, viajava num carro de passeio na BR-101 com destino a Porto Seguro...

Política1 hora ago

Ciro diz que polarização pode criar um ‘estelionato eleitoral’ no país

Reprodução/Youtube Ciro Gomes no Roda Viva Ciro Gomes , candidato do PDT nas eleições presidenciais, criticou a polarização política entre...

Política1 hora ago

Ciro Gomes afirma que Bolsonaro tem um ‘delírio golpista’ na cabeça

Reprodução/Youtube Ciro Gomes (PDT) no Roda Viva O pedetista  Ciro Gomes afirmou, nesta segunda-feira (15), que o atual presidente Jair...

Política1 hora ago

Ciro diz que polarização pode criar um ‘estelionato eleitoral’ no país

Reprodução/Youtube Ciro Gomes no Roda Viva Ciro Gomes , candidato do PDT nas eleições presidenciais, criticou a polarização política entre...

Saúde2 horas ago

Covid-19: Brasil registra 7,9 mil casos e 120 mortes em 24 horas

O Ministério da Saúde divulgou hoje (15) novos números sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com levantamento...

Política2 horas ago

‘Bolsonaro não gosta de estudante’, diz Lula durante evento na USP

Foto: Leticia Martins – 15/08/2022 Lula na USP Um dia antes de começar oficialmente os dias de campanhas eleitorais, o...

Estadual2 horas ago

TJES dá início às ações de prevenção à violência doméstica da 21ª Semana Justiça pela Paz em Casa

Durante a solenidade no Pleno, que contou com a presença do conselheiro do CNJ Marcio de Freitas, foi apresentada a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana