
Lugar agradável onde é possível encontrar boas amizades, poesia e música de qualidade.
SÃO MATEUS – Recanto dos Amigos da Boa Viola não é um bar, não é um lugar onde se possa entrar pagando ingresso. Esse charmoso recanto é a casa de Albertina Araujo. Alagoana nascida em Maceió-AL e radicada há 30 anos em São Mateus.
Bel, como é chamada pelos amigos, é detentora de beleza e simpatia singulares. A ilustre moradora de Guriri dedica tempo e recurso em difundir a música de raiz. São canções executadas por cantadores munidos de viola ou violão que, iguais a antigos menestréis cantam os sabores da terra, amores encantados, saudades infindas. Referências que vêm de Elomar Figueira, Almir Sater, Pereira da Viola, Rubinho do Vale e outros ícones. Conta ela que seu amor pela viola e pelos violeiros vem desde a infância, sem incentivo de ninguém, nasceu naturalmente. “Minha casa sempre foi frequentada, atraindo as coisas que a gente gosta, atraindo também amigos que gostam de viola”, conta orgulhosa.
Em 2011, despretensiosamente, promoveu o I Encontro dos Amigos da Boa Viola e que foi sucesso de público e de crítica entre os amigos. Esse foi o primeiro de muitos que viriam a seguir e que consolidariam o espaço com nome que é conhecido hoje Recanto dos Amigos da Boa Viola e que, de agora em diante, pretenderia ser anual. Mas o que começou para ser uma vez por ano, acontece hoje sem data prévia. Basta que algum violeiro esteja na região para Albertina e seus amigos promoverem mais um encontro. A mobilização é rápida, Bel divulga quem o violeiro da vez e faz o chamamento para o grupo. Cada um traz um prato para compartilhar e o cachê do músico. Sim, o cachê do músico!
Os amigos da Boa Viola entendem que o artista é um profissional e precisa ser pago com dignidade. Assim Bel, juntamente com seus amigos contribui para o enriquecimento da cultura da cidade e valorização de seus artistas.
Hoje o espaço-casa tem um belo e aconchegante palco e cada evento tem uma decoração especial. O mais recente artista a se apresentar no Recanto foi o cantador baiano Carlos Silva que estava em São Mateus a convite do Projeto Araçá.
O Recanto é o lugar onde encontro paz, tranqüilidade, divertimento, boas pessoas que transmitem boas coisas. É lugar onde se perpetua Arte e onde há uma troca de almas”, afirma Silvana Viana, frequentadora assídua dos eventos do Recanto dos Amigos da Boa Viola que fica na Rua 11, 272 norte de Guriri e cujo ingresso de entrada é o convite desse distinto grupo de amantes da boa viola.