conecte-se conosco


Meio Ambiente

Policiais flagram exploração ilegal de recursos minerais no balneário de Guriri

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Nesta quarta-feira (13), policiais militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) atenderam uma denúncia anônima de exploração ilegal de mineral no bairro Mariricu, no balneário de Guriri

No local, os militares flagraram uma pá carregadeira transportando areia para um caminhão, uma escavadeira e outros dois caminhões com terra. Todos foram abordados e as atividades foram paralisadas para a apresentação da licença ambiental.

A equipe foi informada que o empreendimento pertencia a uma grande empresa loteadora capixaba que atua no município, fato confirmado por engenheiros da empresa. Os documentos apresentados não acobertavam o recebimento da terra nem a extração de areia.

Foi configurada a exploração ilegal de mineral, areia e terra, com infringência do Artigo 2º da Lei Federal 8.176/1991 (Usurpação de bem da união), Artigo 55 (extração de recurso mineral sem licença) e Artigo 60 (obra e serviço potencialmente poluidor) da Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).

O comandante da 3ª Cia do BPMA, capitão Fabrício Pereira Rocha, ressalta que os bens existentes no subsolo pertencem a União, além de toda atividade que utilize recursos do meio ambiente é passível de licenciamento, cabendo as pessoas físicas e jurídicas se munirem da anuência dos órgãos ambientais sob pena de responsabilização penal e administrativa.

O BPMA atua diuturnamente em defesa da vida e do meio ambiente, contando sempre com a participação da população através do telefone 181 (disque-denúncia), pelo site www.disquedenuncia181@es.gov.br e ainda pode orientar a população pelo 3767-7611.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Homem que fugiu de penitenciária em São Mateus é encontrado e preso no ES
publicidade

Meio Ambiente

Polícia Ambiental apreende caranguejos-uça em São Mateus

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Uma equipe da terceira companhia de Polícia Militar Ambiental, após receberem denúncias anônimas, registradas pelo serviço Disque Denúncia 181, deteve um indivíduo e apreendeu 456 caranguejos uça, capturados de forma ilegal.

Os animais estavam acondicionados em sacos plásticos, na residência do infrator, e teriam destino, segundo as denúncias, para a região metropolitana do estado, onde seriam comercializados.

A captura e comércio de caranguejos está proibida, para a preservação da espécie em seu período de defeso, onde há a reprodução e andada dos animais.

O infrator e os animais foram encaminhados para o DPJ de São Mateus e, posteriormente, os caranguejos foram reintroduzidos ao seu habitat natural, para a preservação da espécie.

O batalhão de Policia Militar Ambiental realiza preventivos, constantemente, nas regiões de manguezais, importante bioma para reprodução de animais da fauna silvestre.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Animador de trenzinho, cai de carreta e morre atropelado em passeio no Noroeste do ES
Continue lendo
Esportes5 horas atrás

Jorge Sampaoli é perseguido por ciumentos da própria classe de trabalho

Levir Culpi, técnico de trabalhos medíocres recentemente, disse que Jorge Sampaoli será o novo comandante da Seleção. Segundo Culpi, que...

Entretenimento5 horas atrás

Reconstrução dá o tom do MECAInhotim, quatro meses após tragédia em Brumadinho

Logo na entrada de Brumadinho (MG), uma exposição de camisas e uniformes sujos de lama lembra que essa é uma...

Entretenimento5 horas atrás

Virada Cultural de São Paulo atrai cinco milhões de pessoas

A Virada Cultural aconteceu neste final de semana, 18 e 19, em São Paulo, e, segundo o prefeito Bruno Covas,...

Nacional6 horas atrás

Entenda os últimos acontecimentos da quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro

Edilson Rodrigues/Agência Senado – 9.5.19 MP investiga suspeitas de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa no gabinete de Flávio...

Entretenimento7 horas atrás

Faustão choca telespectadores e anuncia fim do Domingão na Globo

O apresentador Fausto Silva fez uma revelação que deixou seus fãs chocados e arrasados na noite deste domingo em seu programa da...

Regional7 horas atrás

Menino de 2 anos é baleado pelo próprio pai no Norte no ES

Homem é acusado de tentar matar a esposa e, ao atirar, acabou atingindo o próprio filho Uma criança de 2...

Esportes7 horas atrás

Sidão salva e Vasco empata com o Avaí na estreia de Luxemburgo

O Globo Vasco não teve boa atuação na estreia de Luxemburgo Em noite de Sidão, que fez grandes defesas, e...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana