
São Mateus – A jovem Stefany dos Santos Souza, de apenas 14 anos, viaja hoje para Lauro de Freiras, região metropolitana de Salvador (BA), onde participará da seletiva nacional das categorias de base, que formará a seleção brasileira feminina de Judô. A vagas serão disputadas entre 890 meninas de todo Brasil, divididas em chaves. A mateense concorre a uma vaga na categoria sub-18, com mais de 70 quilos.
A seletiva de 2016, realizada pela Confederação Brasileira de Judô, será a primeira que Stefany participará. Mas a ansiedade não domina a jovem atleta. Muito pelo contrário. Stefany se diz segura e confiante para os embates no tatame. “Tenho conversado com colegas que já participaram dessa seletiva para pedir orientação. Sinto-me preparada para integrar a equipe brasileira”, destacou.
A adolescente será a única mateense a disputar a vaga para a seleção, ao lado de outras capixabas que integram a equipe PWF, com sede em Vitória e um núcleo em São Mateus, onde Stefany treina.
A menina conta que tem uma rotina pesada. Estuda no turno matutino e treina oito horas por dia, diversificando entre funcional, musculação e o próprio judô. “Temos feito um treino mais específico e principalmente conhecendo as estratégias das meninas que irão participar da seletiva”, contou a atleta.
Ano intenso
Com o apoio da família, amigos e professores, Stefany se divide entre os estudos e treino. Para quem sonha em participar das olimpíadas de 2020, a rotina tem que ser pesada mesmo.
A jovem que vai para a seletiva nacional de judô, fez bonito durante todo ano de 2016. Em maio, Stefany participou do campeonato brasileiro por região, realizado em Belo Horizonte e garantiu vaga na etapa nacional com o segundo lugar na categoria mais de 70 quilos, disputada por ela. No campeonato estadual, a atleta teve seu melhor desempenho e foi campeã. Já em setembro, na etapa nacional do campeonato brasileiro, Stefany garantiu o sexto lugar. No mesmo mês, durante do Jogos Escolares de João Pessoa, a mateense ficou com o sétimo lugar individual e por equipe.
A atleta, de ótimo desempenho, iniciou no esporte após ver um primo participar de aulas de judô, ainda com seis anos de idade. De lá para cá, Stefany não parou mais. “Integrar a equipe brasileira de judô seria uma excelente oportunidade para colocar em prática meu sonho de ir para as olimpíadas”, salientou.
Stefany tem ainda o plano para baixar de categoria. Para isso, a jovem terá que perder peso. O controle da balança vai começar a após a seletiva nacional, já que para se manter na disputa, Stefany precisa estar com os 74 quilos garantidos na balança.
Desafios além dos tatames
O pai de Stefany, que a acompanha em todas as atividades se orgulha da filha e de seu desempenho. Mas as barreiras não são apenas os adversários no tatame. Vilobaldo Pereira Souza relata a dificuldade de garantir recursos para manter vivo o sonho da filha.
“São muitas as despesas e sem apoio de patrocinadores fica mais difícil”, disse o pai, que recebe ajuda da madrinha de Stefany e do professor de judô. As dificuldades financeiras não são motivos para desacreditar. “Quem sabe ela desponta e consegue vaga para a seleção. Será um orgulho muito grande e também servirá de incentivo para que outros esportistas recebam o apoio de empresários”, finalizou.