Connect with us

Saúde

Estudo de Harvard aponta melhor estratégia alimentar para o coração

Published

on

Foto | Getty Images

Pesquisa de Harvard mostra que só reduzir carboidratos ou gordura não é suficiente para reduzir o risco de doenças cardíacas

Um estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que não basta cortar carboidratos ou gordura para reduzir o risco de doenças cardíacas. O mais importante é a qualidade do que vai no prato.

A pesquisa, publicada em 11 de fevereiro no Journal of the American College of Cardiology, acompanhou 200 mil pessoas ao longo de várias décadas. O objetivo foi entender como diferentes padrões alimentares influenciam o risco de doença cardíaca coronariana — condição causada pelo acúmulo de gordura nas artérias do coração.

Os resultados apontaram que dietas com pouco carboidrato (low carb) ou pouca gordura (low fat) são populares e praticadas há anos, mas, segundo o líder do estudo e pesquisador do departamento de nutrição, Zhiyuan Wu, o foco exclusivo na quantidade de carboidratos ou gorduras pode ser um erro.

“Nossas descobertas ajudam a desmistificar a ideia de que apenas reduzir carboidratos ou gordura é, por si só, benéfico”, afirmou Wu em comunicado à imprensa.

Segundo ele, o estudo mostrou que o que realmente faz diferença é a qualidade dos alimentos escolhidos dentro dessas dietas. Para a pesquisa, foram separadas as dietas em versões “saudáveis” e “não saudáveis” de low carb e low fat.

De forma geral, foram consideradas mais adequadas aquelas ricas em grãos integrais, frutas, vegetais, leguminosas, nozes, sementes e gorduras insaturadas, como o azeite.

Já os padrões menos saudáveis incluíam maior consumo de carboidratos refinados, alimentos ultraprocessados e maior quantidade de carnes e gorduras animais.

O resultado da análise indicou que pessoas que seguiam versões saudáveis dessas dietas tiveram cerca de 15% menos risco de desenvolver doença cardíaca.

Por outro lado, quem reduzia carboidrato ou gordura, mas mantinha uma alimentação baseada em produtos refinados e de origem animal, não apresentou o mesmo benefício — e, em alguns casos, teve risco maior.

O estudo também avaliou marcadores no sangue ligados à saúde do coração. Entre quem adotava dietas de melhor qualidade, foram observadas mudanças importantes:

  • Aumento do HDL, conhecido como colesterol “bom”;
  • Redução dos níveis de triglicerídeos.

Esses dois fatores estão diretamente associados à redução do risco de infarto e outras doenças cardiovasculares. Segundo Zhiyuan Wu, mais importante do que escolher entre “baixo carboidrato” ou “baixa gordura” é priorizar alimentos naturais, ricos em fibras e nutrientes, e reduzir produtos ultraprocessados.

“Promover um padrão geral de alimentação saudável, em vez de apenas restringir macronutrientes, deve ser uma estratégia central para prevenir doenças cardíacas”, afirmou Wu.


📲 Curtiu essa notícia? Siga o FA NOTÍCIAS
No Twitter, Facebook e Instagram.
Entre nos grupos  WhatsApp e Telegram!
Venha participar do nosso canal de notícias no WhatsApp

 

Comente Abaixo
São Mateus1 dia ago

Suspeito de envolvimento em homicídio é preso em São Mateus

Um jovem de 19 anos, identificado como Felipe Teixeira Filadelfo, foi preso na quinta-feira (6), em São Mateus, no Norte...

São Mateus2 dias ago

Rodrigo da Cozivip tem candidatura homologada em convenção do MDB

O empresário Rodrigo da Cozivip teve sua candidatura a deputado estadual homologada durante a Convenção Estadual do MDB, realizada nesta...

Horóscopo3 dias ago

Horóscopo do dia | previsão para os 12 signos em 06/08/2026

Os leoninos têm sempre objetivos muito elevados e, por conseguinte, seus ideais também são grandiosos. Não são reservados e gostam...

Estadual4 dias ago

Aclamado por multidão, Ricardo é confirmado à reeleição destacando “Pacto com o Futuro”

MDB homologa candidatura do governador do Espírito Santo sob aplausos de 6 mil capixabas na Matrix, em Cariacica Em Convenção...

Horóscopo4 dias ago

Horóscopo do dia | previsão para os 12 signos em 05/08/2026

Quando o leonino atinge posição de autoridade faz de tudo que pode para justificar a confiança que nele foi depositada....

Estadual4 dias ago

Ricardo escolhe Camillo Neves como vice-governador

O governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço (MDB), anunciou na manhã desta terça-feira (04), que o vereador de Vitória, Camillo...

Horóscopo4 dias ago

Horóscopo do dia | previsão para os 12 signos em 04/08/2026

Dotados de criatividade os leoninos sentem compulsão em recriar as coisas com que convivem e gerar coisas novas a partir...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana