conecte-se conosco



Estadual

Estudantes do Senai de Cachoeiro fazem visita técnica ao Prodest

Publicado

em

Estudantes do curso técnico em Rede de Computadores do Senai de Cachoeiro de Itapemirim tiveram a oportunidade de conhecer os principais serviços do Instituto de Tecnologia da Informação de Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), na tarde desta quinta-feira (26).

Inicialmente, eles receberam informações sobre a história, a estrutura organizacional e ações por meio de uma apresentação feita pelo analista organizacional Eric Menequini.

Em seguida, o analista de TI Vinicius de Freitas Soares, da Gerência de Sistemas de Informação (Gesin), apresentou dados sobre os serviços prestados pelo Prodest e destacou a contribuição da autarquia para os órgãos estaduais. Ele enfatizou a participação do Instituto no desenvolvimento do aplicativo do Procon-ES, do sistema Acesso Cidadão (login único) e do site do Programa Jovens Valores.

“O profissional de TI precisa ser curioso e gostar sempre de aprender. Isso é muito importante para atingir bons resultados e alcançar o sucesso na carreira”, destacou Vinicius de Freitas Soares.

Data Center

Os estudantes também visitaram a sala de controle (NOC) do Data Center e foram recebidos pelo analista de TI Charles dos Santos, da Gerência de Operações (Geope). Ele explicou o funcionamento da central de dados do Governo do Estado.

Na visita, os estudantes observaram os mecanismos de segurança da sala-cofre, o monitoramento das redes de fibra óptica governamentais e os equipamentos necessários para manter o alto nível de disponibilidade das informações que estão sob a responsabilidade do Prodest.

Além disso, a equipe do NOC mostrou para os alunos alguns equipamentos utilizados antes do desenvolvimento da tecnologia atual, como disquetes e um disco rígido de 207 Megas, usado na década de 80.

Os alunos ficaram satisfeitos com o conteúdo apresentado na visita. “Percebi a complexidade dos serviços e foi muito bom ver isso de perto, já que pretendo seguir carreira na área”, disse Gabriel Guimarães, 17 anos.

Para o instrutor responsável pelo grupo, Fabio Carletti, foi uma grande oportunidade para os alunos perceberem a importância do Prodest. “A proposta da visita é visualizar um cenário real, conhecendo uma infraestrutura de rede abrangente com vários serviços rodando. Entender como funciona uma organização de TI ao vivo é importante para os alunos”, enfatizou.

“Receber visitantes é uma forma de mostrarmos como o Prodest tem uma participação decisiva na melhoria dos serviços públicos do Poder Executivo Estadual para o cidadão”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

As instituições de ensino com cursos na área de TI podem agendar uma visita técnica ao Prodest pelo e-mail [email protected].

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini

Texto: Eric Lopes Menequini e Lara Favaris Mendonça

(27) 3636-7159

[email protected]

Comentários do Facebook

Estadual

Carnaval com chuva e trovoada até terça-feira no ES

Publicado

em

O motivo é a passagem de uma frente fria pelo mar, o que pode fazer com que ocorra uma queda de temperatura em todas as regiões

Os próximos dias de carnaval no Espírito Santo, incluindo este domingo (23), serão com chuva e até registro de trovoadas em alguns momentos. A previsão, segundo o boletim meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de tempo encoberto a nublado com chuva e possíveis trovoadas, principalmente na região Serrana e no Litoral capixaba.

No Estado as temperaturas devem oscilar entre 17° e 25°. Em Vitória a variação dos termômetros é um pouco maior, ficando entre 22° a 27°.

Leia também: Carnaval terá tempo instável em todo o ES, prevê Incaper

A mudança no clima decorre, segundo a coordenação de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), devido a passagem de uma frente fria pelo mar, o que pode fazer com que ocorra uma queda de temperatura em todas as regiões. Pode ocorrer vento moderado, em alguns momentos no litoral da região Nordeste.


(*G1)

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Polícia Federal7 horas atrás

PF salva garota de 16 anos do tráfico humano

A dupla foi detida última terça-feira 18, quando se apresentou, na Delegacia de Polícia Federal em Epitaciolândia, para controle migratório...

Regional7 horas atrás

Polícia Civil busca por adolescente desaparecida em Rio Bananal

Menina foi para escola, mas não voltou para casa A Polícia Civil busca por uma adolescente de 15 anos que...

Regional7 horas atrás

Corpo é encontrado perto de barragem no Norte do ES

Perícia foi acionada, mas ainda não há detalhes da ocorrência Um homem foi encontrado morto próximo à barragem Tutu Reuter...

Educação7 horas atrás

Sedu abre processo seletivo para contratar cuidadores

A Secretaria Estadual de Educação (Sedu) abriu processo seletivo com vagas, em regime de designação temporária, para o cargo de...

Entretenimento7 horas atrás

Destaque da Pérola Negra revela segredo para manter a forma: Dieta do Sexo

Priscila Kimura, destaque central do abre-alas da Pérola Negra, contou o seu segredo para a boa forma na avenida: Muito...

Entretenimento9 horas atrás

Quem vai sair? Bianca, Felipe e Flayslane estão no paredão do BBB20

  Reprodução Bianca, Felipe e Flayslane estão no paredão Bianca, Felipe e Flayslane estão no quinto paredão do BBB20. A...

Entretenimento12 horas atrás

Inspirada em “Amor de Mãe”, fantasia de Lurdes faz sucesso no carnaval

Se você assiste “Amor de Mãe”, novela das 21h da Rede Globo, sabe que Dona Lurdes adora um forró. Mas...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana