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Estudantes do Senai de Cachoeiro fazem visita técnica ao Prodest

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Estudantes do curso técnico em Rede de Computadores do Senai de Cachoeiro de Itapemirim tiveram a oportunidade de conhecer os principais serviços do Instituto de Tecnologia da Informação de Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), na tarde desta quinta-feira (26).

Inicialmente, eles receberam informações sobre a história, a estrutura organizacional e ações por meio de uma apresentação feita pelo analista organizacional Eric Menequini.

Em seguida, o analista de TI Vinicius de Freitas Soares, da Gerência de Sistemas de Informação (Gesin), apresentou dados sobre os serviços prestados pelo Prodest e destacou a contribuição da autarquia para os órgãos estaduais. Ele enfatizou a participação do Instituto no desenvolvimento do aplicativo do Procon-ES, do sistema Acesso Cidadão (login único) e do site do Programa Jovens Valores.

“O profissional de TI precisa ser curioso e gostar sempre de aprender. Isso é muito importante para atingir bons resultados e alcançar o sucesso na carreira”, destacou Vinicius de Freitas Soares.

Data Center

Os estudantes também visitaram a sala de controle (NOC) do Data Center e foram recebidos pelo analista de TI Charles dos Santos, da Gerência de Operações (Geope). Ele explicou o funcionamento da central de dados do Governo do Estado.

Na visita, os estudantes observaram os mecanismos de segurança da sala-cofre, o monitoramento das redes de fibra óptica governamentais e os equipamentos necessários para manter o alto nível de disponibilidade das informações que estão sob a responsabilidade do Prodest.

Além disso, a equipe do NOC mostrou para os alunos alguns equipamentos utilizados antes do desenvolvimento da tecnologia atual, como disquetes e um disco rígido de 207 Megas, usado na década de 80.

Os alunos ficaram satisfeitos com o conteúdo apresentado na visita. “Percebi a complexidade dos serviços e foi muito bom ver isso de perto, já que pretendo seguir carreira na área”, disse Gabriel Guimarães, 17 anos.

Para o instrutor responsável pelo grupo, Fabio Carletti, foi uma grande oportunidade para os alunos perceberem a importância do Prodest. “A proposta da visita é visualizar um cenário real, conhecendo uma infraestrutura de rede abrangente com vários serviços rodando. Entender como funciona uma organização de TI ao vivo é importante para os alunos”, enfatizou.

“Receber visitantes é uma forma de mostrarmos como o Prodest tem uma participação decisiva na melhoria dos serviços públicos do Poder Executivo Estadual para o cidadão”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

As instituições de ensino com cursos na área de TI podem agendar uma visita técnica ao Prodest pelo e-mail [email protected].

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini

Texto: Eric Lopes Menequini e Lara Favaris Mendonça

(27) 3636-7159

[email protected]

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Estadual

Programa “Soluções Pré-Processuais das Demandas de Consumo” é tema de Podcast

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Consumidores e Fornecedores podem solucionar seus conflitosatravés de plataformas disponíveis na página da Coordenadoriados Juizados Especiais.

O novo episódio do Just Talk – o Podcast do TJES – fala sobre o Programa de Soluções Pré-Processuais de Demandas de Consumo, criado pela Supervisão dos Juizados Especiais. A iniciativa cria canais para aproximar consumidores e fornecedores para que cheguem a um acordo, de forma virtual, antes mesmo de ingressarem com uma ação no Judiciário.

Quem explica o assunto é o coordenador dos Juizados Especiais, juiz Leonardo Alvarenga: “O objetivo é facilitar a negociação, através de plataformas que facilitam o diálogo entre consumidores e representam um caminho muito útil para a resolução das demandas, sem a intervenção direta da ação processual”.

As plataformas podem ser acessadas pelo site do TJES, na página da Coordenadoria dos Juizados Especiais. A primeira, disponibilizada pelo Ministério da Justiça, é consumidor.gov.br e a segunda é da Samsung, chamada Hotline. Ambas projetam o consumidor diretamente para um cadastro, que é feito antes de se registrar a reclamação e depois para um período de trânsito, que dura de 5 a 10 dias, que tem obtido alta resolutividade na solução das questões apresentadas pelos consumidores.

De acordo com o juiz, nas plataformas podem ser discutidas os mais variados tipos de situação: vício do produto, falta de entrega, atraso, assistência técnica inadequada, aumento abusivo nos preços, entre outros.

“O uso das plataformas é prático tanto para o consumidor quanto para empresa. O consumidor poupa tempo, deslocamento e consegue uma resolução eficaz das suas demandas. As empresas refinam o seu negócio, a sua atividade econômica, melhoram o seu pós-venda, diminuem o seu passivo de demandas judiciais”.

Para o magistrado o programa é mais uma forma de ampliar o acesso dos cidadãos à justiça: “Hoje, nós trabalhamos um conceito de Justiça Multiportas, que significa dizer que a Justiça não é somente uma instituição, não é um prédio, não é física. Ela está em todos os lugares, incluindo a internet.”

“E o acesso à Justiça significa acesso à ordem jurídica justa, aquilo que o cidadão tem direito de receber através dos mecanismos, inclusive esses de negociação, de conciliação, de composição, fora do sistema adversarial que nós conhecemos de ação processual, de citação, de sentença. É a oportunidade do cidadão construir sua própria verdade e fazê-lo em um tempo muito mais rápido, através de um sistema muito eficiente, nesse mundo cada vez mais virtualizado”, finaliza.

Ouça o episódio na íntegra.

Leia a transcrição completa.

Vitória, 03 de julho de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

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