Connect with us

Estadual

Estudantes do Senai de Cachoeiro fazem visita técnica ao Prodest

Published

on

Estudantes do curso técnico em Rede de Computadores do Senai de Cachoeiro de Itapemirim tiveram a oportunidade de conhecer os principais serviços do Instituto de Tecnologia da Informação de Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), na tarde desta quinta-feira (26).

Inicialmente, eles receberam informações sobre a história, a estrutura organizacional e ações por meio de uma apresentação feita pelo analista organizacional Eric Menequini.

Em seguida, o analista de TI Vinicius de Freitas Soares, da Gerência de Sistemas de Informação (Gesin), apresentou dados sobre os serviços prestados pelo Prodest e destacou a contribuição da autarquia para os órgãos estaduais. Ele enfatizou a participação do Instituto no desenvolvimento do aplicativo do Procon-ES, do sistema Acesso Cidadão (login único) e do site do Programa Jovens Valores.

“O profissional de TI precisa ser curioso e gostar sempre de aprender. Isso é muito importante para atingir bons resultados e alcançar o sucesso na carreira”, destacou Vinicius de Freitas Soares.

Data Center

Os estudantes também visitaram a sala de controle (NOC) do Data Center e foram recebidos pelo analista de TI Charles dos Santos, da Gerência de Operações (Geope). Ele explicou o funcionamento da central de dados do Governo do Estado.

Na visita, os estudantes observaram os mecanismos de segurança da sala-cofre, o monitoramento das redes de fibra óptica governamentais e os equipamentos necessários para manter o alto nível de disponibilidade das informações que estão sob a responsabilidade do Prodest.

Além disso, a equipe do NOC mostrou para os alunos alguns equipamentos utilizados antes do desenvolvimento da tecnologia atual, como disquetes e um disco rígido de 207 Megas, usado na década de 80.

Os alunos ficaram satisfeitos com o conteúdo apresentado na visita. “Percebi a complexidade dos serviços e foi muito bom ver isso de perto, já que pretendo seguir carreira na área”, disse Gabriel Guimarães, 17 anos.

Para o instrutor responsável pelo grupo, Fabio Carletti, foi uma grande oportunidade para os alunos perceberem a importância do Prodest. “A proposta da visita é visualizar um cenário real, conhecendo uma infraestrutura de rede abrangente com vários serviços rodando. Entender como funciona uma organização de TI ao vivo é importante para os alunos”, enfatizou.

“Receber visitantes é uma forma de mostrarmos como o Prodest tem uma participação decisiva na melhoria dos serviços públicos do Poder Executivo Estadual para o cidadão”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

As instituições de ensino com cursos na área de TI podem agendar uma visita técnica ao Prodest pelo e-mail [email protected].

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini

Texto: Eric Lopes Menequini e Lara Favaris Mendonça

(27) 3636-7159

[email protected]

Comente Abaixo
Saúde5 minutos ago

SP vacina contra covid-19 e gripe em parques e na Avenida Paulista

Para ampliar a cobertura vacinal da população da cidade, a prefeitura de São Paulo disponibiliza hoje (3) seis locais para a vacinação:...

Entretenimento5 minutos ago

Ricky Martin recebe ordem de restrição por violência doméstica

Reprodução/Instagram – 03.07.2022 Cantor Ricky Martin Ricky Martin se tornou alvo de uma ordem de restrição após ser acusado de...

Sem categoria7 minutos ago

Mirella resolve fazer topless na sacada de sua casa e é flagrada: “OnlyFans grátis”

Se você realmente chegou a cogitar que Mirella não iria dar o que falar em seu Instagram na madrugada deste sábado (02),...

Política10 minutos ago

Crivella diz ter colocado ‘nome à disposição’ para o governo do Rio

Fernando Frazão/Agência Brasil Crivella admite concorrer ao governo do Rio O ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos) , em entrevista...

Saúde10 minutos ago

Distrito Federal tem primeiro caso de varíola dos macacos

O Distrito Federal (DF) registrou o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox). De acordo com comunicado divulgado ontem (2) pela Secretaria...

Entretenimento20 minutos ago

Mileide Mihaile quase mostra tudo de biquíni minúsculo

Nos Lençóis Maranhenses, Mileide Mihaile choca fotógrafos e quase mostra tudo ao usar biquíni micro; veja A influenciadora Mileide Mihaile posou para...

Nacional34 minutos ago

Motorista de aplicativo é dopado e passa mais de 24 horas amarrado

Um motorista de veículo de aplicativo, de 39 anos, foi assaltado em Contagem, em Belo Horizonte, e depois foi levado...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana