conecte-se conosco



Estadual

Estudantes do Senai de Cachoeiro fazem visita técnica ao Prodest

Publicado

em

Estudantes do curso técnico em Rede de Computadores do Senai de Cachoeiro de Itapemirim tiveram a oportunidade de conhecer os principais serviços do Instituto de Tecnologia da Informação de Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), na tarde desta quinta-feira (26).

Inicialmente, eles receberam informações sobre a história, a estrutura organizacional e ações por meio de uma apresentação feita pelo analista organizacional Eric Menequini.

Em seguida, o analista de TI Vinicius de Freitas Soares, da Gerência de Sistemas de Informação (Gesin), apresentou dados sobre os serviços prestados pelo Prodest e destacou a contribuição da autarquia para os órgãos estaduais. Ele enfatizou a participação do Instituto no desenvolvimento do aplicativo do Procon-ES, do sistema Acesso Cidadão (login único) e do site do Programa Jovens Valores.

“O profissional de TI precisa ser curioso e gostar sempre de aprender. Isso é muito importante para atingir bons resultados e alcançar o sucesso na carreira”, destacou Vinicius de Freitas Soares.

Data Center

Os estudantes também visitaram a sala de controle (NOC) do Data Center e foram recebidos pelo analista de TI Charles dos Santos, da Gerência de Operações (Geope). Ele explicou o funcionamento da central de dados do Governo do Estado.

Na visita, os estudantes observaram os mecanismos de segurança da sala-cofre, o monitoramento das redes de fibra óptica governamentais e os equipamentos necessários para manter o alto nível de disponibilidade das informações que estão sob a responsabilidade do Prodest.

Além disso, a equipe do NOC mostrou para os alunos alguns equipamentos utilizados antes do desenvolvimento da tecnologia atual, como disquetes e um disco rígido de 207 Megas, usado na década de 80.

Os alunos ficaram satisfeitos com o conteúdo apresentado na visita. “Percebi a complexidade dos serviços e foi muito bom ver isso de perto, já que pretendo seguir carreira na área”, disse Gabriel Guimarães, 17 anos.

Para o instrutor responsável pelo grupo, Fabio Carletti, foi uma grande oportunidade para os alunos perceberem a importância do Prodest. “A proposta da visita é visualizar um cenário real, conhecendo uma infraestrutura de rede abrangente com vários serviços rodando. Entender como funciona uma organização de TI ao vivo é importante para os alunos”, enfatizou.

“Receber visitantes é uma forma de mostrarmos como o Prodest tem uma participação decisiva na melhoria dos serviços públicos do Poder Executivo Estadual para o cidadão”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

As instituições de ensino com cursos na área de TI podem agendar uma visita técnica ao Prodest pelo e-mail [email protected].

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini

Texto: Eric Lopes Menequini e Lara Favaris Mendonça

(27) 3636-7159

[email protected]

Comente Abaixo
Esportes52 segundos atrás

MP denuncia 11 pessoas por incêndio no Ninho do Urubu

A ação penal relata que, antes do incêndio, o Centro de Treinamento tinha sido interditado pelo fato de o Flamengo...

Tecnologia4 minutos atrás

Signal é melhor que o WhatsApp? Compare os dois mensageiros

Divulgação Signal recebeu muitos downloads após mudança de política de privacidade do WhatsApp Com a recente alteração nos termos de...

Economia4 minutos atrás

“Parece uma guerra”: empresários relatam caos em Manaus com 2ª onda de Covid-19

Arquivo pessoal Bar do Armando é um dos pontos mais visitados de Manaus e está fechado há 7 meses Dezembro...

Economia4 minutos atrás

Primeiro Boeing 727 da Asas Linhas Aéreas realiza testes de motores em Curitiba

Calebe Murilo Primeiro Boeing 727 da Asas Linhas Aéreas realiza testes de motores em Curitiba Nas últimas semanas, a mais...

Entretenimento4 minutos atrás

Nego do Borel adere discurso religioso após assumir traição: “Sou pecador”

Reprodução Instagram Nego do Borel Nego do Borel fez uma nova publicação, nesta sexta-feira (16), em seu perfil no Instagram...

Nacional4 minutos atrás

Em meio a colapso, Manaus registra 213 enterros em 24 horas e bate novo recorde

Edmar Barros/Reprodução É o quinto recorde registrado apenas no mês de janeiro Manaus registrou 213 enterros nesta sexta-feira (15), informou...

Entretenimento4 minutos atrás

Ex que acusou Nego do Borel de enforcá-la revela outra agressão: “Me socou”

Reprodução Instagram Nego do Borel e sua ex, Swellen Sauer Ex-namorada de Nego do Borel  e também assessora de imprensa...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!