Connect with us

Educação

Unicef: 48% dos jovens que deixaram escola na pandemia foram trabalhar

Published

on

Reprodução: Internet

Levantamento aponta que dois milhões de alunos, entre 11 e 19 anos, abandonaram os estudos no decorrer da pandemia de Covid-19

Durante a pandemia de Covid-19 dois milhões de estudantes, ou 11% dos jovens com idades entre 11 e 19 anos no Brasil, abandonaram a escola. Levantamento realizado pelo Ipec e encomendado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra que 48% das crianças e jovens tiveram que deixar os estudos “porque tinham de trabalhar fora”.

Foram entrevistas de forma presencial 1.100 meninas e meninos de 11 a 19 anos, entre os dias 9 e 18 de agosto deste ano em todas as regiões brasileiras. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (15/9).

Entre os entrevistados, 29% declaram que desistiram, pois “a escola não tinha retomado atividades presenciais” e 28% afirmam que “tinham que cuidar de familiares” entre os anos de 2020 e 2022.

LEIA MAIS: Criminosos invadem escola e fazem funcionários reféns no Norte do ES

A Unicef destaca que aproximadamente dois milhões de jovens estão longe da escola e afirma que esse número deve ser ainda maior caso considere crianças entre 4 e 10 anos de idade.

Levantamento destaca que 65% dos estudantes deixaram a escola antes de chegar ao ensino médio. Além disso, o 9º ano do ensino fundamental é a séria com maior índice de evasão escolar, com 16% dos alunos abandonando os estudos.

“Apesar dos enormes desafios, a maioria dos estudantes declara estar feliz por ter voltado presencialmente para a escola”, afirma a chefe de Educação do Unicef no Brasil, Mônica Dias Pinto.

No total de 11%, a Unicef aponta que o número de alunos que deixaram a escola durante a pandemia da classe DE chega a 17% e da classe AB, o percentual é de 4%.

“O Brasil está entre os países de maior economia do mundo e deixar uma criança fora da escola já seria um absurdo. Deixar 2 milhões é uma tragédia de impacto incalculável”, destaca Mônica.

Dados positivos
O estudo mostra que a higiene no ambiente escolar aumentou 66% em comparação com os anos que antecedem a pandemia e 55% mostram que aprenderam mais nas aulas após o retorno das aulas presenciais.

Os alunos de escolas públicas afirmam que o esforço da escola em fazer avaliações do que cada um aprendeu durante a pandemia e suas dificuldades teve um aumento de 79% e 71% dos entrevistados declaram que a escola está desenvolvendo atividades que favorecem um bom relacionamento entre os estudantes.

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter e  Instagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

Comente Abaixo
Horóscopo23 horas ago

Horóscopo do dia | previsão para os 12 signos em 22/06/2026

Os cancerianos são muito perspicazes, e sempre intuitivos, se conseguirem expressar estas características em suas profissões deverão se sair muito...

Nacional1 dia ago

O Brasil que voltou a crescer de baixo pra cima

País tem menor desemprego da história e a maioria das vagas é do CadÚnico. Em três anos, o Governo Federal...

Estadual1 dia ago

Jogo do Brasil pode render primeiro “feriado” da Copa; entenda

A classificação da Seleção Brasileira para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2026 pode provocar mudanças na...

Nacional1 dia ago

Homem é confrontado por casal após suposto boato e confusão termina em briga no Recife; veja vídeo

Um desentendimento motivado por um suposto boato sobre um relacionamento extraconjugal terminou em confusão no Recife (PE). O caso aconteceu...

Regional1 dia ago

Ciclista morre após cair em quebra-mola e ser atropelado por caminhão em Conceição da Barra

Um ciclista morreu após cair da bicicleta e ser atropelado por um caminhão na manhã deste domingo (21), no bairro...

Estadual1 dia ago

Inverno de 2026 começa com previsão de frente fria e aumento das chuvas no Espírito Santo

O inverno começou oficialmente às 5h24 deste domingo (21) e deve trazer mudanças no tempo em diversas regiões do Brasil...

Variedades1 dia ago

Ballmaxxing | Injetar fluídos no testículo pode causar disfunção erétil

Ballmaxxing é uma técnica que consiste em aumentar os testículos com fluídos. Médico alerta para riscos de disfunção erétil e...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana