Connect with us

Variedades

Ser um “adulto não-funcional” pode acabar com o tesão? Entenda

Published

on

Getty Images

Desorganização, dependência e zero autonomia: isso pode matar o clima e afastar a parceria? Descubra

Será que ser um “adulto funcional” virou algo afrodisíaco? Manter a casa em caos, não dar conta nem do próprio almoço, acumular pratos sujos e depender de terceiros para colocar a vida em ordem está longe de ter qualquer charme.

Aquela ideia, frequentemente abordada nas redes sociais de “adulto funcional” (que dá conta da própria vida e não atrapalha a dos outros) parece ter se tornado um item de luxo quando se procura qualidades em uma parceria.

Mas, por que a falta de responsabilidade ou maturidade pode afetar a relação e fazer o tesão sumir? Segundo a psicóloga e sexóloga Karina Brum, isso ocorre porque as mulheres lutam por relações em que haja segurança e proteção emocional, onde o básico seja o normal – ninguém quer namorar ou casar com alguém que esteja no lugar simbólico de “filho mais velho”.

“Não há tesão que sobreviva ou floresça por um homem que mentalmente não saiu do jardim de infância”, comenta. “As mulheres foram literalmente educadas para serem cuidadoras zelosas e gentis com sua família. Quando a mulher não tem autoconhecimento e autovalor bem estruturados, ela confunde os papéis. Daí tem muita esposa maternando o marido. Ser gentil é diferente de ser passiva.”

A profissional ainda destaca que historicamente a mulher foi “programada” para cuidar de si e dos outros. “Para nós mulheres, o mínimo é ter essa rotina de autocuidado. Ir ao ginecologista 1 vez ao ano ou ao dentista semestralmente – esse é o básico ensinado para qualquer mulher. O homem, quando menino, tem uma mãe que faz tudo por ele. Já ouvi em consultório histórias do tipo: ‘minha mãe que marca minha consulta com o urologista, eu nunca me lembro quando devo ir’. Esse ciclo de dependência emocional precisa ser revisto e remodelado.”

“Todos nós temos capacidade e intelecto para saber como e quando agendar um compromisso que, em teoria, nos fará prevenir de qualquer tipo de adoecimento. Quando se casam, as pessoas costumam romantizar uma relação idealizada, onde cada um sabe o seu papel enquanto adulto funcional – infelizmente, o óbvio precisa ser dito ou questionado”, emenda a profissional.

Por isso, Karina acrescenta: “Quando uma das partes não faz a sua parte, com certeza a outra ficará sobrecarregada. Não há desejo ou atração erótica sem admiração.”

A bagunça emocional e a imaturidade realmente conseguem pesar mais que a química?

A sexóloga ainda salienta que um adulto confuso adoece pessoas saudáveis. “A bagunça emocional só começa a se organizar para ressignificar quando a pessoa decide ser a própria prioridade e acredita que saúde mental é uma questão básica de viver em harmonia consigo mesmo e com o mundo em volta.”

Como saber se o tesão acabou por falta de desejo ou por exaustão emocional por carregar a relação nas costas?

Para a profissional, identificar o fim do tesão não é fácil em situações como essas. “A exaustão emocional acontece porque tentamos ‘salvar’ a relação sozinhos (as). Seja namoro, casamento ou date para sexo casual, todas as relações exigem atenção.”

“Costumo dizer que até para transar com alguém do aplicativo é necessário ser gentil, bem-humorado, honesto e disposto. Agora, quando se está num relacionamento que, em tese, foi acordado entre as partes o compromisso, a rotina diária deve conter flerte, sedução, disponibilidade, disposição e consenso”, emenda.

Karina, por fim, destaca que quando só uma parte faz ou se esforça, significa que o desequilíbrio afetivo está instaurado. “O sofrimento causa rupturas que às vezes não conseguem ser restauradas: ou quebra tudo e tenta montar novamente ou quebra tudo e se refaz com calma, sozinho.”


📲 Curtiu essa notícia? Siga o FA NOTÍCIAS
No Twitter, Facebook e Instagram.
Entre nos grupos  WhatsApp e Telegram!

Comente Abaixo
Estadual23 minutos ago

Sedu realiza Concerto de Natal do Programa Música na Rede no Theatro Carlos Gomes

A Secretaria da Educação (Sedu) promove, nesta quarta-feira (17), às 19h30, o Concerto de Natal do Programa Música na Rede,...

Estadual2 horas ago

Estudante da Escola Jesus Cristo Rei conquista destaque nacional em concurso de violão

Um estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jesus Cristo Rei, localizada em Cariacica, conquistou destaque nacional...

Horóscopo4 horas ago

Horóscopo do dia | previsão para os 12 signos em 17/12/2025

Sagitário é o grande viajante do zodíaco, o que pode ser tomado ao pé da letra, dada sua paixão por...

Estadual5 horas ago

Sedu lança 5ª edição de e-book com práticas pedagógicas inovadoras das Escolas do Futuro

A Secretaria da Educação do Espírito Santo (Sedu), por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope) e...

Estadual6 horas ago

A mais alta honraria da Assembleia Legistativa do ES é entregue à Presidente do TJES, Janete Vargas Simões

Em uma cerimônia marcada por belas homenagens, a Assembleia Legislativa do ES (Ales), por meio de seu Presidente, Deputado Marcelo...

Estadual6 horas ago

Desembargador Pedro Valls Feu Rosa, Decano da Corte do TJES, parabeniza equipe da presidência pelo novo projeto de gestão

Em visita à equipe da Secretaria Geral do Tribunal de Justiça do ES (TJES), o Desembargador Pedro Valls Feu Rosa,...

Estadual6 horas ago

Emes registra mais de 5 mil participações em cursos e equipe gestora é reconduzida para o próximo biênio

A Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes), responsável pelo aprimoramento constante de todo o quadro funcional do Poder Judiciário...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana