HEAD BODY
Connect with us

Estadual

População indígena do Espírito Santo é tema de estudo especial divulgado pelo Instituto Jones

Published

on

Neste sábado (19), é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, que reconhece a importância histórica, cultural e social desses povos na construção e proteção do território nacional. Em referência à data, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), por meio da Coordenação de Estudos Sociais (CES), divulgou um estudo especial com dados sobre a população indígena no Espírito Santo, abordando temas como gênero, distribuição geográfica, escolaridade e participação política.

O levantamento apresenta informações sobre os povos indígenas que vivem no Estado e que descendem de grupos originários, como os Tupiniquins, Guaranis, Botocudos, Aimorés (também conhecidos como Krenaks) e Pataxós. O estudo diferencia as localidades indígenas, que são os agrupamentos de indígenas em determinadas regiões, das Terras Indígenas, que são territórios oficialmente demarcados. No Espírito Santo, das 16 localidades indígenas identificadas, 13 estão situadas em áreas reconhecidas oficialmente, o que representa 81,2% do total.

Em termos populacionais, os indígenas representam 0,8% da população brasileira, somando 1.694.836 pessoas. No Sudeste, esse percentual é de 0,1% (123.434). No Espírito Santo, os indígenas correspondem a 0,4% da população total, ou seja, 14.410 pessoas. Entre os municípios capixabas, Aracruz concentra mais da metade dessa população, com 51,5% (7.425 pessoas). Na sequência, estão Serra, com 9,2% (1.326), e Vila Velha, com 6% (866).

A pesquisa também aponta que as mulheres representam a maioria da população indígena no Estado, com 51,1%, enquanto os homens correspondem a 48,9%. As mulheres exercem papel fundamental na manutenção da cultura indígena, sendo responsáveis pela agricultura, coleta e transmissão dos saberes tradicionais.

O estudo mostra ainda que os jovens entre 15 e 29 anos são o maior grupo etário entre os indígenas capixabas, representando 22,3% do total. As crianças de 0 a 14 anos compõem 20,1% da população, enquanto os idosos, com 60 anos ou mais, representam 16,2%.

Um dos dados que mais se destaca é a taxa de alfabetização: 91% da população indígena com 15 anos ou mais está alfabetizada. Segundo o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, esse percentual é bastante próximo do registrado entre os não indígenas, que é de 94,4%. “Esse dado é importante e mostra que esses grupos estão sendo alcançados pelo ensino regular. Além disso, quando comparamos com a média do Sudeste, o Espírito Santo apresenta uma taxa bruta de frequência escolar superior, com 26,1% no estado, ante 23,9% na região”, destacou.

A publicação também chama atenção para um tema recorrente: a demarcação e a proteção das Terras Indígenas. Apenas 32,4% da população indígena do País vive atualmente em territórios oficialmente reconhecidos. Além disso, a maioria dos indígenas vive em áreas urbanas, tanto no Brasil (54%) quanto no Sudeste (77,2%) e no Espírito Santo (60,5%).

Mesmo com a urbanização, o acesso à infraestrutura básica ainda apresenta desigualdades. O abastecimento de água, por exemplo, chega a 90,8% dos não indígenas, enquanto entre os indígenas esse índice é de 79,9%, uma diferença de 11,1 pontos percentuais. No que diz respeito ao esgotamento sanitário, 43% da população indígena não conta com um sistema adequado, enquanto esse número é de 17% entre os não indígenas — uma diferença de 26 pontos percentuais.

O estudo também aborda a participação política dos povos indígenas. Nas últimas eleições, realizadas em 2022 e 2024, o Brasil elegeu 261 pessoas que se autodeclararam indígenas. No Espírito Santo, três representantes foram eleitos nesse período. Os dados reforçam a importância de reconhecer e fortalecer a presença indígena em todas as esferas da sociedade, ampliando a visibilidade e a garantia de direitos desses povos.

Comente Abaixo
Polícia Federal1 hora ago

FICCO/RR prende trio de venezuelanos por tráfico de drogas em Roraima

Boa Vista/RR. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Roraima (FICCO/RR) prendeu em flagrante três venezuelanos, sendo dois...

Nacional2 horas ago

Feriadão | Páscoa e Tiradentes vão demorar décadas a emendar de novo

Neste ano de 2025, a Páscoa caiu em data próxima ao feriado de Tiradentes, dando origem a um “superferiado” de...

Nacional2 horas ago

Mansão da Suruba | De quem é a residência onde mulherada corre nua e o pau come

Vídeos de surubas homéricas gravadas dentro da mansão foram publicadas nas redes sociais, antes da operação deflagrada pela PF Deflagrada...

Estadual2 horas ago

Cidades do Espírito Santo recebem dois novos alertas para chuvas intensas; veja lista

Confira as cidades do Espírito Santo com alerta de chuva para o início do feriado O feriadão prolongado, que se...

Estadual2 horas ago

PRF flagra motoristas “voando na pista” a mais de 130 km/h na BR-101

A PRF começou nesta quinta-feira a Operação Semana Santa/Tiradentes e fez os flagrantes com uso de radar móvel Policiais rodoviários...

Estadual2 horas ago

Casal de idosos compra TV de 60 polegadas e recebe pallet de madeira no lugar

Assessoria de imprensa da loja aonde foi feita a compra da TV informou em nota que irá devolver o valor...

Variedades2 horas ago

Uma família nada tradicional | Conheça o quadrisal que compartilha rotina na internet

  Uma família nada tradicional”. É dessa maneira que a família Abate se denomina nas redes sociais. Kel e Bruno são casados...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana