HEAD BODY
Connect with us

Estadual

Operação Salvares | PF apura corrupção na saúde pública no ES; servidora do Hospital Roberto Silvares é afastada

Published

on

Reprodução: Redes Sociais

Uma servidora da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi exonerada nesta quinta-feira (3), horas após operação da Polícia Federal (PF) que investiga fraude contratual na área da saúde no Espírito Santo ter sido deflagrada. Ela é suspeita de ter recebido propina de 6% do total de empenhos relacionados a contratos firmados com empresas prestadoras de serviço ao hospital estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, no Norte capixaba.

A Operação Salvares foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (3), com diligências feitas na unidade hospitalar e na casa da servidora. A polícia também realizou buscas em Vila Velha e no Rio de Janeiro. Na ação, teriam sido apreendidos documentos que podem ajudar na apuração das irregularidades, uma vez que análises iniciais revelam a potencial prática de crimes contra a administração pública.

As investigações da Polícia Federal, que contam com a participação do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) e da Controladoria Geral da União (CGU), foram iniciadas a partir da análise de material apreendido em outra operação realizada no Estado, em fevereiro deste ano.

Deflagrada em 13 de fevereiro, a Operação Anomia apontou que um servidor da Sesa teria sido corrompido por empresários por meio de propinas na ordem de 10% dos empenhos firmados visando à prestação de serviço à rede hospitalar estadual.

Em troca da propina, o servidor supostamente favorecia o grupo, por meio do direcionamento em licitações e contratações irregulares e superfaturadas. À época, foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão em Vila Velha, Vitória e Cariacica, além de Rio de Janeiro e São Paulo. A suspeita, agora, é que os mesmos empresários estejam envolvidos no esquema fraudulento identificado em São Mateus.

O que diz a Sesa
A Sesa foi procurada para comentar a operação da polícia, bem como o suposto envolvimento da servidora nas irregularidades apontadas nas investigações. Por meio de nota, a pasta confirmou o nome do hospital em que as diligências ocorreram, informando que as buscas no local dizem respeito à citação do nome da servidora em processo que investiga o caso.

A secretaria também destacou que a servidora, cuja identidade não foi revelada, foi exonerada do cargo e a pasta segue à disposição da Polícia Federal para colaborar com as investigações.

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter , FacebookInstagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram

Comente Abaixo
Policial1 hora ago

APM promove a aula inaugural do CFO 2025

A Polícia Militar do Espírito Santo, realizou na tarde desta quinta-feira (17), a aula inaugural do Curso de Formação de...

Estadual1 hora ago

Frente fria vai avançar pelo Sudeste e gerar mais chuvas no Espírito Santo

A passagem de uma nova frente fria pelo Sudeste vai deixar o tempo instável no Espírito Santo durante o feriadão...

Nacional1 hora ago

Mãe dá à luz em calçada e bebê nasce em bom estado de saúde

Mulher em situação de vulnerabilidade foi socorrida pelo Samu e levada a uma maternidade em Aracaju. Mãe e filha seguem...

Nacional1 hora ago

“Praia do bacanal” | Homens marcavam encontros de sexo por grupo de Zap

Faixa de areia virou ponto de encontro para sexo em Praia Grande. Indignados, moradores estão cansados de encontrar camisinhas na...

Entretenimento1 hora ago

MC Mirella se exibe de calcinha cavada em frente ao espelho e clima esquenta na web

O clima esfriou em boa parte do Brasil, mas nas redes sociais da funkeira continua mais quente do que nunca...

Nacional2 horas ago

Saiba como vai ser a tarifa grátis de energia que o governo quer criar

Projeto que estabelece a gratuidade na conta de energia ainda não está pronto, mas governo tenta priorizar assunto O governo Lula...

Entretenimento2 horas ago

Caçula de Zezé esbanja sorrisos ao pegar jatinho com a mãe: ‘Conhecer Cuiabá!’

Clara, filha de Graciele Lacerda, de 44 anos e de Zezé Di Camargo, de 62, encantou a web nesta quinta-feira...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana