Política
Seminário debate relações da Ales com a sociedade no Império e na República
Published
2 dias agoon
By
Da . Redação
As relações da Assembleia Legislativa (Ales) com a sociedade capixaba, desde o Império até a República, foram discutidas no “I Seminário da História dos 190 anos da Ales”, realizado na noite de quarta-feira (8). O debate reuniu professores e pesquisadores da Ufes e do Ifes, como parte das atividades do Comitê Técnico dos 190 anos da Ales.
Os temas abordados foram a epidemia de cólera, que aconteceu no período de 1855-1856 no estado e no país; a estrada de ferro ligando Vitória a Cachoeiro; o movimento republicano ocorrido durante a Monarquia sob a ótica do Colégio Atheneu Provincial.
A abertura dos trabalhos coube à pesquisadora do Laboratório História, Poder e Linguagens da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), professora Adriana Pereira Campos, que integra o comitê. A mediação foi conduzida pela professora de História da Ufes Kátia Sausen da Motta. Ao final do evento, o secretário de Relações Institucionais da Ales e coordenador-geral do comitê, Giuliano Nader, elogiou as exposições e destacou a importância das comemorações dos 190 anos da Ales, e o papel do Poder Legislativo na gestão do Estado capixaba.
Cólera
O professor Sebastião Pimentel Franco, especialista na pesquisa das doenças do ponto vista histórico, relatou a passagem devastadora da cólera, que é transmitida por uma bactéria conhecida como vibrião, presente na água e alimentos contaminados.
A doença chegou ao país pelo porto de Belém (PA), trazida por uma embarcação portuguesa chamada “O Defensor”. Logo se espalhou pelo país. No Espírito Santo a epidemia aconteceu de novembro de 1855 a julho de 1856. A doença pode ter sido introduzida pelo Porto de Santa Cruz ou por meio de um funcionário dos Correios vindo de Campos (RJ). Essa foi a segunda onda da doença das cinco ocorridas no século 19 no mundo.
Não se sabia por que se contraía a doença e tampouco seu tratamento. “O fato é que a doença chegou e ela nos pegou desprevenidos. À época, Vitória tinha um único hospital e dois médicos. Foi preciso improvisar”, pontuou o professor Sebastião Franco.
“A estrutura médica e sanitária da província era bastante precária. Tínhamos poucos médicos e um único hospital. O saneamento básico inexistia e havia sujeira nas ruas, o que facilitava a disseminação da doença entre a população”, descreveu o professor.
De acordo com Sebastião Pimentel Franco, as pesquisas constataram que a doença matava em dois dias e não havia sequer tempo de se sepultar os mortos, que acabavam expostos nas vias públicas.
Segundo ele, os deputados autorizaram a liberação de vacinas e medicamentos, entre outros recursos, e a partir daí a Província do Espírito Santo solicitou os materiais ao governo federal.
Entrando nos trilhos
Já o professor Leandro do Carmo Quintão, do Ifes de Cariacica, expôs o fascínio pelo transporte ferroviário alimentado pelas elites capixabas a partir do surgimento das estradas de ferro no mundo capitalista ocidental no século 19. O debate sobre a necessidade de se construir vias férreas no estado iniciou-se em 1870 e o tema foi pauta na Ales.
“O Estado fomenta a economia por meio das estradas de ferro. Ela tem um papel simbólico importante e de integração territorial e de consolidação de unificação política, como aconteceu na Itália, na Alemanha, na França, no mercado britânico, até que chega ao continente americano”, descreveu Quintão.
No Brasil, segundo o professor do Ifes, o debate sobre as ferrovias já vinha desde 1830, mas enfrentou barreiras para a sua concretização: o período conturbado da Regência, com guerras, revoltas regionais e os interesses em manter o tráfico de escravizados.
Somente durante a Guerra do Paraguai é que o Império vê a importância da estrada de ferro. Algumas províncias como São Paulo, Rio, Minas, Nordeste e Sul implantaram suas ferrovias. Mas no Espírito Santo, a construção não aconteceu e o pesquisador buscou compreender a questão, analisando o comportamento dos deputados.
“Os debates na Assembleia Legislativa ajudam a compreender esse imaginário social dos deputados provinciais, essa rede comum de significações. Na década de 1870 foi o período em que encontrei as maiores expectativas. Havia a crença de que era só fazer um bom projeto que as companhias iriam aparecer no Espírito Santo e levar a província para o progresso, que era a interligação com Minas, a internacionalização do Porto de Vitória, a ligação com o sul capixaba, região de grande produção”, registrou Quintão.
Como os projetos não se concretizaram, disse o professor, houve uma mescla de euforia e desânimo na elite capixaba. A exceção foi a estrada de ferro, construída em 1887 para ligar Cachoeiro a Alegre e Castelo, totalizando de 71 quilômetros.
Os republicanos do Atheneu
O movimento republicano no Espírito Santo passou pelo Colégio Atheneu Provincial, escola da elite política e intelectual capixaba. Fundado em 1873, a instituição substituiu o antigo Liceu. No local depois funcionou o Colégio D. Pedro II, hoje Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Ortiz, no centro de Vitória. O tema foi abordado pela professora e pesquisadora da Ufes Meryhelen Alves da Cruz Quiuqui. O contexto político do período era de decadência do Império e crescimento do movimento abolicionista e republicano, com a participação da Maçonaria.
A professora relatou que a escola e seus alunos eram fortemente influenciados pelos deputados da Assembleia. Eram eles que autorizavam a contratação de professores e definiam a criação de escolas. A Assembleia influenciava na definição de currículos e nas orientações dos professores.
“A criação da instituição foi resultado de discussão legislativa sobre a necessidade de se formar uma juventude instruída, capaz de ocupar os quadros administrativos, adentrar na faculdade do Império e representar a província no cenário político cada vez mais complexo”, pontuou Quiuqui.
Há registro de uma passeata realizada pelos estudantes na defesa das ideias republicanas, conforme contou a professora. Os alunos saíram da escola, no centro de Vitória, e foram até o porto. Integrantes da elite capixaba da última metade do século estudaram no Atheneu, como Muniz Freire, José Marcelino, Afonso Cláudio e João Monteiro Peixoto, entre tantos outros.
Outros dois seminários sobre a história da Ales estão marcados para 12 de novembro e 10 de novembro. Confira a programação do ciclo de debates.
Fonte: POLÍTICA ES



Comandante-geral da PMES ministra palestra para Oficiais da Grande Vitória
Na próxima segunda-feira (13), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, ministrará mais uma edição da palestra “As estratégias...


Horóscopo do dia | previsão para os 12 signos em 11/10/2025
O libriano tem a incessante busca de um equilíbrio que também pode minimizar a necessidade de dinamismo, de movimento inato...


Governo do Estado anuncia novos investimentos no município de Guaçuí
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, nesta sexta-feira (10), no município de Guaçuí para anunciar novos investimentos nas áreas...


PF realizará, dia 30/10, leilão online de bens apreendidos
Manaus/AM. A Polícia Federal no Amazonas, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD),...


PF e BPFRON apreendem mais de meia tonelada de maconha no Rio Paraná
Alto Paraíso/PR. A Polícia Federal e a Polícia Militar do Paraná apreenderam 529 kg de maconha durante patrulhamento no Rio...


PF captura foragido condenado a mais de 180 anos de prisão no Maranhão
Amapá do Maranhão/MA. A Polícia Federal realizou uma operação que resultou na prisão de um foragido da Justiça há mais...


Franciny Ehlke ganha colar de diamantes do noivo antes do casamento: ‘R$ 380 mil’


FA 1424 / 04 DE OUTUBRO DE 2025
As principais notícias de São Mateus, Norte do Espírito Santo e do Brasil, você encontra na sua edição impressa do...


FA 1423 / 27 DE SETEMBRO DE 2025
As principais notícias de São Mateus, Norte do Espírito Santo e do Brasil, você encontra na sua edição impressa do...
São Mateus


Expansão internacional da Marcopolo impulsiona fábrica em São Mateus
Unidade no Norte do Espírito Santo já exportou mais de 60 ônibus em 2025 e se consolida como polo estratégico...


Prefeitura de São Mateus amplia frota e passa a contar com 10 caminhões-pipa próprios
A Prefeitura de São Mateus reforçou as ações de enfrentamento à crise no abastecimento de água no município. Pela primeira...


Abastecimento de água é suspenso em São Mateus devido ao excesso de sal no Rio Cricaré
Prefeitura decreta racionamento e proíbe uso de água em atividades não essenciais; fenômeno da “cunha salina” avança sobre o ponto...
Regional


Travessia por balsas no Rio Cricaré começa a operar em Conceição da Barra neste final de semana
O novo serviço de travessia por balsas no Rio Cricaré, em Conceição da Barra, foi oficialmente autorizado pela Marinha do...


Festival do Camarão com mais de 30 pratos e shows agita Conceição da Barra
Com apoio da Suzano, evento gastronômico começa nesta quinta-feira e contará também com atrações musicais nacionais e locais O 10º...


Bebê de 7 kg nasce de parto normal no ES, tem lesão no braço e mãe leva mais de 50 pontos
Alderico nasceu sem respirar e ficou internado dez dias em maternidade de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Após o...
Estadual


Espírito Santo recebe ampolas do antídoto contra metanol
O Espírito Santo recebeu, nesta sexta-feira (10), as 28 ampolas do medicamento Fomepizol, encaminhadas pelo Ministério da Saúde. O medicamento...


Segunda parte da delegação capixaba embarca rumo ao segundo bloco do Jubs em Natal
A segunda parte da delegação capixaba embarcou, nesta sexta-feira (10), rumo a Natal (RN) para participar do segundo bloco dos...


Espírito Santo comemora Dia Internacional do Ovo com resultados expressivos
O Espírito Santo celebra, nesta sexta-feira (10), o Dia Internacional do Ovo com posição de destaque nos cenários nacional e...
Nacional


VÍDEO | Motorista por APP registra quando passageiro sugere sexo oral
O motorista chegou a fazer uma denúncia na plataforma e supreendemente teve sua conta suspensa no aplicativo O motorista de...


VÍDEO | Homem fica pendurado em roda gigante após assento quebrar
Um episódio de tensão marcou a noite de sábado (4), na ExpoQuinari 2025, feira agropecuária que acontece em Senador Guiomard,...


Governo passa a cobrar R$478 milhões de pagamentos indevidos do Auxílio Emergencial
Cerca de 177 mil famílias que receberam indevidamente o auxílio emergencial, pago durante a pandemia de covid-19, foram notificadas pelo Ministério do...
Policial


PCES prende suspeito de dupla tentativa de homicídio qualificado em São Gabriel da Palha
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha, prendeu,...


PCES cumpre mandado de prisão e apreende arma de fogo em ação no bairro Planalto, em Linhares
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia Especializada...


Polícia Civil conclui investigação e indicia proprietária de agência bancária por fraudes contra idosos em Mantenópolis
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Mantenópolis, concluiu o Inquérito Policial...
ENTRETENIMENTO


Lexa se declara a Ricardo Vianna na véspera do casamento: ‘Te amo e te espero amanhã’
Às vésperas do casamento com Ricardo Vianna, a cantora Lexa emocionou os seguidores ao publicar uma declaração cheia de amor...


Carolina Dieckmann estreia filme ‘(Des)controle’ em sessão de gala
Nesta quinta-feira (9), o filme (Des)controle, estrelado por Carolina Dieckmann, teve sua primeira exibição no Festival do Rio, em uma...


Lauana Prado exibe novos cliques de viagem com a noiva: ‘Sonho de verão’
A cantora Lauana Prado, de 36 anos, está aproveitando dias de descanso no Havaí ao lado da noiva, Tati Dias....
POLÍTICA


Infraestrutura apura afundamento de solo em Rio Novo do Sul
A situação de afundamento de solo no centro do município de Rio Novo do Sul será tema de debate na...


Abertas inscrições para expositores participarem da Feira da Agroindústria
Os interessados em expor seus produtos na segunda edição da Feira da Agroindústria Capixaba, realizada pela Assembleia Legislativa (Ales) por...


Aberta inscrições para expositores participarem da Feira da Agroindústria
Os interessados em expor seus produtos na segunda edição da Feira da Agroindústria Capixaba, realizada pela Assembleia Legislativa (Ales) por...
Esportes


Seleção Brasileira humilha Coreia do Sul com goleada de 5 a 0 em Seul
A Seleção Brasileira começou sua turnê asiática com o pé direito, aplicando uma sonora goleada de 5 a 0 sobre...


Mirassol vence Fluminense, retorna ao G4 e complica o tricolor na tabela
O Mirassol garantiu uma importante vitória em seus domínios nesta quarta-feira, ao superar o Fluminense por 2 a 1, em...


Novorizontino vence o Cuiabá e entra no G4 da Série B
O Grêmio Novorizontino conquistou uma vitória crucial nesta quarta-feira ao derrotar o Cuiabá por 1 a 0 na Arena Pantanal,...
Mais Lidas da Semana
-
Regional4 dias ago
Bebê de 7 kg nasce de parto normal no ES, tem lesão no braço e mãe leva mais de 50 pontos
-
Variedades7 dias ago
Dia de São Francisco de Assis | Veja curiosidades sobre o padroeiro dos animais
-
São Mateus4 dias ago
Operação Disruptio apura fraudes em licitações e Polícia Federal cumpre mandados em São Mateus
-
São Mateus4 dias ago
Governo do Estado e Prefeitura unidos pela solução definitiva da água em São Mateus
-
São Mateus3 dias ago
Cateterismo chega aos pacientes do Hospital Roberto Silvares
-
Internacional4 dias ago
Professora é detida por enviar fotos nua para aluno de 14 anos durante três meses
-
Regional6 dias ago
Duas mortes | Homem é assassinado dentro de bar e motociclista morre em acidente na BR-101 no Norte do ES
-
Nacional4 dias ago
VÍDEO | Traficante descobre traição e corta os cabelos da mulher com faca