Política
Frente defende fim de recursos públicos para comunidades terapêuticas
Published
11 horas agoon
By
Da . Redação
O fim do financiamento público às comunidades terapêuticas, a defesa dos direitos humanos, o fortalecimento da reforma psiquiátrica e dos serviços territoriais de cuidados são alguns dos pontos defendidos no manifesto lançado em âmbito nacional pela militância da luta antimanicomial no Brasil. Esses e outros assuntos foram tratados pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Luta Antimanicomial, que se reuniu nesta sexta-feira (10), data em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental.
A professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Fabíola Leal, integra o núcleo nacional que defende a causa e explicou que o grupo não está disposto a negociar princípios.
“Essa campanha surge por todo esse histórico, desde quando a gente implementa a reforma psiquiátrica no Brasil, e dizendo não ao manicômio. Se há uma concordância ou discordância do que é o manicômio, vamos dialogar por princípios e aqui nesta mesa não estamos dispostos a ceder os nossos princípios”, pontuou a doutora em Políticas Sociais.
Comunidades terapêuticas
Dados do governo federal dão conta de que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) já destinou em 2025 cerca de R$ 170 milhões para comunidades terapêuticas. A professora explanou sobre o que as pesquisas, a legislação e a literatura sobre o tema revelam sobre essas instituições.
“São serviços majoritariamente, no Brasil, vinculados a instituições religiosas de diversas denominações. Têm um caráter asilar, de confinamento, você entra numa instituição dessa e fica por longo prazo”, revelou a palestrante.
“Não estou dizendo nada que não seja real. Confinamento em longo prazo e baseado num modelo, numa ideia de enfrentamento da questão, sobretudo do consumo de álcool e outras drogas e substâncias psicoativas, por meio do labor e da oração. Esse é o modelo no Brasil. Eu já viajei o mundo, eu já visitei comunidades terapêuticas em todos os países que vocês possam imaginar. Não existe comunidade terapêutica igual ao modelo brasileiro. Esse modelo de oração e confinamento só acontece no Brasil. Quando a gente diz isso no exterior, as pessoas não conseguem entender”, acrescentou.
A especialista abordou também o aspecto regulamentar dessas instituições que, para ela, estão no “limbo”, não são equipamentos de saúde e nem de assistência social do Sistema Único de Saúde (SUS). “Elas usam de violências e violações de direitos de várias formas. Esse confinamento, o distanciamento dos territórios dos sujeitos que lá estão, as práticas de intensificação de oração e recurso da fé para enfrentar o problema das drogas”, listou a professora.
“São trabalhos aviltantes, não pagos, algumas vezes com indícios de trabalho escravo, sem direito a escolhas e decisões porque o indivíduo não tem o direito da escolha. Quando eu sou cerceado no direito de qualquer coisa dentro de uma instituição que confina, não vejo ali algum direito humano. (…) Fazem rituais desvinculados de qualquer dimensão de uma proposta de cuidado singular, diferenciado, particularizado desses sujeitos, ainda que exista presença de profissionais de saúde em algumas delas”, complementou.
Segundo a especialista, esse tipo de tratamento coletivizado fere os princípios preconizados na reforma psiquiátrica, de singularidade na atenção, da não padronização dos fenômenos. “E quando a gente ainda fala de mulheres e pessoas de outras identidades de gêneros fora do binário, isso ainda é pior, e sobretudo quando a gente fala da dimensão de raça. São as pessoas que hoje compõem essas comunidades, pessoas negras majoritariamente (…) Um público e pessoas pobres, porque a elite não vai pra dentro das comunidades terapêuticas”, disse.
Pesquisa
A professora é uma das coordenadoras de uma pesquisa que está sendo desenvolvida pela Ufes, visitando Centros de Atenção Psicossocial (Caps), clínicas e também comunidades terapêuticas. De acordo com a pesquisadora, a universidade só conseguiu acesso a 27 das mais de 100 comunidades terapêuticas cadastradas no Espírito Santo. “A maior parte se negou ou não respondeu. E algumas a gente nem localiza mais, porque elas mudam bastante de lugar”, revelou.
Os relatos de muitas das instituições visitadas são de que naqueles espaços não há violação de direitos humanos, alegam ter boa estrutura, alimentação, organização e presença de profissionais de saúde. “Às vezes, visivelmente, não é sobre isso que a gente está falando. A gente está falando de outros princípios que estão colocados ali e sendo violados, que não é desse acolhimento, desse amor ao próximo”, afirmou a especialista.
“São corpos descartáveis para a sociedade, corpos que precisam ser corrigidos, punidos, com uma linguagem de acolhimento e vinculada ao discurso religioso que mascara formas de dominações e opressões, enfim, uma ideia de ajustamento da imoralidade porque consomem drogas, do aprisionamento de subjetividades, domesticação e contenção. Como é que pode ter cuidado em saúde mental junto de tudo isso?”, questionou.
Experiência pessoal
O usuário do Caps, Warley Lima do Nascimento falou sobre a sua experiência pessoal nos dois tipos diferentes de tratamento. Após ter passado por duas comunidades terapêuticas, ele revelou que não guarda boas lembranças desse período. “É uma comunidade que não acolhe, pega as pessoas, enfia no quarto, com comida regulada (…) seguram os documentos da pessoa, não deixam a pessoa ir embora, e o dinheiro do seu trabalho vai todo para eles, eu ficava sem um centavo”, testemunhou.
“Pra sair de uma delas eu tive que chamar até a polícia, para pegar meus documentos de volta, para ir embora. Já no Caps (Centros de Atenção Psicossocial) eu fui acolhido, meus irmãos me levaram e eu pensava que seria a mesma coisa, eu estava nervoso. Mas o Caps acolhe, tem psicóloga, tem psiquiatra, tem terapeuta, tem humanidade, eles vão na casa da gente, ajudam e orientam. Foi uma diferença enorme para mim. Eu acho muito importante que tenha mais Caps, porque tem pouco ainda, eles estão lotados”, disse Warley.
Financiamento público
Atuando na causa desde 2023, o colegiado presidido pela deputada Camila Valadão (Psol) se posiciona em defesa de investimentos na Rede de Atenção Psicossocial (Raps). “O que a gente constatou ao longo desses dois anos é a necessidade de mais investimentos por parte do Estado, principalmente para garantir as condições para que os municípios possam estruturar a sua rede de atenção psicossocial a partir da abertura de Caps”, argumentou a parlamentar.
“Nós não queremos que os investimentos da saúde mental, do SUS, sejam direcionados para as comunidades terapêuticas, que essa é uma tendência em âmbito nacional, entendendo que as comunidades terapêuticas não são serviços de saúde na área da saúde mental”, pontuou a deputada.
A presidente do colegiado listou uma série de diferenças no tratamento e no acolhimento das duas redes. “Entre as diferenças, eu ressalto a necessidade desse cuidado da saúde mental, que está colocado com base no território, sem rompimento de vínculo familiar, sem a reprodução de uma perspectiva manicomial, que a gente já rompeu, inclusive, com a legislação brasileira. Então acho que isso é o que tem de maior diferença”, disse.
“Além, obviamente, de os nossos Caps serem serviços regulamentados que prevem equipe de atendimento especializada. Em muitas comunidades terapêuticas, por vezes, não há esse acompanhamento profissional especializado. Nos Caps a gente está falando de assistente social, psicólogo, enfermeiros, médicos, enfim, de uma equipe ampla para esse acolhimento e esse atendimento”, opinou.
Contraponto
Antes de apresentar seus pontos de divergência em relação às comunidades terapêuticas, o vice-presidente do Conselho Estadual sobre Drogas, José Carlos Fiorido, manifestou-se a favor do debate público e democrático.
“Quando a gente se dispõe a ouvir o outro, não tem ideia melhor ou pior, tem a ideia que pode ser renovada e a gente abandona alguns pontos para adotar outros, não tem regras fechadas, porque o diálogo pressupõe a ideia de escutar o outro”, ressaltou Fiorido.
O gestor defendeu as comunidades terapêuticas, desde que elas sejam fiscalizadas. “Quando elas se habilitam legalmente para fazer aquilo que se propõe a fazer. E o conselho estadual, na verdade, tem uma comissão de fiscalização das comunidades. Nós temos cinco, hoje, que o poder, o erário público mantém com o tesouro do Estado”, destacou.
“E essas cinco nós não temos nenhuma reclamação delas. E temos espaço para reclamações, onde, na verdade, cada pessoa pode utilizar esse espaço para reclamar, e todas as denúncias são apuradas. Portanto, nós defendemos as comunidades terapêuticas. Até porque se a gente fecha as comunidades terapêuticas, vai levar as pessoas para onde?”, questionou.
De acordo com Fiorido, o próprio Estado reconhece que não tem estrutura para acolher toda a rede de usuários. “Então, a sociedade civil é chamada para fazer esse trabalho e faz muito bem. Agora, como qualquer setor da vida, as pessoas precisam de treinamento, capacitação, fiscalização e monitoramento. Nesse particular, os conselhos municipais sobre drogas podem fazer um belo trabalho no sentido de que vão agilizar não só a preparação dessas comunidades para atender o que se propõe, como também fiscalizá-las caso elas não atendam aquilo que está posto”, finalizou.
Fonte: POLÍTICA ES



Comandante-geral da PMES ministra palestra para Oficiais da Grande Vitória
Na próxima segunda-feira (13), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, ministrará mais uma edição da palestra “As estratégias...


Horóscopo do dia | previsão para os 12 signos em 11/10/2025
O libriano tem a incessante busca de um equilíbrio que também pode minimizar a necessidade de dinamismo, de movimento inato...


Governo do Estado anuncia novos investimentos no município de Guaçuí
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, nesta sexta-feira (10), no município de Guaçuí para anunciar novos investimentos nas áreas...


PF realizará, dia 30/10, leilão online de bens apreendidos
Manaus/AM. A Polícia Federal no Amazonas, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD),...


PF e BPFRON apreendem mais de meia tonelada de maconha no Rio Paraná
Alto Paraíso/PR. A Polícia Federal e a Polícia Militar do Paraná apreenderam 529 kg de maconha durante patrulhamento no Rio...


PF captura foragido condenado a mais de 180 anos de prisão no Maranhão
Amapá do Maranhão/MA. A Polícia Federal realizou uma operação que resultou na prisão de um foragido da Justiça há mais...


Franciny Ehlke ganha colar de diamantes do noivo antes do casamento: ‘R$ 380 mil’


FA 1424 / 04 DE OUTUBRO DE 2025
As principais notícias de São Mateus, Norte do Espírito Santo e do Brasil, você encontra na sua edição impressa do...


FA 1423 / 27 DE SETEMBRO DE 2025
As principais notícias de São Mateus, Norte do Espírito Santo e do Brasil, você encontra na sua edição impressa do...
São Mateus


Expansão internacional da Marcopolo impulsiona fábrica em São Mateus
Unidade no Norte do Espírito Santo já exportou mais de 60 ônibus em 2025 e se consolida como polo estratégico...


Prefeitura de São Mateus amplia frota e passa a contar com 10 caminhões-pipa próprios
A Prefeitura de São Mateus reforçou as ações de enfrentamento à crise no abastecimento de água no município. Pela primeira...


Abastecimento de água é suspenso em São Mateus devido ao excesso de sal no Rio Cricaré
Prefeitura decreta racionamento e proíbe uso de água em atividades não essenciais; fenômeno da “cunha salina” avança sobre o ponto...
Regional


Travessia por balsas no Rio Cricaré começa a operar em Conceição da Barra neste final de semana
O novo serviço de travessia por balsas no Rio Cricaré, em Conceição da Barra, foi oficialmente autorizado pela Marinha do...


Festival do Camarão com mais de 30 pratos e shows agita Conceição da Barra
Com apoio da Suzano, evento gastronômico começa nesta quinta-feira e contará também com atrações musicais nacionais e locais O 10º...


Bebê de 7 kg nasce de parto normal no ES, tem lesão no braço e mãe leva mais de 50 pontos
Alderico nasceu sem respirar e ficou internado dez dias em maternidade de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Após o...
Estadual


Espírito Santo recebe ampolas do antídoto contra metanol
O Espírito Santo recebeu, nesta sexta-feira (10), as 28 ampolas do medicamento Fomepizol, encaminhadas pelo Ministério da Saúde. O medicamento...


Segunda parte da delegação capixaba embarca rumo ao segundo bloco do Jubs em Natal
A segunda parte da delegação capixaba embarcou, nesta sexta-feira (10), rumo a Natal (RN) para participar do segundo bloco dos...


Espírito Santo comemora Dia Internacional do Ovo com resultados expressivos
O Espírito Santo celebra, nesta sexta-feira (10), o Dia Internacional do Ovo com posição de destaque nos cenários nacional e...
Nacional


VÍDEO | Motorista por APP registra quando passageiro sugere sexo oral
O motorista chegou a fazer uma denúncia na plataforma e supreendemente teve sua conta suspensa no aplicativo O motorista de...


VÍDEO | Homem fica pendurado em roda gigante após assento quebrar
Um episódio de tensão marcou a noite de sábado (4), na ExpoQuinari 2025, feira agropecuária que acontece em Senador Guiomard,...


Governo passa a cobrar R$478 milhões de pagamentos indevidos do Auxílio Emergencial
Cerca de 177 mil famílias que receberam indevidamente o auxílio emergencial, pago durante a pandemia de covid-19, foram notificadas pelo Ministério do...
Policial


PCES prende suspeito de dupla tentativa de homicídio qualificado em São Gabriel da Palha
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha, prendeu,...


PCES cumpre mandado de prisão e apreende arma de fogo em ação no bairro Planalto, em Linhares
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia Especializada...


Polícia Civil conclui investigação e indicia proprietária de agência bancária por fraudes contra idosos em Mantenópolis
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Mantenópolis, concluiu o Inquérito Policial...
ENTRETENIMENTO


Lexa se declara a Ricardo Vianna na véspera do casamento: ‘Te amo e te espero amanhã’
Às vésperas do casamento com Ricardo Vianna, a cantora Lexa emocionou os seguidores ao publicar uma declaração cheia de amor...


Carolina Dieckmann estreia filme ‘(Des)controle’ em sessão de gala
Nesta quinta-feira (9), o filme (Des)controle, estrelado por Carolina Dieckmann, teve sua primeira exibição no Festival do Rio, em uma...


Lauana Prado exibe novos cliques de viagem com a noiva: ‘Sonho de verão’
A cantora Lauana Prado, de 36 anos, está aproveitando dias de descanso no Havaí ao lado da noiva, Tati Dias....
POLÍTICA


Infraestrutura apura afundamento de solo em Rio Novo do Sul
A situação de afundamento de solo no centro do município de Rio Novo do Sul será tema de debate na...


Abertas inscrições para expositores participarem da Feira da Agroindústria
Os interessados em expor seus produtos na segunda edição da Feira da Agroindústria Capixaba, realizada pela Assembleia Legislativa (Ales) por...


Aberta inscrições para expositores participarem da Feira da Agroindústria
Os interessados em expor seus produtos na segunda edição da Feira da Agroindústria Capixaba, realizada pela Assembleia Legislativa (Ales) por...
Esportes


Seleção Brasileira humilha Coreia do Sul com goleada de 5 a 0 em Seul
A Seleção Brasileira começou sua turnê asiática com o pé direito, aplicando uma sonora goleada de 5 a 0 sobre...


Mirassol vence Fluminense, retorna ao G4 e complica o tricolor na tabela
O Mirassol garantiu uma importante vitória em seus domínios nesta quarta-feira, ao superar o Fluminense por 2 a 1, em...


Novorizontino vence o Cuiabá e entra no G4 da Série B
O Grêmio Novorizontino conquistou uma vitória crucial nesta quarta-feira ao derrotar o Cuiabá por 1 a 0 na Arena Pantanal,...
Mais Lidas da Semana
-
Regional4 dias ago
Bebê de 7 kg nasce de parto normal no ES, tem lesão no braço e mãe leva mais de 50 pontos
-
São Mateus3 dias ago
Operação Disruptio apura fraudes em licitações e Polícia Federal cumpre mandados em São Mateus
-
Variedades7 dias ago
Dia de São Francisco de Assis | Veja curiosidades sobre o padroeiro dos animais
-
São Mateus4 dias ago
Governo do Estado e Prefeitura unidos pela solução definitiva da água em São Mateus
-
São Mateus3 dias ago
Cateterismo chega aos pacientes do Hospital Roberto Silvares
-
Internacional4 dias ago
Professora é detida por enviar fotos nua para aluno de 14 anos durante três meses
-
Regional6 dias ago
Duas mortes | Homem é assassinado dentro de bar e motociclista morre em acidente na BR-101 no Norte do ES
-
Nacional4 dias ago
VÍDEO | Traficante descobre traição e corta os cabelos da mulher com faca