Connect with us

Destaque

Daniel assumirá sem poder de investimentos

Published

on

Os dados financeiros apresentados pela equipe de transição do prefeito eleito de São Mateus apontam um déficit de mais de R$56 milhões e a incapacidade de investimentos.
SÃO MATEUS – A gestão que assumirá a prefeitura de São Mateus em menos de 30 dias deve enfrentar muitos desafios. Durante coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (08), o coordenador da equipe de transição, Isaias Caliman Buffon apresentou dados preocupantes.
_DSC0072Segundo o levantamento, a dívida acumulada encontrada até o mês de outubro totaliza R$56.630.510,71, que incluem parcelamento de INSS, Pasep, tícket alimentação, precatório e operações de crédito. Os gastos com pagamento de pessoal aumentaram ao longo dos anos e a receita caiu consideravelmente, agravando a lei de responsabilidade fiscal. O limite de gastos com pessoal garantido em lei é de 54% do orçamento, mas hoje, segundo o relatório, o percentual utilizado já ultrapassa os 60%. “Em 2009, os gastos com funcionalismo estavam em 53,05%, quando o máximo permitido pela lei de responsabilidade fiscal é de 54%. Em 2012 já havia ultrapassado com 55%. Em 2016 esse índice já chega a 60,72% e pode alcançar os 64% até o final do ano”, explicou Buffon.
Para o coordenador da equipe de transição, o cenário é de pré-colapso e comparou a situação de São Mateus com a do Rio de Janeiro. “Se medidas importantes não forem tomadas teremos sérios problemas”, salientou.
_DSC0060Buffon apontou as três principais despesas do município que são: folha de pagamento, custeio da máquina e investimento. Para ele, o ideal é reservar dinheiro para os investimentos, “o que não vem acontecendo”. Em 2015, apenas 7% do orçamento municipal foi destinado para investimentos, o que totaliza 19,77 milhões. Segundo Buffon, o razoável seria 20%. Em 2014 o valor investido foi 42,97 milhões.
Ele justificou o pequeno investimento feito pelo executivo. “Gastou-se muito com folha de pagamento, que só aumenta. Em 2010 foram 86,88 milhões. Já em 2015 esse número chegou a 156,63 milhões”.
Serviços básicos não devem sofrer oscilações
A equipe de transição demonstrou preocupação em não permitir que os serviços essenciais como limpeza pública, saúde e segurança sejam mantidos em sua totalidade já a partir de 1º de janeiro.
Atenção especial deve ser dada a saúde e educação. O médico aposentado e integrante da equipe de transição Homerildo Alves da Cunha, que deve assumir a pasta de saúde, disse que a situação é crítica e que priorizará a atenção básica de saúde com reestruturação das unidades. Outra preocupação da equipe refere-se a um recurso federal destinado ao município para reforma e ampliação da US3, no bairro Boa Vista. “O recurso é de 2,4 milhões de reais, mas o município sequer apresentou o projeto”.
Homerildo afirmou ainda que uma equipe já trabalha na elaboração do projeto para que o recurso não seja perdido. Outra relevante preocupação relacionada a saúde é a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em fase final de construção ao lado do Centro de Vivência Amélia Boroto. Buffon adiantou que a UPA não terá condições de funcionar por tempo indeterminado. “Ela custa ao município cerca de 1,5 milhão por mês. É impossível funcionar. O município não tem capacidade de contratação e de custeio”, afirmou.
Na educação , os olhos dos técnicos e principalmente de Zenilza Alaprecida Barros Pauli, professora municipal que deve assumir a secretaria, estão voltados para o baixo índice do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a aplicação indevida dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). “Hoje, 100% deste recurso é utilizado para folha de pagamento, quando o permitido é 60%”, disse.
Zenilza garantiu que os serviços de transporte escolar e merenda serão mantidos. Nas escolas, apenas reparos urgentes devem acontecer para o reinício das aulas.
Na segurança, a garantia é de reforço policial durante o verão. “Teremos um verão tranquilo. 40 guarda-vidas já foram contratados e se necessário for, recorremos ao cadastro de reserva, que este ano será ofertado pelo Corpo de Bombeiros”, afirmou  Coronel Marcos Assis, nome já confirmado para assumir a secretaria de Defesa Social.
Ações para redução de gastos
Entre as ações iniciais para colocar em dia as contas do município, já apresentadas pela equipe de transição está a possibilidade de fusão de secretarias. Além disso, algumas nomeações de comissionados e cargos de confiança devem ser retardadas. “Efetivos devem ser aproveitados para cargos de gerência”, disse Buffon.
Para a equipe de transição, mesmo diante do cenário preocupante, é possível aumentar a capacidade de investimento, direcionando ações para a agricultura e atração de empresas, sem a necessidade de aumentar os impostos. Todas as ações de investimentos e aumento de arrecadação devem ser feitos com apoio do governo estadual.
Secretariado em fase de definição
O prefeito eleito Daniel Santana declarou durante a coletiva de imprensa que os nomes de todos os secretários que assumirão a partir de 1º de janeiro devem ser anunciados em 10 dias.
Já confirmados por ele estão Zenilza Pauli na educação, Homerildo  Alves na saúde, Marcelo Barreto na agricultura e Coronel Marcos na Defesa Social. Outros nomes são cotados como o de Geilza Santos para a comunicação.
Sobre o panorama financeiro, Daniel disse que “trabalhará com base nos números apresentados e com os pés no chão”.
O prefeito eleito disse que os festejos do verão e carnaval serão realizados, porém modestos, com a contratação de bandas locais e regionais, além de parcerias com empresários para o custeio. “Vamos fazer o verão porque é geração de renda”, declarou o Daniel que ainda completou. “Teremos o retorno do trio elétrico, atendendo a pedidos”.

Comente Abaixo
Política5 minutos ago

Deputado destaca medida para inclusão de PcD

Em discurso na sessão plenária desta segunda (8) o deputado Doutor Hércules (Patri) destacou a importância da contratação, pelo Tribunal...

Internacional10 minutos ago

Morre, aos 73 anos, a atriz e cantora Olivia Newton-John

A cantora e atriz Olivia Newton-John, que atingiu o topo das paradas de música pop nas décadas de 1970 e 1980 com...

Política35 minutos ago

Ataque às instituições eleitorais ofendem a Constituição, diz Fachin

Abdias Pinheiro/SECOM/TSE Edson Fachin Nesta segunda-feira (8), o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Edson Fachin, disse que os...

Nacional35 minutos ago

Em UPA de presídio, Bruno Krupp apresenta quadro estável

Divulgação Bruno Kropp está internado em UPA localizada no Complexo de Gericinó, em Bangu Transferido para a Unidade de Pronto-Atendimento...

Nacional35 minutos ago

Ampliação do Projeto Faixa Azul é liberada pelo SENATRAN

A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET – foi autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) a realizar o...

Política35 minutos ago

Deputado destaca iniciativa para inclusão de PcD

Em discurso na sessão plenária desta segunda (8) o deputado Doutor Hércules (Patri) destacou a importância da contratação pelo Tribunal...

Política35 minutos ago

Eduardo Cunha usa decisão de Arthur Lira para ser candidato

Wilson Dias/ Agência Brasil Cunha teve o mandato cassado em 2016 Entre os argumentos usados para recuperar seus direitos políticos,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana