Connect with us

Estadual

Secont adere ao Pacto em Defesa do Acesso à Informação e ministra capacitação em transparência

Published

on

Reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a promoção da transparência pública e o fortalecimento do controle social, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) aderiu ao “Pacto em Defesa do Acesso à Informação”, lançado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), a Rede pela Transparência e Participação Social (RETPS) e o Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência (IDCT), nessa terça-feira (24).

O objetivo do Pacto é assegurar que os avanços trazidos pela LAI não sejam afetados. O Pacto prevê que o gestor que assiná-lo se comprometa a promover ações de fortalecimento da transparência e da participação social, garantindo a oferta de informações nos sites e portais e priorizando a transparência ativa e os dados abertos. A adesão ao Pacto pode ser feita no site da RETPS, no endereço https://retps.org.br/pacto-em-defesa-do-acesso-a-informacao/.

Além disso, a Secont é uma das instituições responsáveis por ministrar aulas no curso on-line gratuito “10 Anos da LAI: Visão Prática de Futuro”, que conta com a participação, entre outras entidades, das ONGs Artigo 19 e Transparência Internacional Brasil. Serão 16 horas aula, que serão ministradas por professores que são referências no assunto, tendo como público-alvo servidores públicos, jornalistas e demais interessados pelos temas.

O curso visa ao aprofundamento teórico e prático sobre o direito de acesso à informação no País. Serão abordados temas como: transparência e direitos humanos; governo aberto; cultura de transparência; dados abertos; uso de portais de transparência; pedidos de acesso à informação; combate às fake news; avaliações sobre transparência; proteção de dados; transparência e combate à corrupção.

O lançamento do pacto e do curso aconteceu durante o webinar “10 anos da LAI: Harmonização com a LGPD e a Visão Prática de Futuro”. O evento, realizado, nessa terça-feira (24), foi promovido pelo Conaci, pela RETPS e pelo IDCT.

Participaram da abertura do evento o secretário de Estado de Controle e Transparência e 2º vice-presidente do Conaci, Edmar Camata; o subsecretário de Estado da Transparência, Fabiano Louzada; o controlador-geral do Estado de Goiás (CGE-GO), Henrique Ziller; o representante da RETPS, Fernando Meloni; e o presidente do IDCT, Gustavo Nassif.

“Se a gente entender que a Lei de Acesso à Informação é uma grande base para o cidadão, a gente sabe que tem que defendê-la com todas as forças. E para isso, é importante que todo o poder público, sociedade civil e entidades se unam. É isto que a gente está fazendo aqui hoje: defendendo a LAI”, ressaltou Edmar Camata.

LAI e LGPD

O moderador do painel foi o diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Luciano dos Santos. O primeiro painelista do evento foi o diretor de Transparência e Controle Social da Controlaria-Geral da União (CGU), Breno Cerqueira.

“O que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) faz é trazer contornos mais determinados sobre como os gestores podem dar tratamento às informações pessoais de forma a proteger e preservar, sempre que possível, os direitos dos titulares dos dados”, ressaltou Cerqueira.

A coordenadora de Projetos de Práticas Empresariais e Políticas Públicas no Instituto Ethos, Paula Oda, comentou os desafios para a regulamentação e implementação da LAI principalmente nos munícipios. E explicou que “a LAI funciona muito bem para controle, mas também para construir políticas públicas”, uma vez que a partir dos pedidos de acesso à informação, o poder público pode saber o que a sociedade precisa.

Para finalizar o painel, a coordenadora do Programa de Integridade e Governança Pública da Transparência Internacional Brasil, Maria Dominguez, apresentou dados do projeto do Ranking de Transparência no Combate à Covid-19. Maria Dominguez ressaltou que “é possível que governos de todos os níveis produzam bons níveis de transparência, mas a transparência precisa estar no topo das prioridades da agenda pública e dos governantes responsáveis”.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Conaci)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Variedades40 minutos ago

Modelo que fez sexo com 122 estudantes em 3 semanas dá detalhes íntimos

Ela ganhou as manchetes globais ao longo de abril A modelo e musa do OnlyFans britânica Bonnie Blue. que recentemente revelou...

Nacional44 minutos ago

Quatro jovens são mortos a tiros na Bahia. Irmãos estão entre vítimas

Os crimes ocorreram em bairros diferentes em Feira de Santana, na Bahia. Polícia investiga se há relação entre os assassinatos...

Nacional50 minutos ago

Sobe para 8 o número de mortos em temporais no Rio Grande do Sul

O número de desaparecidos também passou de 18 para 21. Ao menos 104 municípios já relataram danos, segundo o último...

Regional56 minutos ago

Carro invade bar, mata cachorro e deixa três pessoas feridas no ES

Uma das vítimas era cliente que estava sendo atendido. Caso aconteceu em Linhares, Norte do Espírito Santo. Um carro invadiu...

Nacional1 hora ago

Humilhante | Câmera de segurança flagra estupro de cozinheiro

O crime foi capturado por uma câmera de segurança, mas o agressor não foi identificado ou detido. Um cozinheiro de...

Policial1 hora ago

Mãe é presa ao deixar filhos de 2 e 3 anos sem comida e sozinhos em casa no ES

Uma mulher de 27 anos foi presa por deixar os filhos de 2 e 3 anos sozinhos em casa durante...

Política1 hora ago

Prazo para solicitar ou regularizar título eleitoral termina em 8 de maio

Eleitor que não estiver em dia com as obrigações eleitorais pode ter dificuldades para emitir documentos como passaporte e fazer...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana