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Petrocity | Investimentos de quase R$ 250 milhões na construção de rebocadores para porto em São Mateus

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Foto: Petrocity Portos

O Grupo Petrocity acaba de ter aprovado financiamento de quase R$ 250 milhões para construir quatro rebocadores pela Petrocity Navegação para apoio às atividades do Terminal de Uso Privativo (TUP) de Urussuquara, em São Mateus.

O projeto da empresa é o primeiro da lista de 28 publicados na edição desta terça-feira (24) do Diário Oficial da União (DOU) na Resolução 214, de 12 de dezembro de 2024, do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante.

Segundo o presidente do grupo, José Roberto Barbosa da Silva, os quatro rebocadores 2800 W serão construídos no estaleiro Rio Maguary S/A, no Pará, e servirão de apoio às atividades da Petrocity Portos e também de outros “portos amigos”, conforme acordos já firmados.

Petrocity | Grupo planeja usina de um bilhão de dólares no Norte do ES

O volume de recursos aprovados pelo Conselho do Fundo de Marinha Mercante ultrapassa os R$ 10 bilhões voltados para ampliar os projetos de infraestrutura portuária e de operação de navegação. Dentre os beneficiários está a Petrobrás, que teve aprovado o financiamento para construir quatro navios.

INÍCIO
O prazo para que as empresas tomem o financiamento é de 450 dias. José Roberto Barbosa disse que os rebocadores da Petrocity Navegação começarão a ser construídos no primeiro semestre de 2025. “Vamos agora cumprir alguns trâmites de documentos e esperamos começar a construção entre março e abril. É mais um avanço nos nossos projetos”, disse o CEO.

O Grupo Petrocity celebra avanços, ao longo de 2024, nas quatro empresas que o compõem. A Petrocity Portos entregou no dia 17 de janeiro a documentação completa exigida pelo Ibama para emitir a Licença Provisória para construção do porto em Urussuquara. O prazo do órgão é de 180 dias, mas a greve dos servidores atrasou todos os processos.

“Tivemos também a autorização para emissão de Debentures para o Terminal de Urussuquara, além de outros benefícios concedidos este ano”, disse o CEO da empresa.

A Petrocity Navegação teve a aprovação do financiamento para a construção de quatro rebocadores, com recursos do Fundo da Marinha Mercante, para apoio às atividades de seu porto em São Mateus e a outros portos, mediante acordos operacionais.

A Petrocity Energia obteve a aprovação da lei de autoria do Poder Executivo concedendo incentivos fiscais para construir uma usina termoelétrica em São Mateus, possibilitando que dispute o leilão nacional de reserva energética.

A Petrocity Ferrovias obteve a Declaração de Utilidade Pública (DUP) da faixa de domínio de 80 metros do curso de duas de suas ferrovias: EF030 (Estrada de Ferro Juscelino Kubitscheck, entre Barra de São Francisco e Brasília, e da EF355 (Estrada de Ferro Planalto Central), entre Brasília e Maria Rosa (GO), onde se integrará ao grid ferroviário nacional por meio da Ferrovia Norte Sul (Itaqui-MA a Santos-SP).

“Iniciamos os licenciamentos ambientais das ferrovias, inclusive com autorização de captura de animais para subsidiar os estudos a serem apresentados para emissão da licença”, disse José Roberto Barbosa, que prevê o início das desapropriações no primeiro trimestre de 2025 e as obras começarem até junho de 2026. “Tudo nosso está publicado no Diário Oficial, é fato concreto”, concluiu.

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