HEAD BODY
Connect with us

Economia

Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas

Published

on

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Ideia é que haja uma isenção de pagamento de tarifa de energia elétrica para algumas pessoas, caso elas consumam até 80 kWh por mês

O governo federal deve enviar ao Congresso Nacional, ainda neste semestre, um projeto de lei de reforma do setor elétrico brasileiro. Entre as propostas, está a ampliação da tarifa social, isentando o pagamento de energia elétrica em alguns casos.

Atualmente, o Governo já oferece descontos no pagamento da conta de energia para indígenas e quilombolas. Assim como idosos que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal com renda até meio salário único.

A ideia é que haja uma isenção de pagamento de tarifa de energia elétrica para essas populações caso elas consumam até 80 kWh por mês, o que chegaria a 60 milhões de pessoas no país.

Atualmente, a isenção completa do pagamento em caso de consumo de até 50 kWh vale para indígenas e quilombolas, enquanto os idosos com BPC e as famílias do CadÚnico têm direito a descontos escalonados de até 65%, caso o consumo seja menor que 220kWh.

Mais de 60 milhões de brasileiras e brasileiros serão beneficiados com a gratuidade de energia do consumo até 80 gigawatt por mês. Isso representa o consumo de uma família que tem uma geladeira, um chuveiro elétrico, ferro de passar, carregador de celular, televisão, lâmpadas para seis cômodos, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em evento no Rio de Janeiro.

O ministro não explicou o que acontecerá em relação aos descontos escalonados. Hoje os consumos até 220 kWh tem aplicação desses descontos. De acordo com ele, a ideia é subsidiar a política através da correção de “distorções internas do setor”.

“Se você vê o projeto como um todo, você vai ver que estamos fazendo ali uma completa e possível justiça tarifária, corrigindo as distorções dentro do setor. E isso não impacta praticamente o restante dos consumidores”, afirmou Silveira.

Uma das distorções, de acordo com Silveira, é o pagamento sobre a segurança energética.

O pobre paga mais que o rico na questão, em especial, da segurança energética, para se pagar Angra 1 e 2 e as térmicas. Só o pobre paga. Boa parte do mercado livre não paga por essa segurança energética ou paga pouco. Então, estamos reequilibrando essa questão do pagamento por parte do pobre, do mercado regulado e da classe média.

Escolha da energia

Outra proposta do projeto de lei, que deverá ser encaminhada à Casa Civil da Presidência ainda este mês é dar mais liberdade de escolha para o consumidor, inclusive residencial, em relação à origem da energia que ele irá consumir.

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter , FacebookInstagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram

Comente Abaixo
Esportes40 minutos ago

Palmeiras domina o Derby, vence o Corinthians e assume a liderança do Brasileirão

O Palmeiras venceu o Corinthians por 2 a 0 neste sábado, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro....

Esportes2 horas ago

Juventude vira o jogo contra o Ceará e conquista vitória no Brasileirão

Em uma partida emocionante disputada neste sábado no estádio Alfredo Jaconi, o Juventude venceu o Ceará de virada por 2...

Esportes3 horas ago

Bragantino vence Botafogo e conquista primeira vitória no Brasileirão

Em partida disputada neste sábado (12.04), no Estádio Nabi Abi Chedid, o Bragantino venceu o Botafogo por 1 a 0,...

Esportes3 horas ago

Palmeiras vira clássico e assume a liderança do Brasileirão Feminino contra o Corinthians

Em um clássico emocionante e repleto de reviravoltas, o Palmeiras superou o Corinthians por 2 a 1 neste sábado, 12...

Tecnologia5 horas ago

WhatsApp apresenta instabilidade, e usuários não conseguem usar grupos

Diversos usuários do WhatsApp relataram problemas para enviar mensagens em grupos. Meta ainda não se pronunciou sobre o assunto Você...

Entretenimento5 horas ago

Geisy Arruda abusa de decote e seios e partes íntimas quase pulam para fora

A influencer mais uma vez sensualizou para os seguidores Geisy Arruda, influencer, chocou os seguidores ao deixar parte dos seios...

Mulher6 horas ago

Americana conquista o recorde de maior boca do mundo

Marie Pearl Zellmer Robinson tem abertura lateral de 7,59cm Marie Pearl Zellmer Robinson está celebrando o recorde de maior boca...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana