Connect with us

Variedades

Dia de São Francisco de Assis | Veja curiosidades sobre o padroeiro dos animais

Published

on

Foto: Reprodução/Franciscanos

Neste 4 de outubro é celebrado o santo conhecido por seu voto de pobreza e simplicidade para a vida com Deus

Conhecida por seus santos, arcanjos e tradições que celebram a religiosidade e a fé, a Igreja Católica tem entre seus incontáveis nomes importantes, São Francisco de Assis.

O dia do padroeiro dos animais e guardião da natureza é celebrado em 4 de outubro. O santo criou a Ordem dos Franciscanos, que tem como um dos princípios o voto de pobreza para a vida com Deus, e possui várias curiosidades interessantes.

Ligação com os animais e com a natureza

Uma delas é a conexão com os animais e com as matas. De acordo com o vigário do Convento da Penha, Frei Paulo Ferreira, São Francisco era um homem da natureza, ele se refugiava sozinho nos bosques e nas montanhas para refletir.

Por esse contato, São Francisco se aproximava de toda a natureza e de todos os animais. Após a criação de um hino, Cântico das Criaturas, ele passa a ser conhecido como patrono dos animais. Na música, ele louva a Deus através das criaturas, chamando-as de irmãos.

Ele entendeu que Deus se faz presente em todas as coisas e através dessas coisas quer ser amado e obedecido. Então o homem é aliado e colaborador de Deus a cuidar de tudo. São Francisco é um exemplo porque se irmanou a todas as criaturas”, Frei Paulo Ferreira, vigário do Convento da Penha

Criação da Ordem dos Franciscanos

Frei Paulo também destacou que São Francisco não pretendia criar a Ordem dos Franciscanos. A ordem busca viver o Evangelho na simplicidade, pobreza e fraternidade.

Na época em que o santo viveu, entre 1182 a 1226, outros movimentos contrários surgiram na igreja. Por isso, quando seus amigos mostraram desejo em seguir a mesma vida simples de Francisco, o patrono foi a Roma pedir autorização para pregar o Evangelho.

“Assim, ele revolucionou a igreja. Recentemente vimos que um dos papas, Jorge Mario Bergoglio, tomou o nome de Francisco, justamente com esse espírito de São Francisco de Assis, de trazer a igreja de volta para a simplicidade, a pobreza e o serviço que ela deve testemunhar diante dos pobres. São Francisco inspira a toda igreja no modo mais autêntico de seguir a Cristo.”

Amizade com Santa Clara de Assis

O santo tinha muitos amigos, entre eles, Santa Clara de Assis, que observava a vida que ele levava. Ela foi a primeira mulher que se aproximou dos ensinamentos de São Francisco.

Segundo o vigário, a jovem era muito vigiada em casa, então para conseguir viver de fato a vida que queria, ela fugiu até uma das capelas que o padroeiro morava com seus amigos de ordem.

Depois de um tempo, o santo a levou para um mosteiro temporariamente. Santa Clara cria, com orientação e inspiração de São Francisco, a segunda ordem franciscana – Ordem Santa Clara – de mulheres enclausuradas, dedicadas à oração e à contemplação.

Criação do presépio

Além dos muitos feitos, o santo foi o criador do presépio. “Ele tinha vontade de ver como havia sido o nascimento de Jesus. Então, ele encena o primeiro presépio, em Greccio, na Itália”.

De acordo com o VaticanNews, o presépio foi encenado em 1223, na noite de Natal. O santo organizou a apresentação com pessoas comuns e nobres da cidade. O teatro tinha uma manjedoura, um boi e um burro.

“Paz e bem”

Nas pregações, o padroeiro não era de falar muito, sempre era muito objetivo, porém, segundo frei Paulo, fazia um apelo a conversão e a paz.

São Francisco sempre saudava as pessoas com “paz e bem”. A frase virou uma saudação da ordem franciscana e é usada até hoje pela igreja católica e por seguidores.

Oração de São Francisco

“Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter , FacebookInstagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram

Comente Abaixo
Entretenimento4 minutos ago

Val Marchiori se emociona ao reencontrar irmão após 15 anos: ‘Um pedaço de si’

Val Marchiori, de 50 anos, promoveu neste sábado (4), um reencontro familiar após quase 15 anos sem ver um dos...

Política34 minutos ago

Concurso da Ales: candidatos poderão disputar vagas em cotas

O concurso público da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) prevê reserva de vagas para candidatos que se enquadram no...

Nacional48 minutos ago

Mega-Sena, concurso 2923: prêmio acumula e vai a R$ 20 milhões

Veja os números sorteados: 39 – 56 – 55 – 32 – 18 – 27. Quina teve 29 apostas ganhadoras;...

Cultura52 minutos ago

The Chosen entra para o Guinness Book como série mais traduzida da história

Série bíblica gratuita alcança mais de 50 idiomas e mira tradução para 600, tornando Jesus acessível globalmente A quinta temporada...

Agricultura2 horas ago

Abate recorde de fêmeas abre caminho para valorização da arroba em 2026

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o abate recorde de fêmeas em 2025 começa a...

Agricultura2 horas ago

Setembro fecha em alta com exportações superando 7 milhões de toneladas

O mercado brasileiro de milho encerrou setembro em alta, refletindo a firmeza da oferta e o desempenho positivo das exportações....

Agricultura2 horas ago

Semana termina em alta com impulso das exportações e tensão EUA x China

Os preços da soja encerraram a semana em alta no Brasil, impulsionados pelo bom ritmo das exportações e pela firme...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana