Connect with us

Política

Deputado quer incentivo para emprego de 50+

Published

on

Incentivo e reconhecimento para quem realizar a contratação de pessoas com mais de 50 anos de idade. A medida consta no Projeto de Lei (PL) 473/2024, do deputado Denninho Silva (União), que institui o selo estadual ‘Cinquenta Mais’, destinado a empresas que ofereçam empregos para quem está nessa faixa etária.

A proposta diz que o selo só poderá beneficiar os negócios que tenham em seus quadros de funcionários o percentual mínimo de 1% de pessoas com idade superior a 50 anos. O governo do Estado determinará a criação de um cadastro público para que as empresas possam se inscrever a fim de obterem o selo.

O texto também diz que o Executivo deverá implantar a política pública voltada a programas para capacitação e atualização voltadas a essas pessoas. Esses cursos e programas de capacitação podem ser realizados por convênios com universidades, escolas profissionalizantes, organizações não governamentais e empresas do setor público ou privado.

Incentivos

A empresa contemplada com o selo ‘Cinquenta Mais’ poderá receber do poder público reduções ou isenções fiscais como incentivo para a adoção dessa política pública.

O governo do Estado poderá, ainda, oferecer linhas de crédito com juros reduzidos, diferimento (transferência do recolhimento do tributo cujo fato gerador já ocorreu) de impostos, incentivos para exportação e considerar o selo como critério de classificação em processo licitatório.

Na justificativa, o parlamentar cita o Estatuto do Idoso, que prescreve a esse segmento o direito ao exercício de atividades profissionais, respeitando a condição física, intelectual e psíquica, sendo vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, salvo casos em que a natureza do cargo exigir grande concentração de esforço físico.

Tramitação

A matéria foi encaminhada para as comissões de Justiça, de Defesa dos Direitos Humanos e de Finanças.

Acompanhe o andamento do PL 473/2024

Fonte: POLÍTICA ES

Comente Abaixo
Policial6 horas ago

Comunicado para a 2ª turma do Curso de Formação de Soldado

A apresentação da 2ª turma do Curso de Formação de Soldado (CFSd) da PMES está prevista par acontecer no próximo...

Nacional8 horas ago

Mulher foi assassinada a facadas após discussão por preço de programa

O suspeito do crime foi indiciado pelo crime de homicídio qualificado por motivo torpe. Ele foi preso em flagrante. A...

Internacional8 horas ago

Homem mata a namorada após se revoltar com o novo corte de cabelo dela

Irmão da vítima também ficou ferido no ataque na Pensilvânia, EUA Um caso brutal chocou a Pensilvânia (EUA), especialmente por...

Nacional9 horas ago

Mundo enfrentará ano mais quente da história pelo 2º ano consecutivo, diz agência climática

Carlo Buontempo afirma que os dados mostram que o planeta não veria uma sequência tão longa de temperaturas recordes sem...

Variedades9 horas ago

‘A mãe tá aprontando’ | Vaza suposto vídeo íntimo de Deolane Bezerra; veja

Os holofotes se voltam para “doutora” que teve vídeo íntimo vazado na web e está repercutindo nas redes sociais Após...

Entretenimento9 horas ago

Fã oferece R$ 15 mil para “dar tapas” na dona do maior bumbum do país

A DJ Vanessa Ataídes conversou com a coluna e revelou detalhes da proposta e os motivos de ter dispensado o...

Nacional9 horas ago

Homem vai ao Procon após usar aplicativo de namoro e não obter resultado esperado

Um caso inusitado em Porto Alegre chamou a atenção do Procon recentemente. Um usuário do Tinder decidiu registrar uma reclamação...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana