Política
Comissão debate mudanças no transporte adaptado
Published
3 horas agoon
By
Da . RedaçãoOs desafios no acesso e participação no novo sistema de transporte público adaptado foram tema de debate da Comissão de Direitos Humanos nesta terça-feira (19). Em outubro, terminou o período de concessão do antigo sistema, o “Mão na Roda”, que está sendo substituído pelo programa “Transcol mais Acessível”, e a mudança tem provocado polêmica entre os passageiros que utilizam o serviço.
O debate foi realizado a pedido de pessoas com deficiência, usuárias do sistema, fato que foi ressaltado pela presidente do colegiado, deputada Camila Valadão (Psol). Com a participação dos integrantes da comissão Iriny Lopes e João Coser (ambos do PT), foram ouvidos durante a reunião representantes de associações de pessoas com deficiência, usuários do transporte, membros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e também autoridades da área do governo estadual.
Vice-presidente da comissão, Iriny Lopes falou da centralidade do tema locomoção para pessoas com deficiência e lembrou que, após o debate, o colegiado fará os encaminhamentos necessários. Coser também afirmou que o país tem muitos desafios e a mobilidade é um das grandes questões a serem melhoradas, sobretudo para pessoas com deficiência.
Diálogo com usuários
A primeira usuária a falar foi Suzana Lima, representando uma comissão de pessoas com deficiência e solicitante do debate no âmbito da Comissão de
Direitos Humanos. Para Suzana, a participação popular é imprescindível na adoção de políticas públicas e, na visão dela, não houve esse diálogo com os interessados na mudança do sistema de transporte para pessoas com deficiência.
“O transporte público precisa atender inúmeras realidades. Em 16 de outubro foi apresentado para um número mínimo de pessoas o novo programa do transporte mais acessível. Ele não foi criado da noite para o dia (…) E eu só não estou entendendo porque foi assinado em 30 de outubro, quando o programa não teve sequer consulta pública, discussão pública. Estamos falando de 276.305 pessoas com deficiência no Espírito Santo e levantamento feito em 2023 diz que 20% da população com deficiência são pessoas com deficiência motora”, reclamou Suzana, sobre a falta de diálogo do governo com os principais interessados no sistema: os usuários com deficiência, principalmente motora.
Suzana ainda criticou o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência que não teria convocado os Conselhos Municipais e nem a população interessada para debater o programa, que, para ela, reduz as vagas ofertadas no sistema de transporte coletivo para pessoas com deficiência. Também questionou a falta de atualização da Lei Complementar 213/2001, que estabelece os critérios para quem tem direito à gratuidade do sistema de transporte.
Modelo em construção
O subsecretário de Estado de Mobilidade, Leo Cruz, defendeu o novo programa, mas lembrou que ele ainda não está totalmente em atividade e aperfeiçoado. Para o subsecretário, o sistema antigo, “Mão na Roda”, tinha grandes limitações contratuais, como a impossibilidade de aumento na frota, por exemplo. E, ao levarem o transporte de pessoas com deficiência para integrar o Sistema Transcol, esses problemas podem ser sanados com muito mais facilidade, já que, por exemplo, caso haja necessidade, basta solicitar mais linhas e aumento de frota para garantir lugar aos usuários com deficiência.
Sobre o número de vagas ofertadas, o subsecretário lembrou, também, que as pesquisas mostravam que os micro-ônibus no antigo “Mão na Roda” andavam sempre com menos passageiros do que sua capacidade total. Cruz, no entanto, admitiu demora nos roteiros, o que deve ser aperfeiçoado com a troca dos carros, já que agora o transporte passa a ser feito por vans, mais ágeis na circulação nas cidades. Ele também prometeu uma melhor roteirização das viagens a fim de que os usuários passem menos tempo nos veículos.
Sobre a legislação, o subsecretário informou que a LC 213/2001, que trata da gratuidade no transporte coletivo intermunicipal na Grande Vitória às pessoas com deficiência, está sendo discutida e será revista. Segundo Cruz, haverá, inclusive, mudanças no critério de renda para a obtenção do direito, com a futura legislação aumentando o número de salários mínimos por famílias para garantia do direito.
“É uma lei que se perdeu no tempo em função de questões que precisavam ser modernizadas. Mandamos para o governo a minuta do projeto de lei complementar para a gente implementar algumas ações e melhorias e alcance da legislação para as pessoas com deficiência”, garantiu Cruz, ao lembrar que a futura norma legal também deverá ser tema de discussão entre os interessados.
O subsecretário de Estado de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Suped), João Bosco Dias, avalia que levar o serviço para o Transcol vai garantir mais tranquilidade ao governo do Estado para atender melhor quem precisa desse transporte. Dias também garantiu que a Suped vai seguir buscando interlocução com os usuários para aperfeiçoar o sistema, mas disse ser impossível ouvir cada pessoa individualmente, por isso ressaltou a necessidade dos coletivos no diálogo com o governo.
Representando a Ceturb, Gilmar Pimenta avaliou que a mudança refere-se basicamente ao nome do programa e garantiu que o transporte gratuito e acessível para pessoas com deficiência vai continuar existindo e com aperfeiçoamentos e melhorias.
“O contrato de 15 anos que venceu agora (do sistema “Mão na Roda”) tinha as amarras dele. Acabado o contrato, a gente continua com o serviço com a vantagem: a gente tem condição de melhorar. Logo que começou a falar a modificação, nós disseminamos no grupo uma explicação, um documento em pdf explicando as principais dúvidas. E vamos sentar para ouvir. O projeto não está pronto. Inclusive o projeto que vai regulamentar ainda está no esboço. A ideia é ouvir quem tem que ser ouvido pra concluir esse projeto. A gente tem um prazo de seis meses. Se perceber que precisa de mais de 30 (veículos), vai aumentar. Se precisar de micro-ônibus, vai usar. Mas a van é muito mais ágil no trânsito. Na medida em que for acontecendo, nós vamos vendo as necessidades. O Mão na Roda acabou, mas o serviço continua, é um serviço do Estado, um compromisso do Estado”, analisou Pimenta.
Muitas pessoas presentes fizeram críticas ao novo sistema, mas também esclareceram dúvidas sobre a emissão do cartão para utilizar o serviço, a eventual negativa de viagens, a demora nos roteiros e falta de diálogo com o governo, entre outros aspectos.
O presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Marcos Antônio do Espírito Santo, lembrou da importância do debate, mas também da união de esforços para a solução dos problemas. Também ressaltou que o conselho é aberto e realiza inúmeras reuniões nas quais podem ser ouvidas demandas das pessoas com deficiência.
Ao final da reunião, a presidente do colegiado informou que todas as sugestões feitas durante o encontro serão organizadas e terão encaminhamento. “A nossa comissão vai sistematizar todas as observações, críticas, ponderações, pra gente seguir dialogando com o governo do Estado, com a Suped, para que a gente chegue a uma formulação que, de fato, faça avançar direitos, garantindo mobilidade, acessibilidade no transporte para as pessoas com deficiências. E a gente vai dando as devolutivas para vocês”, concluiu Valadão.
Fonte: POLÍTICA ES
Instituições e combate ao racismo em foco
O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), a Assembleia Legislativa (Ales) e a Secretaria de Estado e...
Aposta de sinuca em bar tem desfecho trágico para idoso
Vítima tentou se defender com barra de ferro após levar golpe de facão Um idoso de 64 anos levou golpe...
Larissa Manoela abre álbum de fotos de viagem romântica com o marido: ‘Tailândia’
Larissa Manoela, de 23 anos, está de viagem com o marido, André Luiz Frambach, de 27, pela Tailândia e publicou...
Palestra aborda papel das instituições contra o racismo
O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), a Assembleia Legislativa (Ales) e a Secretaria de Estado e...
VÍDEO | Adolescente é eletrocutado ao viajar em cima de trem no Rio
A vítima foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Getúlio Vargas. Não há informações sobre o estado de saúde...
Ex-bailarina do Faustão é presa por envolvimento com tráfico
Natacha Horana integrou o grupo de bailarinas do apresentador Faustão entre 2015 e 2022 e foi presa pela Polícia Civil...
Carroceria de caminhão se solta e esmaga cabine com caminhoneiro
Apesar da cabine ficar completamente destruída, o motorista ficou preso às ferragens e foi socorrido com vida. Ele foi levado...
FA 1380 / 09 DE NOVEMBRO DE 2024
As principais notícias de São Mateus, Norte do Espírito Santo e do Brasil, você encontra na sua edição impressa do...
FA 1379 / 02 DE NOVEMBRO DE 2024
As principais notícias de São Mateus, Norte do Espírito Santo e do Brasil, você encontra na sua edição impressa do...
São Mateus
Petrocity | Ferrovia do Norte do ES é o maior projeto autorizado pela ANTT
A malha ferroviária da Petrocity Ferrovias, que está em processo de licenciamento, é o maior projeto em execução sob regência...
BR-101 | Carro pega fogo após colisão em São Mateus
Um carro pegou fogo após se envolver em um acidente com outro veículo de passeio na altura do km 71...
Acidente entre caminhões e moto deixa 3 feridos em São Mateus
Colisão ocorreu por volta das 5h40 desta sexta-feira (15); ficaram feridos o motociclista e duas pessoas que estavam no caminhão,...
Regional
Empresário morre após sofrer ataque a tiros dentro de carro no Noroeste do ES
Vítima havia registrado boletim de ocorrência por ameaça e tinha histórico policial. Um novo crime chocou a cidade de Colatina,...
Alerta de chuvas intensas para 8 Cidades do Norte do Espírito Santo; veja lista
Aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) inclui risco de ventos fortes e alagamentos O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)...
Jovem é morto a tiros e 5 ficam feridos após tumulto em casa de shows no Norte do ES
Um jovem de 20 anos, relatou que foi atacado com um facão, sofrendo ferimentos na mão esquerda e no braço...
Estadual
Alta do café conilon impulsiona novo recorde histórico das exportações do agro capixaba
Nos dez primeiros meses deste ano, as divisas geradas com as exportações do agronegócio no Espírito Santo somaram mais de...
Manual orienta estudantes sobre a Chamada Escolar 2025
A Secretaria da Educação (Sedu) disponibilizou o Manual da Chamada Escolar da Rede Pública Estadual do Espírito Santo, instituído pela...
5º Marien Calixte Jazz Music Festival: confira a programação completa
A 5ª edição do Marien Calixte Jazz Music Festival acontece nos dias 7 e 8 de dezembro, no Parque Cultural...
Nacional
VÍDEO | Filho mata o pai, arranca a cabeça e esconde na mochila; imagens fortes
Um crime horrendo chocou a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (19). Um jovem identificado como...
Jovem joga água fervente em padrastro e é procurado pela polícia
Uma briga familiar terminou em uma agressão, na qual um enteado, de 17 anos, que não aceita o relacionamento do...
Guerra entre famílias ciganas pode estar por trás de morte em padaria
Pedro Gonçalves Guimarães Junior, 40 anos, morava no DF há um mês. A mulher dele já havia perdido parentes em...
Policial
DPCA prende professor investigado por estuprar alunas em Vila Velha e Cariacica
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA),...
Denarc deflagra ‘Operação Desarmonia’ para combater organização criminosa responsável por lavar dinheiro do crime organizado na Grande Vitória
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), deflagrou, no dia 12 de...
DHPP de Colatina conclui inquérito de morte de vendedora no bairro Olívio Zanotelli
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de...
ENTRETENIMENTO
De biquíni dourado, Carolina Dieckmann faz acrobacia em praia: ‘Cheia da habilidade’
A atriz Carolina Dieckmann, de 46 anos, mostrou sua habilidade para fazer acrobacias ao compartilhar um álbum de fotos em...
Mell Muzzillo se declara em aniversário de Marcello com mensagem romântica: ‘Amo’
A atriz Mell Muzzillo, de 19 anos, compartilhou uma mensagem carinhosa em comemoração ao aniversário do parceiro Marcello Melo Jr.,...
Mulher Melão exibe curvas na banheira de biquíni fio-dental
Influenciadora sensualizou na web; confira Renata Frisson, de 37 anos, usou as redes sociais no último sábado (16) para compartilhar cliques...
POLÍTICA
Autismo: entidade cobra medidas de inclusão
Fiscalização, investimento e visibilidade. Presidida pelo deputado estadual Alcântaro Filho (Republicanos), a Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente...
Reajuste para agentes do Iases passa na Ales
Os deputados aprovaram por 21 votos favoráveis e nenhum contrário o Projeto de Lei Complementar (PLC) 34/2024, do Executivo, que...
Comissão debate mudanças no transporte adaptado
Os desafios no acesso e participação no novo sistema de transporte público adaptado foram tema de debate da Comissão de...
Esportes
Torcida baiana acompanha de perto preparação da Seleção para duelo contra Uruguai
A Seleção Brasileira intensificou sua preparação para o confronto contra o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Neste domingo...
Santos é campeão da serie B do Brasileirão
O Santos ergueu a taça do Brasileirão Série B Betnacional, neste domingo (17), com direito à muita festa, na Vila...
Corinthians vence Derby e larga na frente por título Paulista feminino
O Corinthians saiu na frente na busca pelo tetracampeonato Paulista. As Brabas venceram o Palmeiras por 1 a 0 na...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento3 dias ago
Carol Nakamura recebe elogios em novo ensaio fotográfico
-
Nacional5 dias ago
VÍDEO | Vaza ‘transa’ entre influenciadora e médico dentro de hospital; ele foi demitido
-
Variedades6 dias ago
Vaza vídeo do cantor PK Delas fazendo sexo com recepcionista de boate
-
São Mateus6 dias ago
Operação Aggio | O que se sabe sobre casal indiciado por agiotagem e extorsão em São Mateus
-
Nacional6 dias ago
‘X9 não fica viva’ | Mulher é metralhada por traficantes que deixaram recado; vídeo
-
São Mateus6 dias ago
DER abre licitação para obras na área urbana no interior de São Mateus
-
São Mateus6 dias ago
Macrodrenagem do Balneário de Guriri deve começar depois do Carnaval
-
Nacional3 dias ago
VÍDEO | Médico é demitido após influencer pornô vazar vídeo; “é meu trabalho”, diz modelo