Connect with us

Política

Combate à exploração sexual infantil é foco de palestras na Ales

Published

on

Reconhecer situações de risco e denunciar possíveis crimes são ações que podem ser fundamentais para combater a exploração sexual infantil. Para abordar esse tema tão preocupante e delicado, estudantes de várias idades participam de palestras com especialistas na Assembleia Legislativa (Ales).

O primeiro dia da programação aconteceu nesta terça-feira (13), quando cerca de 80 estudantes assistiram a uma palestra de uma conselheira tutelar alertando sobre a prevenção e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A segunda rodada de palestras acontece na próxima sexta-feira, dia 16.

“Recebemos vários jovens para falar desse tema relevante para a sociedade atual. Nós temos que debater esse tema para difundir para todas as pessoas, especificamente para os jovens, para que eles tenham condições de identificar os sinais de violência e abuso”, opinou o deputado Coronel Weliton (PRD).

Segundo o Instituto Liberta, a cada hora três crianças são vítimas de abuso no Brasil. Cerca de 51% têm entre 1 e 5 anos de idade. Todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país e estima-se que somente 7,5% dos casos cheguem a ser denunciados às autoridades. Um dos principais canais para denúncias é o Disque 100.

“A gente ainda precisa educar a juventude de que a culpa não é da vítima. Esse já foi um longo processo da questão de violência contra as mulheres e agora a gente precisa que esse processo recaia sobre a infância e a juventude. A culpa não é da vítima, a responsabilidade é sempre do agressor. A gente precisa estabelecer com a juventude espaços de confiança para que eles se sintam confortáveis para dizer, do jeito deles, o que eles percebem”, disse a conselheira tutelar Carolina Prata, que ministrou a palestra desta terça-feira.

Estudantes que participaram do evento avaliaram como positivo o aprendizado. “É muito importante ter conhecimento sobre esse tema. Muitas pessoas sofrem com esse problema e não sabem como procurar ajuda. Uma palestra como essa faz muita diferença para todos nós”, destacou o estudante Lorenzo Demuner, de 17 anos.

Semana de conscientização

O ano de 2025 marca os 25 anos do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio. A data foi escolhida em memória ao caso Araceli Cabrera Crespo, uma menina de 8 anos que foi sequestrada, violentada e morta aqui no Espírito Santo, em 1973. Um crime que chocou o país, sendo a data então escolhida para marcar a luta contra a violência sexual contra crianças e adolescentes.

A data foi instituída pela Lei federal 9.970/00 e tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância de prevenir e combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Fonte: POLÍTICA ES

Comente Abaixo
Polícia Federal4 minutos ago

PF prende homem condenado por latrocínio no Rio de Janeiro

Macaé/RJ. No fim da tarde desta terça-feira, 13/5, a Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Civil do Rio de Janeiro,...

Polícia Federal4 minutos ago

PF prende foragido por Estelionato no Rio de Janeiro

Macaé/RJ.No fim da tarde desta terça-feira, 13/5, a Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil (PCERJ), prendeu um...

Esportes2 horas ago

Grêmio empata com Godoy Cruz e precisa de combinações para avançar na Sul-Americana

Na penúltima rodada do Grupo D da Copa Sul-Americana, o Grêmio empatou em 1 a 1 com o Godoy Cruz...

Polícia Federal5 horas ago

PF apreende veículo com cigarros contrabandeados no Paraná

Foz do Iguaçu/PR. Nesta terça-feira (13/5), a Polícia Federal apreendeu um veículo carregado com 30 caixas de cigarros contrabandeados do...

Nacional6 horas ago

“Fazer picadinho” | Homem invade escola para matar professor; vídeo

No vídeo, o guarda fala para o homem: “Solta a faca, com ela você não vai resolver nada”. O pai...

Nacional6 horas ago

VÍDEO | Quem era TH, chefão do tráfico morto em operação policial no Rio

Thiago da Silva Folly, conhecido como TH, era chefe do Terceiro Comando Puro (TCP) e um dos traficantes mais procurados...

Nacional6 horas ago

VÍDEO | Garota de programa é amarrada em motel e obrigada a fazer Pix

Uma influenciadora fitness e criadora de conteúdo adulto denunciou nas redes sociais ter sido vítima de uma tentativa de sequestro...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana