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Audiência na Câmara cobra obras da Eco101 e reforça pacote de melhorias para São Mateus

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Fotos: Secretaria de Comunicação - `refeitura de São Mateus

Em audiência pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, prefeitos e parlamentares capixabas cobraram ajustes no novo contrato da BR-101/ES-BA e a antecipação de obras no Trecho Norte, com destaque para São Mateus.

A reunião, realizada nesta terça-feira (30), foi conduzida pelo deputado federal Gilson Daniel (Podemos-ES) e resultou em um documento oficial encaminhado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Paralelamente, Gilson Daniel e o prefeito de São Mateus, Marcus Batista, cumpriram agenda no Ministério da Saúde para solicitar o adiantamento de repasses e a priorização de verbas federais destinadas ao município.

Reivindicações de São Mateus

Entre as principais demandas apresentadas estão:

  • Faixas adicionais no perímetro urbano, para reduzir filas atrás de carretas de eucalipto e diminuir riscos de ultrapassagens;
  • Rotatórias, marginais e interseções seguras, especialmente em função do novo hospital em implantação;
  • Passarela e ciclovia na ponte de acesso à cidade, considerada ponto crítico para pedestres e ciclistas.

Segundo o deputado Fabrício Gandini (Cidadania-ES), presidente da comissão especial da Assembleia Legislativa que acompanha a concessão das BRs, o Norte do Estado foi o mais prejudicado no novo contrato. “Queremos antecipar faixas, marginais, passarelas e interseções próximas a cidades como São Mateus”, reforçou.

O prefeito Marcus Batista defendeu ainda a realização de uma audiência pública no próprio município, com a participação da ANTT e da concessionária Ecovias Capixaba (Eco101), responsável pela rodovia.

Motivos da pressão

A Assembleia Legislativa estima que o novo acordo da BR-101 preveja R$ 10 bilhões em investimentos e cerca de 170 km de duplicações até 2049. No entanto, o Trecho Norte teria ficado com menos intervenções do que o esperado, o que mobilizou prefeitos e parlamentares da região.

A pressão ganhou força após requerimentos apresentados por Gilson Daniel (REQ 93/2025 e 98/2025), aprovados pela comissão da Câmara.

Próximos passos

A audiência foi encerrada com a elaboração de um relatório a ser enviado à ANTT e à Eco101 com as prioridades regionais. O próximo passo, segundo os parlamentares e o prefeito, será promover uma mesa-redonda em São Mateus para consolidar as reivindicações locais.

O contrato em debate

  • Concessionária: Ecovias Capixaba (Eco101), responsável por 478,7 km da BR-101, entre a divisa RJ-ES e o acesso a Mucuri (BA-698).
  • Novo ciclo contratual: repactuação até 2049, com previsão de R$ 10 bilhões em investimentos.
  • Controvérsia: críticas de prefeitos e usuários pela exclusão ou adiamento de obras no Norte do Espírito Santo.

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