Connect with us

Economia

BYD perde 45 bilhões de dólares em valor de mercado e futuro de carros chineses é incerto

Published

on

Imagem ilustrativa | Divulgação

A montadora chinesa BYD, líder em vendas de carros elétricos, estaria ocultando uma dívida muito maior do que a informada oficialmente, de acordo com um relatório da GMT Research, consultoria de Hong Kong. As informações são do Bloomberg.

A dívida líquida real da BYD seria mais próxima de 323 bilhões de yuans (US$ 44,1 bilhões) em 30 de junho, disse a GMT, considerando práticas de financiamento que não aparecem de forma clara nos balanços.

Dívida secreta

Para os analistas, a diferença está no uso intenso de um modelo chamado financiamento da cadeia de suprimentos, que permite à BYD atrasar pagamentos a fornecedores por longos períodos. 

“Independentemente da forma como é estruturado, isso é claramente uma forma de financiamento, ou uma dívida oculta”, afirmou Nigel Stevenson, analista da GMT Research.

“É como uma mágica contábil para apresentar esses passivos como parte do capital de giro”, complementa.

Esse mecanismo levanta dúvidas sobre a real situação financeira da companhia em um momento de guerra de preços na China. A atração de clientes com descontos agressivos, estratégia da própria BYD, derrubou concorrentes menores e favoreceu as grandes montadoras, mas deixou fornecedores cada vez mais dependentes de poucas empresas, sujeitando-os a condições mais duras.

Em 2023, por exemplo, a BYD levou, em média, 275 dias para pagar seus parceiros, segundo levantamento da Bloomberg. Fora da China, o padrão é bem mais curto, entre 45 e 90 dias. A Tesla, concorrente americana, afirma pagar fornecedores em até 90 dias, por exemplo.

Falta de clareza

Outro alerta veio do salto em “outros passivos” no balanço da BYD, que subiram de 41,3 bilhões de yuans em 2021 para 165 bilhões em 2023. Para a GMT, parte desse valor estaria ligada ao Dilink, sistema criado pela empresa em 2021 e que já emitiu 400 bilhões de yuans (56 bilhões de dólares) em notas para fornecedores administrarem seus recebíveis.

O uso das notas do Dilink chegou a ser questionado por bolsas chinesas, que pediram explicações a empresas fornecedoras da BYD sobre ajustes contábeis e provisões. Algumas dessas companhias justificaram que não contabilizam risco de calote porque os títulos da BYD receberam classificação AAA.

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter , FacebookInstagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram

 

 

Comente Abaixo
Entretenimento9 minutos ago

Val Marchiori se emociona ao reencontrar irmão após 15 anos: ‘Um pedaço de si’

Val Marchiori, de 50 anos, promoveu neste sábado (4), um reencontro familiar após quase 15 anos sem ver um dos...

Política39 minutos ago

Concurso da Ales: candidatos poderão disputar vagas em cotas

O concurso público da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) prevê reserva de vagas para candidatos que se enquadram no...

Nacional54 minutos ago

Mega-Sena, concurso 2923: prêmio acumula e vai a R$ 20 milhões

Veja os números sorteados: 39 – 56 – 55 – 32 – 18 – 27. Quina teve 29 apostas ganhadoras;...

Cultura57 minutos ago

The Chosen entra para o Guinness Book como série mais traduzida da história

Série bíblica gratuita alcança mais de 50 idiomas e mira tradução para 600, tornando Jesus acessível globalmente A quinta temporada...

Agricultura2 horas ago

Abate recorde de fêmeas abre caminho para valorização da arroba em 2026

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o abate recorde de fêmeas em 2025 começa a...

Agricultura2 horas ago

Setembro fecha em alta com exportações superando 7 milhões de toneladas

O mercado brasileiro de milho encerrou setembro em alta, refletindo a firmeza da oferta e o desempenho positivo das exportações....

Agricultura2 horas ago

Semana termina em alta com impulso das exportações e tensão EUA x China

Os preços da soja encerraram a semana em alta no Brasil, impulsionados pelo bom ritmo das exportações e pela firme...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana