Connect with us

Direto de Brasília

Cientista brasileiro lança 100 “minicérebros” ao espaço

Published

on

Planeta

Alysson Muotri Minicérebros arrow-options
Reprodução/Twitter

O cientista brasileiro Alysson Muotri enviou 100 minicérebros ao espaço para ver como os órgãos se desenvolvem fora da Terra.

Uma equipe de cientistas da Universidade da Califórnia (UC), nos Estados Unidos, liderada pelo cientista brasileiro Alysson Muotr i, lançou uma caixa com “minicérebros” humanos para a a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) neste domingo (21).

Leia também: Menino encontra fóssil de 8 milhões de anos no Acre

O objetivo da pesquisa é estudar o cérebro humano em ambiente com pouca ou nenhuma gravidade, e tentar responder a algumas questões fundamentais da biologia: um embrião humano pode crescer naturalmente fora da Terra? O cérebro se formou normalmente? Como a falta de peso altera as regras básicas, definidas pela gravidade, do desenvolvimento humano?

Os “ minicérebros ”, também chamados de organoides, são versões reduzidas do órgão mais complexo do nosso organismo.

Esses minicérebros serão estudados na ISS, a 400 km de distância da Terra , onde pesquisadores vão documentar como essas massas de células se organizam para formar os primórdios de um cérebro funcional.[

Leia também: Verme descoberto no Japão é capaz de deixar humanos surdos com sons muito altos

“Nós seremos capazes de observar continuamente a formação do tubo neural, incluindo migração celular, interação entre células, divisão celular e morte celular. Essa será a primeira de uma série de viagens espaciais para nos ajudar a entender os meandros do desenvolvimento celular, tanto em um ambiente sem gravidade quanto na Terra”, diz Muotri.

O cientista brasileiro ainda destaca que esse tipo de experimento nunca foi feito para nenhum tipo de organóides derivado de células-tronco, e que a engenharia de manter essas estruturas em 3D vivas, em um ambiente de microgravidade, é um grande desafio.

Segundo Erik Viirre, professor de neurociências e diretor do Centro para a Imaginação Humana Arthur C. Clarke, da UC, os resultados deste estudo terão enormes implicações para a colonização espacial e a saúde humana.

Estação Espacial Internacional arrow-options
Nasa

Os minicérebros serão enviados ao espaço e ficarão na Estação Espacial Internacional.

Os minicérebros permanecerão por quatro semanas na ISS, e então serão enviados de volta à Terra para análise e comparações com estruturas semelhantes que ficaram na Terra, que são o grupo controle. Serão avaliadas a epigenética, expressão genética e morfologia dos organoides.

Leia também: Elon Musk mostra avanços em aparelho que pode ler a mente

Em viagens futuras, os pesquisadores pretendem incorporar análises mais sofisticadas, como gravações eletrofisiológicas, que medem atividade elétrica e sinais entre as células.

Além de avaliar os efeitos da microgravidade no desenvolvimento cerebral, esse tipo de pesquisa pode ter implicações para a saúde humana aqui na Terra. “Essa e outras viagens nos ajudaram a criar modelos organoides que acelerem o entendimento de uma gama de doenças neurológicas”, diz Muotri. “Em última instância, nossas descobertas podem ajudar a moldar tecnologias futuras e modelos cerebrais para ajudar cientistas e médicos a criar cérebros mais resilientes”, completa o cientista.

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Nacional1 minuto ago

Faca e pênis para fora: homem estuprado foi salvo por motorista de app

João Alexandrino da Silva foi estuprado enquanto saía para trabalhar no último domingo (28/4) em Campinas; vítima diz estar “traumatizada”...

Variedades10 minutos ago

1º de Maio: 69% dos brasileiros querem transar com colegas de trabalho

Uma pesquisa aponta que a maioria dos brasileiros já quis fazer sexo com alguém do trabalho; 13%, inclusive, já transaram...

Variedades15 minutos ago

Sexo apenas para procriar é contra preceitos bíblicos, defende pastor

O pastor Osiel Gomes, autor de um livro sobre sexo, afirma que o prazer é “a intenção de Deus para...

Variedades20 minutos ago

Apagão sexual | Sexólogo avalia por que a geração Z tem transado menos

Estudos apontam que jovens entre 18 e 25 anos estão fazendo menos sexo; sexólogo analisa os fatores por trás deste...

Política21 minutos ago

Projeto exige linguagem simples em órgão público

Instituir no Espírito Santo a Política Estadual de Linguagem Simples nos órgãos e entidades públicas estaduais. Essa é a finalidade...

Estadual31 minutos ago

Bebê de 1 ano passa mal após comer maconha da mãe no ES

A criança foi levada ao Pronto Atendimento da Glória e precisou ficar internada para acompanhamento Uma bebê de um ano...

Agricultura41 minutos ago

Safra de café no ES sofre impacto do calor intenso, mas mercado mantém otimismo

A temporada de colheita de café no Espírito Santo, maior produtor nacional de café conilon, enfrenta desafios decorrentes do calor...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana