conecte-se conosco



Nacional

Yanomamis dizem que 2 crianças morreram afogadas em ataque de garimpeiros

Publicado

em


source
Yanomamis dizem que 2 crianças morreram afogadas em ataque de garimpeiros
Polícia Federal

Yanomamis dizem que 2 crianças morreram afogadas em ataque de garimpeiros

Lideranças Yanomami confirmaram neste sábado que duas crianças yanomami, uma de 1 ano e outra de 5 anos, morreram afogadas durante o ataque de garimpeiros à comunidade Paliniú, no Noroeste de Roraima, na última segunda-feira. Uma das vítimas é filha do cacique Fernando Palimi Thëri.

“Duas crianças faleceram no episódio de segunda-feira, 10. Após todos terem corrido dos tiros, elas ficaram perdidas. No dia 11, os adultos saíram à sua procura. No dia 12, encontraram os 02 corpos caídos na água”, afirma a Hutukara Associação Yanomami.

A informação da morte das crianças foi repassada pelas lideranças indígenas ao Ministério Público Federal (MPF) durante reunião em Boa Vista com o procurador da República Alisson Magural no início desta tarde.

Antes, os indígenas divulgaram uma carta enviada à Superintendência da Polícia Federal de Roraima pedindo a retirada “urgente” dos garimpeiros da comunidade Palimiú cerca de três meses antes do ataque sofrido pela aldeia, na última segunda-feira. Três garimpeiros teriam sido mortos e outras cinco pessoas feridas, entre elas um indígena por um tiro de raspão na cabeça.

Apresentado pelo líder indígena Ricardo Palimi Thëri, em Boa Vista, o documento foi protocolado no dia 18 de fevereiro. Nele, os indígenas afirmam “não aguentar mais” tanta destruição e morte.

“Os garimpeiros permanecem desde 2012 e até hoje já morreram 578 parentes Yanomami contaminados, e nenhuma medida foi tomada até hoje. Estão destruindo nossos rios, poluindo águas, peixes e todos os animais. Estamos enfrentando sérios problemas de saúde. Já não podemos mais tomar banho no rio e ficamos com queda de cabelos tanto de crianças e adultos por conta da forte química jogada no rio”. Já não aguentamos mais. Exigimos a retirada imediata dos invasores de nosso território, diz trecho da carta.

Você viu?

Na terça-feira, um dia após o ataque, agentes da PF trocaram tiros com garimpeiros quando foram fazer uma diligência na comunidade de Palimiú.

O estopim para o ataque dos garimpeiros foi a apreensão de quadriciclos, 990 litros de combustível e materiais usados no garimpo. Nos áudios obtidos pelo GLOBO de supostos garimpeiros falando em grupo de mensagens, há diversas citações de que quem estava seguindo para acertar as contas com os índios eram “homens armados de fuzis e metralhadoras da facção”.

A Hutukara Associação Yanomami já havia enviado um ofício no último dia 30 de abril para os órgãos federais sobre a ocorrência de tiroteios entre indígenas e garimpeiros no Palimiú, na subida do rio em direção à base de Korekorema, no rio Uraricoera. Depois que o Ministério Público Federal (MPF) entrou com um pedido de liminar, a Justiça federal deu prazo de 24h para o governo enviar e manter tropa “permanente” no local.

O vice-presidente da entidade, Dario Kopenawa, afirmou, no entanto, que o clima na região continua tenso mesmo depois das diligências PF e do Exército.

“Chegaram mais 45 barcos essa última noite. Não temos segurança, estamos com medo e assustados. O Exército e a Polícia Federal foram lá, mas fizeram apenas um bate-volta”, disse.

Comente Abaixo
Nacional21 minutos atrás

Céu encoberto e temperaturas baixas nesta sexta em São Paulo

Reprodução Redes Sociais/Avertigus Previsão do tempo em São Paulo Sensação de frio com céu nublado durante o dia marcam a...

Mulher4 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 18 de junho de 2021

Marcelo Dalla A previsão do dia dá dicas de como aproveitar as oportunidades de acordo com o seu signo e...

Nacional6 horas atrás

Polícia encontra pano ensanguentado e acredita que Lázaro Barbosa esteja ferido

Reprodução: iG Minas Gerais Lázaro Barbosa, o serial killer do DF A polícia de Goiás acredita que o serial killer...

Nacional7 horas atrás

“Se você estiver me ouvindo, me faça o favor de se entregar” diz mãe de Lázaro

Reprodução: iG Minas Gerais Lázaro Barbosa de Sousa está foragido há 9 dias Na tarde desta quinta-feira, Eva Maria de...

Mulher7 horas atrás

Aprenda 3 salmos para limpar a alma de sentimentos ruins

Reprodução: Alto Astral Aprenda 3 salmos para limpar a alma de sentimentos ruins Muitas vezes na vida, especialmente quando estamos...

Política7 horas atrás

PGR diz ter desarquivado ação contra Bolsonaro por divulgação de cloroquina

Pedro França/Agência Senado Procurador-geral da República, Augusto Aras  A  Procuradoria-Geral da República (PGR) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ter...

Política7 horas atrás

Lula não confirma ida a protesto contra Bolsonaro para não virar “ato eleitoral’

Reprodução iG Minas Gerais Ex-presidente Lula O ex-presidente Lula (PT) disse nesta quinta-feira (17) em suas redes sociais que não...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!