conecte-se conosco


Agricultura

Workshop internacional capacita profissionais da indústria da pesca para atender ao mercado europeu

Publicado

em

Começou nesta segunda-feira (15), em Itajaí (SC), o Workshop Internacional de Capacitação das Indústrias de Aquicultura e Pesca para o Mercado Europeu. O evento é promovido pela Secretaria de Aquicultura e Pesca, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

A abertura do evento contou com a presença do secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Jr, do representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, e do presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), Jorge Neves. 

As aulas ocorrerão até o dia 19 de julho na sede do sindicato e serão ministradas por especialistas internacionais da FAO que abordarão aspectos sobre sanidade e inocuidade dos produtos pesqueiros destinados ao mercado europeu.

“Pedimos o apoio da FAO para que as nossas empresas e indústrias exportadoras estivessem de acordo e preparadas para o novo momento do Brasil e para que estejam de acordo com as normas internacionais de sanidade de peixe. A FAO está aqui com palestrantes internacionais preparando empresas não só de Santa Catarina, mas de todo o Brasil”, disse Jorge Seif Jr.

O objetivo do workshop é atualizar conhecimentos e práticas do parque industrial brasileiro para que atendam a critérios e normas dos importadores europeus. Isso porque, desde janeiro do ano passado, as indústrias brasileiras de pescado estão impedidas de exportar para a Europa,  principalmente, em função de requisitos de ordem sanitária exigidos dos estabelecimentos industriais na produção e industrialização.

Entre os assuntos que serão abordados estão a implementação de programas de pré-requisitos (PRPs), incluindo rastreabilidade do sistema de análise de perigo e pontos críticos de controle (HACCP) e de projetos adequados das áreas de produção, de infraestrutura de estabelecimento de processamento e de barcos congeladores.

Leia mais:  Última etapa de vacinação contra aftosa ocorrerá em novembro nos estados do AC, RO, MT e AM

O Workshop é oferecido a 60 participantes indicados por entidades representativas da indústria da aquicultura e da pesca, além de órgãos governamentais relacionados à atividade.

Confira a programação completa do curso. 

Mais informações à Imprensa:

Coordenação-geral de Comunicação Social
[email protected]

Fonte: MAPA
Comentários do Facebook
publicidade

Agricultura

Ministra e parlamentares discutem soluções para endividamento dos produtores de café

Publicado

em

Senadores e deputados representantes das bancadas de Minas Gerais e do Espírito Santo estiveram nesta terça-feira (20) com a ministra Tereza Cristina para debater a difícil situação atual dos cafeicultores brasileiros. A principal preocupação apresentada pelos parlamentares foi em relação à prorrogação das dívidas dos produtores, que tiveram perdas neste ano por causa de condições climáticas e do preço do café.

Tereza Cristina disse que irá ajudar nas conversas com instituições financeiras para que haja uma renegociação. “A prorrogação deverá ajudar aqueles cafeicultores que tiveram problema na colheita e precisam prorrogar para ter um fôlego e voltar a produzir e, se Deus quiser, no ano que vem ou no próximo ter café em estoque para poder cumprir com seus compromissos financeiros”, disse a ministra. 

Os parlamentares decidiram apresentar um projeto de lei em regime de urgência no Congresso Nacional para abrir a possibilidade de adoção do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) invertido, que poderá garantir um preço de referência para o café. A líder do governo no Congresso, deputada Joyce Hasselmann (PSL-SP), prometeu levar o assunto à presidência da Câmara dos Deputados.

“Ele [o Pepro] precisa estar pronto para ser acionado na hora necessária. Fazendo esse PL em regime de urgência, fica pronto e de repente pode ser usado ainda neste ano”, disse a ministra, ao fim da reunião.

Mais informações à imprensa:Coordenação-geral de Comunicação Social
[email protected]

Fonte: MAPA
Comentários do Facebook
Leia mais:  Inscrições para o Selo Agro+Integridade estão abertas
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Esportes42 minutos atrás

Galo sai perdendo, perde pênalti, mas consegue virada sobre o La Equidad

arrow-options Reprodução / Conmebol Atlético-MG x La Equidad pela Sul-Americana Definitivamente não tem jogo para o torcedor do Atlético-MG. Quem...

Esportes42 minutos atrás

Palmeiras vence o Grêmio com golaço de Scarpa e mais uma expulsão de Felipe Melo

arrow-options Reprodução / Conmebol Scarpa comemora gol do Palmeiras Na noite desta terça-feira, Grêmio e Palmeiras abriram a disputa das...

Economia2 horas atrás

Os jatinhos da discórdia

arrow-options Divulgação O apresentador Luciano Huck acusado de ter comprado um avião a prazo Apenas a hipocrisia, a má fé,...

Entretenimento4 horas atrás

Amigo de Anitta a filma no chuveiro e ela diz que toma banho com Scooby

Nesta terça-feira (20) Thiago Fortes , amigo de Anitta , filmou a cantora durante o banho. Enquanto filmava, o maquiador...

Economia4 horas atrás

Nova linha de crédito para a casa própria: valor final pode ficar maior

arrow-options Palácio do Planalto/Flickr presidente da CAIXA, Pedro Guimarães anuncia nova linha de crédito para casa própria com reajuste pela...

Nacional4 horas atrás

Maduro e Trump confirmam contatos diretos entre Venezuela e Estados Unidos

arrow-options Reprodução/Twitter e Official White House Photo/Tia Dufour Nicolás Maduro e Donald Trump confirmam contatos diretos entre Venezuela e Estados...

Esportes4 horas atrás

Fluminense age rápido e contrata Oswaldo de Oliveira como novo técnico

arrow-options Site oficial Oswaldo de Oliveira O Fluminense agiu rápido e um dia após demitir Fernando Diniz, fechou com o...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana